Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva
(Psicologia Cognitiva) Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva
- O Programa
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- Interlocuções, Interfaces, Inovação, Formação e Impacto/Inserção Social
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Grupos de Pesquisa Grupos de Pesquisa
Participam dos grupos, laboratórios e núcleos pesquisadores associados de instituições nacionais e estrangeiras, estudantes de graduação, de pós-graduação (mestrado e doutorado), voluntários sem bolsas ou com bolsas de IC, dentre outras modalidades ofertadas por agências de fomento. Estes têm propostas próprias no sentido de desenvolverem atividades distintas e de terem diferentes níveis de inserção dentro e fora do programa, bem como voltam-se para construção de modelos teórico-metodológicos para analisar, compreender e explicar os fenômenos e processos psicológico; exploração de novas tecnologias na investigação e na análise de dados em psicologia e outras áreas do conhecimento, fomentando a transferência de conhecimentos entre a Sociedade e a Universidade. Destaca-se como atividades importantes desses grupos: (i) o acolhimento de estudantes e pesquisadores que vem especificamente obter treinamento nos grupos; (ii) inserção em políticas públicas de impacto nacional (inserção social), especialmente as atividades voltadas à escola básica, mais recentemente voltadas para a saúde; (iii) promoção de eventos científicos sistemáticos com participação de pesquisadores do país e do exterior. Em ordem alfabética listamos os laboratórios, grupos e núcleos em funcionamento no PPG.
Cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq em 2007, vinculado à linha de pesquisa Comunicação Oral e Escrita. De natureza interdisciplinar, o GEPELL tem por objetivos principais desenvolver pesquisas na área de linguagem em diferentes modalidades e semioses, nos níveis básico e superior de ensino, contemplando diferentes situações de comunicação, bem como promover ações relacionadas à formação de professores. Além das líderes, Sandra Patrícia Ataíde Ferreira (PPG-Psicologia Cognitiva/UFPE) e Fabíola Mônica da Silva Gonçalves (UEPB - egressa PPG), o Grupo conta com a participação de mais sete pesquisadoras com áreas de atuação diversas, tais como a docência em instituições do estado de Pernambuco e dos municípios do Recife e de Escada, bem como estudantes de graduação, mestrado, doutorando, bolsistas IC e voluntários. O Grupo está cadastrado na Universidade Federal da Paraíba, em caráter de solidariedade entre as instituições.
Liderado pela Professora Dra. Marina Assis Pinheiro, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq em 2014 e agora renomeado como DEC (Laboratório de estudos da Dialogia, Experiência Estética e Criatividade). As pesquisas do DEC pretendem expandir a compreensão e modelização das diferentes formas da gênese criativa na relação eu-outro-mundo através da análise dialógica. Um dos principais desafios do estudo da criatividade é o de efetivamente elaborar uma compreensão sobre sua dimensão estético-holística, afetivo-cognitiva e, especialmente, intersubjetiva. Além de diversas publicações, o laboratório já realizou dois cursos de extensão sendo o mais recente no Instituto de Psicologia da USP, com adesão de estudantes e profissionais das mais diversas áreas. O DEC também desenvolve pesquisas de enfrentamento à pandemia (inserida no Observatório UFPE), sendo a mais recente voltada para a criatividade no cotidiano íntimo do confinamento. Este estudo foi realizado em parceria com o LECCORPO coordenado pela professora Roberta Mélo (UNIVASF). O laboratório também compõe a rede internacional de pesquisadores que investigam a possibilidade humana na relação indivíduo-cultura https://possibilitystudies.org/.
Visite o Instagram do DEC: https://www.instagram.com/dec.ufpe/
Cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq em 2011. Tem como missão desenvolver pesquisas que contribuam para um maior esclarecimento científico e interdisciplinar da Subjetividade Humana, Self e processos molares da cognição self-relacionados como Autoconsciência e Consciência e uma gama pouco explorada de processos de alta ordem com enfoque das Ciências Cognitivas, em geral, e Psicologia Cognitiva, em particular, num diálogo permanente com outros saberes relacionados ao Mental, como a Filosofia da Mente e Psicanálise, visando estender a compreensão psicológica do amplo espectro dos Estados da Mente e da Realidade para margens mais distantes que as usualmente cobertas pelo mainstream da Teoria Psicológica e Cognitiva. Além dos líderes Alexsandro Nascimento e Antônio Roazzi, o laboratório é constituído por pesquisadores membros, sendo dois pesquisadores-senior (Prof. Bruno Campello de Souza, Programa de Pós-Graduação em Administração – PROPAD / UFPE e a Profa. Sabrina Araújo Feitoza Fernandes Rocha, ESMAPE/ Centro Universitário Estácio do Recife; ambos egressos PPG), conta com a participação de estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado), graduação de Psicologia (IC e voluntários) e pesquisadores membros de outras instituições da região como o Centro Acadêmico do Agreste (CAA, UFPE), Centro Universitário Estácio do Recife, e Cooperativa dos Fisioterapeutas e Serviços em Saúde de Pernambuco (COOPFISIO). Em 2018, os membros do laboratório promoveram o Simpósio Bianual do Laboratório de Estudos de Autoconscência, Consciência, Cognição de Alta Ordem e Self (LACCOS) intitulado “Psicologia, Religião e Sociedade; em 2019 foram realizados os seguintes eventos: 1) Simpósio Bianual do Laboratório de Estudos de Autoconscência, Consciência, Cognição de Alta Ordem e Self (LACCOS) intitulado “Autoconsciência, Saúde e Bem-Estar: Diálogos entre Psicologia Cognitiva e Psicologia Positiva”, ambos com carga horária de 8 horas, coordenado pelo prof. Alexsandro Nascimento. 2) I Encontro LACCOS de Psicologia Hospitalar e da Saúde: “Psicologia, Obesidade e Terapêuticas: Olhares interdisciplinares – O Sujeito e suas vicissitudes na Clínica da Obesidade”, em Recife, 19 de Agosto de 2019, com: Mesas Redondas, Sessão Coordenada de Pôsteres e Rodas de Diálogos. Contou com 40 participantes da comunidade da UFPE e de instituições externas; 3) Setembro Amarelo LACCOS 2019: “Autoconsciência e Suicídio: Olhares sobre Prevenção”, Recife, 27 de Setembro de 2019, com: Mesas Redondas, Rodas de Diálogos, e Palestra Magna. Quantidade de participantes: 75 participantes (comunidade UFPE e instituições externas); 4) Simpósio LACCOS 2019 “Autoconsciência, Saúde e Bem-Estar: Diálogos entre Psicologia Cognitiva e Psicologia Positiva”, Recife, 11 de Dezembro de 2019, com: Palestras, Sessão Coordenada de Pôsteres, Oficina de Prevenção ao Suicídio “Resiliência e Autoconhecimento”, e Palestra Magna. Quantidade de participantes: 30 participantes (comunidade UFPE e instituições externas).
Cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq em 2017, realiza estudos sobre imaginação dentro da linha Cultura e Cognição. Investiga a construção de significados sobre ações a serem desenvolvidas no futuro, com base em experiências do passado. Busca compreender, numa perspectiva semiótico-cultural, o que imaginamos e como se desenvolvem atos imaginativos em relação a problemas diversos: ensinar para crianças com alteração motora-cognitiva severa, interromper um ciclo de violência doméstica. Em 2018 foi iniciada parceria com Ernesto Vilar, Professor da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior – Portugal, e em 2020 com as professoras Regina Célia Barbosa e Anabel Pessoa, do Instituto Maria da Penha. O laboratório realiza intervenções como as relativas aos projetos Educação Gamificada, implementado em escolas portuguesas entre 2018 e 2020 (www.educacaogamificada.org), e, como estratégia para enfrentamento à Covid-19, O Recife que Eu Vi, com perfil no Instagram @orecifequeeuvi e um curta-metragem disponível em https://youtu.be/bOfl2LaH_Jw
anteriormente denominado Laboratório de Comunicação e Linguagem na Primeira Infância (LabCom)
Oficialmente cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq em 2008, funcionando de forma sistemática e ininterrupta na UFPE desde 1989, destacando-se em sua atuação o estudo do processo de desenvolvimento da comunicação mãe-bebê com bebês apresentando desenvolvimento típico e atípico (síndrome Down, déficit auditivo, crianças autistas). Dentre as contribuições teórico-metodológicas destaca-se a construção de um modelo (Modelo EEA) para analisar e compreender o processo de desenvolvimento da comunicação e da emergência do "self" no início da vida, mais recentemente, longo dos anos 2012/2013 e até presentemente, 2017/2018, surgiram e se consolidaram novas linhas de pesquisa sobretudo sobre o tema construção cultural da significação. Particularmente desde 2012, cresceu o interesse pelo estudo do desenvolvimento humano na cultura (evidenciado pela mudança do nome do Laboratório para LabCCom), através de dissertações/teses e trabalhos científicos nessa vertente, incentivando a linha de pesquisa sobre a construção cultural da significação. O aumento do intercâmbio com o Centro em Psicologia Cultural da Universidade de Aalborg (AAU) e com o Departamento de Comunicação e Psicologia da AAU na Dinamarca – com a qual a UFPE estabeleceu um acordo de colaboração – está fazendo do LabCCom um núcleo de pesquisas e possíveis aplicações que se volta sobretudo para o estudo da memória e da imaginação, compreendidos como processo de construção de significados visando a adaptação humana no presente com vistas ao futuro que está por vir. No estudo das relações sujeito-cultura destaca-se o termo cunhado na literatura Avenidas de significado Dirigido (ADM em inglês) com a publicação em 2018 na revista Culture & Psychology, uma das revistas mais importantes na área da Psicologia Cultural. Em 2018 ocorreu a publicação de um livro de título: Cultural Psychology as Basic Science: Dialogues with Jaan Valsiner (Springer ed.), publicado por Maria Lyra e Marina Pinheiro. Participam do laboratório estudantes de graduação, pós-graduação (mestrado e doutorado) e pesquisadores nacionais e internacionais.
Fundado em 2013 e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq em 2014. Está localizado no 9º andar onde funciona o Departamento de Psicologia. O LNeC tem atuado na interface das Neurociências e da Psicologia Cognitiva, desenvolvendo trabalhos voltados para a neurocognição e comportamento investigando correlatos neurais de processos psicológicos e cognitivos básicos em populações saudáveis e clínicas utilizando métodos psicofísicos, comportamentais, neuromodulatório, eletrofisiológicos e neuropsicológicos. O objetivo é investigar disfunções e desenvolver estratégias de avaliação e intervenções neurocognitivas em diferentes populações. Perfil no Instagram: @lnec.ufpe.
Fundado em 1994 e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq em 2004. O NupArg se destaca como grupo de pesquisa pioneiro, no Brasil, no estudo das relações entre argumentação e cognição, com trabalhos voltados especialmente para as relações entra argumentação, aprendizagem e desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo. No funcionamento do NupArg se destacam: [1] As propostas teórico-metodológicas elaboradas no NupArg, que têm servido de referência para pesquisadores da argumentação no Brasil e no exterior, o que tem resultado na manutenção de intercâmbios duradouros com universidades brasileiras (UNESP, UNIFESP, UNICAMP) e latinas (Centro de Estudios de la Argumentación y el Razonamiento/CEAR, Universidad Diego Portales; Universidad Alberto Hurtado; Pontifícia Universidad Católica de Chile-Santiago, todas no Chile; UNIVALLE, Universidad de Antioquia, UPTC (Universidad Pedagógica e Tencnológica da Colombia) na Colômbia, bem como na atração, para o NupArg, de estudantes para estágios de curta duração; cumprimento de programa integral de mestrado/doutorado e estágio pós-doutoral; [2] Planejamento e execução de proposta pedagógica, inédita no país, voltada para o desenvolvimento de competências crítico-argumentativas integrada ao curso de graduação em psicologia da UFPE, proposta essa testada (piloto) em 2011 e 2012 e incorporada como componente obrigatório do currículo do curso a partir de 2013 e até os dias atuais. [3] Manutenção de Banco de Dados com videogravações de argumentação em sala de aula (Ensinos Fundamental, Médio, Superior) e de argumentação infantil em situações naturais, com disponibilização de acesso a pesquisadores que o solicitem. [4] O NuPArg é referência central no funcionamento do GT-ANPPEP Argumentação/ explicação: modos de construção/constituição do conhecimento, liderado pela profa. Selma Leitão conjuntamente com a Profa. Luci Banks-Leite (UNICAMP). [5] Organização de seminários bianuais (apoio FACEPE e UFPE) que têm trazido ao PPG – Psicologia Cognitiva pesquisadores internacionais de expressão no campo das relações entre argumentação e construção do conhecimento, bem como de áreas afins de interlocuções com a linguística, a psicologia e a educação. Destaca-se em 2018, a organização do I Congresso Nacional/IV Seminário Internacional ‘Argumentação na Escola’ aconteceu, em 2018, na UFPE-Recife, sob coordenação geral da Profa. Selma Leitão (coord./NupArg) e em parceria do GPEHCC/Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica, PPG-Educação em Ciências e Matemática, UFPE-Caruaru (Profas. Kátia Calligaris, coord./GPEHCC e Sylvia De Chiaro – egressa PPG, NupArg/GPEHCC). A presença do GPEHCC, na copromoção do congresso marca também a expansão do trabalho do NupArg em direção à meta de inserir a reflexão sobre argumentação/aprendizagem na formação de professores. Fruto da parceria NupArg/GPEHCC, o CAA/UFPE-Caruaru é hoje o primeiro centro de formação de professores (Norte/Nordeste) oferecer disciplina focada no trabalho com a argumentação em sala de aula, estando em andamento (fase piloto) experiência similar no Centro de Educação/UFPE. Os objetivos do evento foram refletir sobre o lugar da argumentação na aprendizagem e no desenvolvimento do pensamento crítico/reflexivo de estudantes (básico, superior) e discutir propostas práticas de trabalho com argumentação na sala de aula. Três conferencistas internacionais (Chile, Portugal) e dois nacionais (UFS, USP) participaram como convidados do evento, cuja programação abrangeu seis conferências (relação argumentação, aprendizagem, desenvolvimento do pensamento reflexivo), quatro minicursos/8h (propostas de práticas de argumentação em sala de aula) e 88 comunicações orais (resultados de pesquisa) e relatos de experiências (já realizadas). https://www.ufpe.br/nuparg
Fundado em 2012 e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq em 2013. Foi criado em razão do grande desenvolvimento da área de avaliação psicológica no país e da inexistência de um grupo de pesquisa nessa área na Região Metropolitana de Recife. Liderado pelo prof. José Maurício Haas Bueno o núcleo conta com a participação de estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado), estudantes de graduação (IC e voluntários), pesquisadores internacionais (Mussa Abacar egresso PPG, Universidade Pedagógica de Moçambique, posteriormente desmembrada e, em 2019, transformada em Universidade Rovuma – UniRovuma, localizada em Nampula, Moçambique) e nacionais [Ricardo Primi (USF), Evandro de Morais Peixoto (UPE, mais recente docente USF), Fabiano Koich Miguel (UEL) e Monalisa Muniz (UFSCar)]. Em 2018 as parcerias propiciaram a organização do 1° Encontro Pernambucano de Avaliação Psicológica (EPAP), juntamente com Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria - LAPPsi (UPE) em parceria com o Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas do Vale do São Francisco (UNIVASF); visita de intercâmbio técnico à Universidade Pedagógica de Moçambique, delegação de Nampula, Moçambique, para ministrar módulo de Psicometria no Curso de Mestrado em Psicologia das Organizações, entre outras atividades; realização de doutorado sanduiche das estudantes Angélica Maria Ferreira de Melo Castro (no Grupo de Investigação sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho, coordenado pelo Prof. Dr. Leandro Almeida, na Universidade do Minho, Braga, Portugal) e Débora Alves de Amorim (no Laboratório de Neuropsicofisiologia, dirigido pela Profª Drª Adriana da Conceição Soares Sampaio, na Universidade do Minho, Braga, Portugal. Ainda, em 2018, o NEAP iniciou, pesquisa e extensão no Colégio Mazzarello (instituição privada do Recife) com vistas a realização de Programa de Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais para o Ensino Fundamental. Desde 2018, tem-se continuidade a parceria com o Laboratório de Avaliação Psicológica e Educadional (LabAPE), da Universidade São Francisco para a construção de instrumentos de avaliação de habilidades socioemocionais. Em 2019 a realização de doutorado sanduiche da estudante Débora Alves de Amorim (no Laboratório de Neuropsicofisiologia, dirigido pela Profª Drª Adriana da Conceição Soares Sampaio, na Universidade do Minho, Braga, Portugal). Continuidade do acordo de Cooperação Técnica com a Fundação Joaquim Nabuco (Recife, PE) para a realização da pesquisa Acompanhamento Longitudinal do Desempenho Escolar de Alunos da Rede Pública Ensino Fundamental do Recife, desenvolvida no âmbito da Coordenação Geral de Estudos Econômicos e Populacionais, na cidade do Recife, na FUNDAJ, no Campus Apipucos. Página Facebook: https://www.facebook.com/NEAP.UFPE/
O núcleo de pesquisa, foi criado em 1998, e coordenado pelos Professores Antonio Roazzi e Bruno Campello de Souza (PPG em Administração – PROPAD/UFPE - egresso PPG), e desde a sua fundação tem por objetivo sistematizar as ações de pesquisa e extensão implementadas pelos docentes e discentes do PPG em Psicologia Cognitiva. O objetivo principal do conjunto de investigações proposto por esse centro é fornecer evidências empíricas para uma teoria recentemente estabelecida em psicologia cognitiva contemporânea: a Teoria da Lógica Mental. Esta teoria encontra-se apresentada em diversos artigos e capítulos de livros, nos quais o Prof. Antonio Roazzi é co-autor. Portanto, o núcleo busca constituir um espaço voltado não só para o planejamento e acompanhamento de ações associadas à formação na graduação e pós-graduação, mas, principalmente, à produção de conhecimento decorrente das questões teóricas e metodológicas suscitadas por um modo de fazer pesquisa estruturado. Este modo de fazer pesquisa, aliado às noções de multiprofissionalidade e transdisciplinaridade que atravessam e constituem os diversos campos da psicologia cognitiva. Participam do núcleo estudantes de graduação, pós-graduação (mestrado e doutorado) e estudantes de IC. Em 2018, o Antonio Roazzi, coord. do NEPEEC, passou a atuar como consultor no Programa de Pesquisa e Inovação para as Cidades. Este programa parte da ideia de oferecer novos repertórios, possibilidades e caminhos, de maneira a encorajar a apropriação tecnológica para o desenvolvimento urbano e cultural em prol da transformação social das cidades contemporâneas. Em 2019, o prof. Antônio Roazzi, coordenador do referido núcleo foi homenageado e um dos convidados especiais, nos 75 anos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, pela trajetória e experiência como autor do periódico e atuação no campo educacional. O núcleo mais recentemente tem desenvolvido estudos sobre as cuidadoras de crianças com microcefalia-Síndrome Congênita do Zika Vírus, com o objetivo de descrever como se constituem as relações entre os padrões externos associados aos Estilos de Apego Adulto, das manifestações das experiências subjetivas e do perfil social, à luz da Psicologia Positiva, nos(as) cuidadores(as) de crianças com microcefalia associadas ao Zika vírus.
O Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (NUPPEM), inserido em uma das linhas de pesquisa do programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da UFPE, é registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Desde sua criação em 2006 mantém intercâmbios com centros de pesquisa no país e no exterior. De caráter interdisciplinar, tem por objetivo principal desenvolver pesquisas de natureza psicológica sobre conceitos e atividades matemáticas com implicações para a Educação Matemática. Tem promovido atividades de extensão e sistematicamente participa e organiza eventos científicos que buscam contribuir com a pesquisa, o ensino e a aprendizagem da matemática. A produção científica do núcleo se caracteriza por apresentações de trabalhos e palestras em congressos no país e no exterior, e em publicações de artigos e livros na área, publicados no país e no exterior. O núcleo participa de programas governamentais voltados para a Educação Matemática e de cursos de formação de professores da rede pública de ensino Para mais informações, acesse nosso site: https://www.ufpe.br/nuppem.