Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD)
Organograma Organograma

Missão
Missão
A SPREAD é uma unidade estratégica de gestão da Universidade Federal de Pernambuco cuja missão é articular todos os processos que envolvem o Ensino a Distância na Universidade, através do assessoramento e apoio dos agentes envolvidos, bem como desenvolver e fomentar uma cultura conducente à paulatina transformação digital nos processos de ensino-aprendizagem na UFPE.

Visão
Visão
No contexto mundial atual, caracterizado pelo desenvolvimento das novas tecnologias, no âmbito da educação em geral e da universidade em particular é preciso compreender, assimilar, desenvolver e aplicar ferramentas e meios de cunho tecnológico que propiciem novas metodologias norteadoras dos processos de ensino-aprendizagem em ambientes não exclusivamente presenciais, através de uma profunda transformação dos imaginários e cognições oriundos de uma educação ministrada nos moldes tradicionais (sala de aula, aula magistral, quadro branco/preto, giz, pincel, caderno, apostila...).

Valores
Valores
- Inovação, Modernidade, Qualidade
Propiciar novas nuances na concepção dos processos de ensino-aprendizagem atendendo às realidades e às cognições dos estudantes. Um ensino de qualidade não pode ficar por fora da realidade circundante. - Inclusão, Diversidade e Acessibilidade
Tomar em conta as especificidades do ensino público ofertando metodologias de qualidade nos processos de ensino-aprendizagem atendendo o amplo leque que reflete a diversidade, não apenas discente, mas também dos docente e técnicos, em especial, nas soluções oferecidas no atendimento de pessoas que apresentam com dificuldade de acessibilidade. - Trabalho em equipe
Interno e externo à SPREAD. Interação com outras unidades e agentes na construção de sentidos e produtos. - Ética
Tratamento e gestão ética dos dados arquivados referentes tanto aos conteúdos quanto às pessoas (discentes e docentes), em especial, na futura proposta do REA da Universidade Federal de Pernambuco. - Excelência
Educação de excelência para todos entendida como um direito inalienável do ser humano, democratizando o acesso às novas tecnologias aplicadas ao Ensino, mas valorizando ao mesmo tempo os aspectos humanos, atendendo a diversidade, no entendimento de que a tecnologia não é um fim em si mesma, mas um meio, inovador, atual e contemporâneo, capaz de contribuir na universalização dos processos de ensino-aprendizagem.

Objetivos
Objetivos
- Estabelecer um amplo consenso institucional mediante a elaboração de uma Resolução Normativa que responda a uma concepção do papel que, no futuro, deve desenvolver o Ensino a Distância no âmbito da UFPE, regulamentando e normatizando suas características e sua implementação.
- Articular e assessorar, quando da sua implementação, as diferentes unidades organizacionais competentes nos aspectos atinentes ao Ensino a Distância.
- Apoiar, assistir e subsidiar os agentes envolvidos nos diversos processos de implementação de digitalização educacional.
- Desenvolver junto à PROGEPE programas de capacitação de recursos humanos (docentes e técnicos) em novas tecnologias aplicadas ao ensino.
- Fomentar junto à STI e PROPESQI projetos e programas que visem a pesquisa em Novas Tecnologias aplicadas ao Ensino (a distância).
- Fomentar a criação de equipe(s) multidisciplinar(es) a nível institucional – dentro ou fora da unidade SPREAD – para o adequado desenvolvimento das Políticas em Educação a Distância da UFPE, inclusive da criação do REA.

Público-Alvo
Público-Alvo
Docentes, técnicos em administração e discentes da UFPE. Eventualmente, outros agentes parceiros da UFPE para a pesquisa no desenvolvimento de Projetos em EaD.

Oportunidades
Oportunidades
- O desenvolvimento no cotidiano das novas tecnologias representa, em termos gerais, uma oportunidade no crescimento paulatino do Ensino a Distância.
- A nível universitário, na última década, houve um crescimento expressivo dos cursos que desenvolveram a modalidade EaD.
- Contudo, nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, existe um grande descompasso com relação à iniciativa privada. Daí a necessidade de abrir um debate, interno à UFPE, e também externo a propósito da adequação de políticas que fomentem a implementação, em tudo ou em parte, das tecnologias aos processos de ensino-aprendizagem.
- Nesse sentido, as diretrizes do MEC para cursos de graduação contemplam a possibilidade de ministrar até 40% da carga horária dos componentes curriculares a distância.
- A universidade, em geral, e a UFPE em particular deve articular, no caso, através de setores como a SPREAD, políticas institucionais de implementação de metodologias que contemplem o EaD.
- As políticas de implementação deverão atingir todos os setores envolvidos e devem ser incorporadas, pela sua ubiquação estratégica, ao PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional.
- Os efeitos da pandemia da COVID-19 na Educação, que obrigaram a desenvolver emergencialmente metodologias de ensino remotas através de ambientes e plataformas virtuais, socializou o uso de tecnologias aplicadas ao ensino, embora de forma precária.

Desafios
Desafios
- Elaborar e desenvolver Normativa Institucional própria da UFPE no relativo ao Ensino a Distância.
- Colaborar e fomentar a capacitação, principalmente dos docentes, em Tecnologias aplicadas ao Ensino.
- Superação de imaginários de rejeição e resistência ao Ensino EaD na UFPE.
- Formação de equipes multidisciplinares significativas e competentes que norteiam os trabalhos de transformação digital no âmbito do PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional.