Procedimentos com a Coordenação Procedimentos com a Coordenação

Colação de Grau

Há uma colação de grau oficial por semestre, que ocorre no Centro de Convenções da UFPE ou, caso este não esteja funcionando, no Teatro Guararapes.

Há uma colação especial por mês na diretoria do CTG. As datas das próximas são:

  • 21/03/2017
  • 18/04/2017
  • 16/05/2017
  • 20/06/2017

[ALUNO] Após ter 100% no SIG@, requerir via Requerimento para marcar data da colação de grau, respeitando as datas acima e com 1 semana de antecedência. Anexar:

  • nada consta da biblioteca, obtido em qualquer biblioteca da UFPE,
  • justificativa e comprovação da necessidade de colação especial, se for o caso.

[COORDENAÇÃO] Integralizar o aluno no SIG@, ou pedir à Divisão Discente para fazê-lo, e gerar os seguintes documentos para a diretoria:

  • certificado de integralização assinado pelo coordenador (2 cópias por aluno),
  • ata de colação de grau.

[ALUNO] Assinar a ata na cerimônia de colação.

[COORDENAÇÃO] Gerar no SIG@ o certificado de conclusão de curso, assinado pelo coordenador e entregar ao aluno uma via juntamente com roteiro para requisição do diploma. Pedir para o aluno assinar outra via para comprovação de entrega.

Dispensa de Disciplina

Toda dispensa de disciplina é feita pelo formulário de dispensa de disciplina. Para serem consideradas equivalentes as disciplinas devem ter um mínimo de 75% de equivalência em carga horária e em conteúdo.

Disciplinas cursadas em outras Instituições de Ensino Superior como matéria isolada.

Só pode ser feito se o aluno pedir previamente para cursar a disciplina.

[ALUNO] Requerer via Requerimento Geral, autorização para cursar disciplina em outra Instituição de Ensino Superior (IES), informando no mesmo qual a disciplina a ser cursada na outra IES e qual a disciplina equivalente no curso da UFPE. Caso não haja equivalência, marcar como eletiva livre. Anexar:

  • ementa oficial da disciplina que se pretende cursar,
  • justificativa para o pedido,
  • comprovação da justificativa, se for o caso.

[COORDENAÇÃO] O coordenador tem autonomia para analisar ele mesmo o pedido, pedir parecer a outro professor do curso ou levar ao colegiado do curso. Caso o pedido seja deferido, gerar autorização da matrícula nas disciplinas pedidas e entregar uma via ao aluno, guardando outra via.

[ALUNO] Após a conclusão da disciplina, entregar à coordenação o requerimento de dispensa de disciplina juntamente com o histórico oficial da outra IES. Aceita-se cópia perante apresentação do original.

[COORDENAÇÃO] Encaminhar à Divisão Discente o requerimento deferido, ajuntando cópia da autorização prévia.

Disciplinas cursadas no intercâmbio

Dependendo do intercâmbio, o coordenador ou faz a análise prévia das disciplinas, seguindo o mesmo roteiro de disciplinas cursadas em outras IES, ou define que a análise de equivalência será posterior. Alguns programas de intercâmbio, como o ERASMUS MUNDUS, por exemplo, exigem a equivalência prévia.

Para análise posterior:

[ALUNO] Após a conclusão do intercâmbio, entregar à coordenação o requerimento de dispensa de disciplina juntamente com:

  • Histórico oficial da outra IES. Aceita-se cópia perante apresentação do original.
  • Ementas oficiais das disciplinas cursadas no intercâmbio. Aceita-se cópia perante apresentação do original.

[COORDENAÇÃO] O coordenador tem autonomia para analisar ele mesmo o pedido, pedir parecer a outro professor do curso ou levar ao colegiado do curso. Marca-se no próprio formulário quais as equivalências consideradas e a carga horária total dispensada. Se deferido, encaminhar à divisão discente.

Observações: Não é possível dispensar a disciplina Estágio Supervisionado em função de estágio realizado no exterior, vide última resolução relacionada a estágio.

Para dispensar o TCC, requere-se entrega do relatório do mesmo no formato ABNT e apresentação a banca de três professores do curso, definida pelo coordenador.

Dispensa de carga horária livre

Monitoria: são computadas 30 horas/período, sendo 60 (sessenta) horas o máximo creditável, valendo para qualquer disciplina de qualquer Curso. A creditação é feita verificando que o aluno entregou o relatório de monitoria, através do SIG@.

Pesquisa: é computada a carga horária máxima de 60 horas. Esta categoria engloba as atividades de Iniciação Científica, Participação em Conferências e afins. É exigido que a atividade seja orientada por um professor do curso de Engenharia Mecânica ou de áreas afins, a ser analisado pelo Colegiado; a apresentação de projeto e relatório com definição de carga horária e o período de realização das atividades de pesquisa (ou comprovante de bolsa); uma declaração do orientador da atividade atestando a participação de, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) das atividades. Quando não houver especificação clara ou controle da carga horária, é adotado um padrão de 5 horas por mês de atividade de pesquisa.

Participação em Projeto Especial: é computada a carga horária máxima de 60 horas. É necessário a apresentação de uma comprovação de participação emitida por um dos coordenadores do projeto, contendo carga horária e período.

Outra disciplina: segundo procedimento acima.

Aviso: o Projeto Pedagógico do Curso limita a carga horária livre para 60 horas. Horas além destas vão aparecer no histórico do aluno mas não contabilizam para a conclusão do curso.

Segunda Chamada

Do Manual Acadêmico:

A concessão de segunda chamada dependerá da justificativa apresentada, com documentação comprobatória para a falta do estudante na data prevista, mediante requerimento entregue ao Coordenador do Curso ou da Área dentro do prazo de 05 dias úteis decorridos da realização da prova pela sua turma.

Requerer à coordenação, via Requerimento, dentro do prazo de 5 dias a partir da realização da avaliação, descrevendo justificativa no verso e anexando documentação comprobatória, se houver.

Revisão de Prova

[ALUNO] Requerer à coordenação, via Requerimento, dentro do prazo de 2 dias a partir da divulgação das notas.

[COORDENAÇÃO] Em caso de deferimento do pedido, encaminhar ao professor responsável pela turma.

[PROFESSOR] Marcar revisão dentro de 5 dias úteis do deferimento, com antecedência de 2 dias úteis.

[ALUNO] Caso ainda não esteja satisfeito da revisão, requerer segunda revisão (vulgarmente conhecida por banca) em prazo de 2 dias úteis à divulgação do resultado da primeira revisão.

[COORDENAÇÃO] Definir comissão composta pelo professor responsável pela avaliação e mais dois professores com conhecimento da disciplina, vide Resolução 04/94-CCEPE.

Estágio

Vide Coordenação Geral de Estágios

Resolver com o professor alocado para a disciplina Estágio Curricular

Comprovante de Matrícula e Declarações Diversas

Solicitar à coordenação.

Disciplina cursada como ouvinte

Não existe a figura de aluno ouvinte na UFPE. A coordenação não reconhece nenhuma prerrogativa ou direito de alunos que participem de aulas e/ou avaliações de alguma disciplina sem estarem oficialmente matriculados nas mesmas.