Transporte Transporte

Coordenação de Transportes (CTrans) está vinculada a Diretoria de Gestão de Bens e Serviços da Pró-Reitoria de Gestão Administrativa da Universidade Federal de Pernambuco.  

 

Portaria Normativa nº 38, de 20 outubro de 2020, publicada no B.O. UFPE, Recife, 55 (111 Especial) aprova a Estrutura Regimental da Pró-Reitoria de Gestão Administrativa, e estabelece como competências da COORDENAÇÃO DE TRANSPORTES: 

 

I - coordenar os serviços de transportes, programando e controlando a utilização e veículos da Universidade; 
II - controlar as portarias para condução de veículos oficiais da UFPE, solicitadas por servidor não ocupante do cargo de motorista; 
III - verificar a pontuação dos condutores autorizados no site do Departamento Estadual de Trânsito; 
IV - gerir a frota de veículos, abrangendo o controle de viagens, abastecimento, multas e manutenção; 
V - gerir o serviço de transporte circular no campus Recife disponibilizado aos discentes e servidores da Universidade que fazem o deslocamento interno no campus; 
VI - prestar informações e elementos sobre acidentes e danos ocorridos com veículos da Universidade, encaminhando relatório à autoridade competente; 
VII - acompanhar a realização de exames e laudos periciais de acidentes que envolverem veículos, quando solicitado; 
VIII - receber as notificações de trânsito, abrir processo notificando e orientando a unidade/órgão, quanto aos procedimentos a serem adotados para identificação do condutor e pagamento da multa; 
IX - fornecer elementos e dados para os processos de licenciamento, seguro e emplacamento dos veículos da Universidade; 
X - elaborar relatório mensal e anual sobre as atividades desenvolvidas na sua área, compreendendo informações das movimentações dos veículos, materiais de consumo, manutenções e eventuais ocorrências, sobre as peças utilizadas ou em estoque, bem como das ferramentas e máquinas da Oficina. 
XI - desempenhar outras atividades de sua área de competência. 
Art. 39. Compete à Seção de Manutenção Automotiva providenciar a execução de serviço de manutenção preventiva ou corretiva, bem como os serviços de conservação dos veículos. 

 
A frota oficial é composta por 128 veículos, distribuídos nos campi da UFPE 

52 – Veículos passeio 

35 – Caminhonete/Camioneta 

04 – Motocicletas 

07 – Caminhão 

08 – Micro-ônibus 

12 – Ônibus 

06 – Reboques/Semirreboques 

04 – Máquinas agrícolas 

 
Portaria Normativa nº 10 de 19 de abril de 2021 dispõe sobre a utilização da frota oficial da Universidade Federal de Pernambuco e dá outras providências. 

 

O manuais da Coordenação de Transportes estão disponíveis em: Categoria:Transportes - Manuais de Sistemas (ufpe.br) 
 

Para conhecer os fluxos das Atividades da Coordenação de Transportes Clique aqui 
 

Equipe 

Ibson Alves - Coordenação 

 

Antonio Fernando              Gustavo Bastos 

Edivaldo Ferreira               José Augusto 

Edvaldo Ramos                  José Jucimário 

Enilson Cruz                      José Manoel                                

Fernando Tavares              Saulo Alves       

Genilson Barbosa              Sebastião Melo     

            

Contato 

E-mail:  ctrans.progest@ufpe.br 

 

 

Solicitação de Veículos 

 

A solicitação de veículos para atividades é restrito aos servidores da Universidade, devendo ser procedida através do Portal Administrativo do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC). 

Este serviço auxilia na gestão de veículos, abrangendo o controle de viagens, abastecimento, multas e manutenção e tem o objetivo de permitir uma gestão do uso da frota de veículos da instituição, os quais são administrados pela Diretoria pela Diretoria de Gestão de Bens e Serviços da PROGEST (DGBS/PROGEST) em consonância com os princípios constitucionais da legalidade, eficiência e moralidade. 

 

TáxiGov 

 

Serviço de transporte de servidores e colaboradores da Administração Pública Federal destinado ao deslocamento a trabalho através de motoristas de aplicativo. O TáxiGov entrou em operação na UFPE em maio de 2021 e atende a toda região metropolitana do Recife (RMR). O processo foi realizado por meio do pregão eletrônico nº 01/2021 do Ministério da Economia (ME).  Os servidores que necessitam utilizar esse serviço devem realizar a instalação do aplicativo do YetGo passageiros e solicitar o cadastro a Diretoria de Gestão de Bens Serviços.

 

 

Condução de Veículos Oficiais 

 

Os veículos oficiais destinam-se, exclusivamente, ao serviço público, conforme art. 1° da Lei n° 1.081/1950. 

 
De acordo com o art. 1° da Lei n° 9.327/1996, no caso de insuficiência de servidores ocupantes do cargo de Motorista Oficial, os servidores públicos federais, dos órgãos e entidades integrantes da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, no interesse do serviço e no exercício de suas próprias atribuições, podem dirigir veículos oficiais, de transporte individual de passageiros, desde que possuidores da Carteira Nacional de Habilitação e devidamente autorizados pelo dirigente máximo do órgão ou entidade a que pertença. 

 

Considerando que a Lei n° 9.632/1998 determinou a extinção do cargo de Motorista Oficial, o servidor que necessite conduzir veículos oficiais da UFPE deverá solicitar a emissão de autorização pelo dirigente máximo da Universidade, através de portaria de delegação de poder para condução de veículo oficial, necessitando para isso, instrução de processo no SIPAC contendo os seguintes documentos: 

 

 

Circular UFPE 

 

É um serviço de transporte por ônibus, gratuito, disponibilizado aos discentes e servidores da Universidade, que faz o deslocamento interno no Campus Recife, abrangendo em horários específicos deslocamentos pela Rua Polidoro e Avenida Professor Moraes Rego, retornando no Viaduto da Caxangá. 

 

O Circular UFPE* funciona de segunda a sexta, com 02 (dois) ônibus, acessíveis, que atendem dois itineráriosCircular UFPE Casa Feminina e Circular UFPE Polidoro. 

Fique atento aos horários e itinerários. 

Circular UFPE Casa Feminina - Clique aqui 

Circular UFPE Polidoro - Clique aqui 

 

*SERVIÇO TEMPORARIAMENTE INDISPONÍVEL EM VIRTUDE DA PANDEMIA DA COVID19 

 
 

Abastecimento de Gerador 
 

Tem por objetivo cadastrar a reserva de abastecimento de geradores de energia elétrica da Instituição. Cadastrando uma reserva, é possível informar o uso de um veículo utilizado para transportar o veículo com antecedência, evitando conflitos de horários. 

 

Tutorial de abastecimento: https://www.youtube.com/watch?v=9UsrEjiUx0c