Fabricação de produtos para combate direto ao COVID-19 Fabricação de produtos para combate direto ao COVID-19

COMBATE À COVID-19: Criação de Ferramentas de Prevenção a Infecções: Produção De Solução Alcoólica, Álcool Glicerinado e Álcool Gel para a Distribuição em Hospitais e Áreas Afins do Município de Caruaru-PE e Produção de Conteúdos Didáticos de Prevenção

O que é: Produção de soluções antissépticas alcoólicas visando auxiliar o abastecimento desses produtos essenciais em hospitais e áreas afins; criação de material educativo para auxiliar a divulgação científica com o intuito de fortalecer o nível de prevenção.

Objetivo: Contribuir diretamente com a sociedade no aspecto de prevenção da doença COVID-19 através da produção de solução alcoólica e de informação para a população através de material didático.

Atividades: Produção de soluções alcoólicas antissépticas para a distribuição em hospitais e áreas afins no município de Caruaru e cidades vizinhas como instrumento de prevenção à COVID-19; criação de website com contas nas principais redes sociais para a divulgação científica, prevenção da doença, uso correto das soluções antissépticas, combate às “fake news” e esclarecimento de dúvidas.

Equipe: Profª Roberta Pereira Dias (Coordenadora do projeto), docentes e alunos de cursos diversos da UFPE.

 

 

Manipulação e assistência farmacêutica: contribuição da FECDA/UFPE no auxílio ao enfrentamento da COVID-19

O que é: Desenvolvimento de um modelo de Assistência Farmacêutica na Farmácia Escola Carlos Drummond de Andrade (FECDA) para atendimento a usuários de medicamentos e produtos sanitizantes, oriundos tanto do âmbito público quanto privado. A Assistência Farmacêutica (AF) é um modelo de prática farmacêutica que prevê uma participação ativa do profissional farmacêutico na atenção à saúde. A implantação da AF busca auxiliar nas ações de orientação farmacológica e garantir o uso racional de produtos farmacêuticos direcionados ao combate da COVID19, buscando desta forma melhorar a qualidade de vida desses usuários, via de regra, carentes do acompanhamento farmacêutico. Ao mesmo tempo, o projeto propõe, também, treinar profissionais farmacêuticos, bolsistas e estagiários curriculares e extracurriculares, envolvidos na manipulação e dispensação de produtos farmacêuticos e sanitizantes. 

Objetivo: Atuar na formação teórico-prática de recursos humanos direcionados à assistência farmacêutica, remota e/ou presencial, de usuários e pacientes que busquem os serviços da FECDA, como auxílio ao combate à COVID19; produzir, com qualidade e segurança farmacêutica, álcool 70 INPI, em solução e em gel, sanitizantes e antissépticos para auxiliar a comunidade menos favorecida, usuária da farmácia escola, bem como suprir na medida de sua capacidade produtiva, demandas do hospital das clínicas da UFPE e outros serviços de saúde do interior do estado de Pernambuco; preparar materiais didáticos, como vídeos, folhetos, livreto e lives, direcionados à comunidade, principalmente as mais carentes, considerando o uso racional de medicamentos, entre eles da cloroquina, hidroxicloroquina e Vitamina D; realizar atividades de assistência farmacêutica remotas e/ou presenciais, relacionadas diretamente ao combate à COVID19, para usuários que busquem os serviços da FECDA. 

Atividades: Formação teórico-prática (capacitação) direcionada aos bolsistas, estagiários da FECDA e profissionais técnicos envolvidos na manipulação de medicamentos e realização de assistência farmacêutica por via remota e/ou presencial; preparação de material didático a ser distribuído para público da própria FECDA, funcionários e estudantes da UFPE, creches, lar de idosos, escolas e público em geral; produzir álcool 70 INPI para auxiliar a comunidade menos favorecida e suprir na medida de sua capacidade produtiva demandas do Hospital das Clínicas da UFPE e outros serviços de saúde do interior do estado de Pernambuco; preparação de um Guia de Atuação Farmacêutica durante a pandemia do COVID-19, especialmente na região Nordeste; realização de atividades de assistência farmacêutica, relacionadas diretamente ao combate à COVID19, de forma remota (telefone ou computador) e/ou presencial (na FECDA), para usuários que busquem os serviços da FECDA. 

Equipe: Profº Davi Pereira de Santana (Coordenador do projeto), discentes e alunos do Departamento de Ciências Farmacêuticas da UFPE. 

 

 

Produção de Antissépticos Para Proteção no Combate ao Novo Coronavírus

O que é:  A pandemia da COVID-19, amplamente discutida, cotidianamente, nos últimos meses, iniciada na China no final de 2019, com alcance global já em fevereiro de 2020, ocasionada pela disseminação do coronavírus, encontra-se como o assunto mais abordado pela comunidade científica com impactos jamais percebidos na economia mundial e escancara a importância da ciência para o mundo. O grande problema discutido internacionalmente é a ausência de vacinas e medicamentos para combate ao coronavírus e as formas de controle de avanço da pandemia, restando apenas como estratégia eficiente o isolamento social, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A proposta visa implementar ações de enfrentamento à COVID-19 na região agreste do Estado de Pernambuco, atingindo cidades como Caruaru, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, São Caetano e Belo Jardim, entre outras. As Ações tem o intuito de ajudar a preservar a vida humana, sobretudo, dos mais carentes e dos profissionais de saúde que se encontram na linha de frente do combate à COVID 19. Dentre as ações propostas, destaca-se a produção de solução hidroalcoólica 70 e álcool 70 em gel, em parceria com o poder público e a iniciativa privada. A metodologia utilizada para produção será a preconizada pela OMS e Agência Nacional de Vigilância Sanitária-ANVISA. Os resultados a serem alcançados consistem no atendimento, de forma direta, de mil pessoas aproximadamente, com a disponibilização de frascos de solução hidroalcoólica de álcool 70 e álcool 70 em gel, no sentido de minimizar os riscos de contaminação ao novo corona vírus.

Objetivo: Atender as demandas das unidades de saúde para produção de antissépticos alcoólicos; avaliar o uso de insumos de baixo custo e alta disponibilidade para produção de álcool 70% em gel; produzir álcool 70% em gel para distribuição aos profissionais de saúde e comunidades carentes do agreste; Produzir solução hidroalcoólica a 70% para distribuição aos profissionais de saúde e comunidades carentes do agreste.

Atividades: A produção de solução hidroalcoólica a 70% e álcool em gel a 70% seguirá as orientações da nota técnica 01/2020 da ANVISA, como também o Guia de Produção Local:Formulações de Gel Antisséptico da OMS. Serão selecionados os insumos de maior disponibilidade e baixo custo e toda a matéria prima e insumos passarão por controle de qualidade prévio. A produção será alicerçada no manual técnico elaborado pela equipe do laboratório, que por sua vez garantirá as melhores práticas laboratoriais. As atividades que farão parte do sistema de produção serão: Realização de Oficina Remota de Planejamento; Elaboração do Manual de Produção; Seleção e aquisição de insumos; Preparação e gestão de insumos; Preparação e gestão de uso dos equipamentos e vidrarias; Orientação das atividades dos discentes voluntários e bolsistas; Controle de qualidade total do processo; Coordenação das ações de gestão do projeto; Gestão da Produção; Pesquisa e Desenvolvimento; Supervisão das atividades técnico-científicas; Expedição e distribuição; Divulgação dos resultados.

Equipe: Docentes e discentes de cursos de exatas e lic em quimica, externos da ufpe (como CAA), coordenador Gilson Lima da Silva (Profº Dr. Gilson Lima da Silva - Vice-Diretor do CAA/UFPE). Unidade geral:CAA / Unidade de origem: Dir-CAA - Diretoria do Centro.

 

 

Enfrentamento à COVID19: produzir Saúde e defender a vida

O que é: Contribuição ao enfrentamento à COVID19 no âmbito da APS com envolvimento direto do coletivo de residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família do CCS-UFPE, propondo-se a potencializar ações de educação, promoção à prestação do cuidado integral à Saúde à prestação do cuidado integral à Saúde nos territórios de abrangência das USF’s em que se encontram inseridos/as.

Objetivo: Potencializar ações promocionais, preventivas e assistenciais com reforço ao acompanhamento longitudinal familiar e comunitário e ao apoio psicossocial da população coberta pela Estratégia de Saúde da Família das Unidades referenciadas.

Atividades: Levantamento de informações sobre o tema da COVID19; formação de banco de dados; mapeamento de coletivos organizativos comunitários, da rede de atenção e de benefícios governamentais ofertados à população; levantamento dos equipamentos sociais existentes; análise do material pesquisado, realização de fóruns on-line de reflexão e diálogos com os sujeitos envolvidos – estudantes de graduação, residentes, preceptores/as e tutores/as; proposição de ações específicas de prevenção, enfrentamento e cuidado assistencial e psicossocial à população e a profissionais das equipes de saúde.

Equipe:  Delaine Cavalcanti Santana de Melo (docente e coordenadora do projeto),outros docentes da UFPE e alunos de Serviço Social e diversos cursos da área de saúde da UFPE. 

 

 

Produção, envase e distribuição de insumos para o enfrentamento à pandemia do Novo Coronavírus

O que é: Projeto que pretende captar álcool da indústria sucroalcooleira, diluí-lo para álcool 70, envasá-lo e distribuí-lo para as unidades de saúde da rede pública do interior de Pernambuco.

Objetivo: Articular a indústria sucroalcooleira do estado de PE e o poder público por meio de ações da UFPE para prover os setores públicos de álcool 70% para as unidades de saúde. A UFPE deverá receber o álcool de doação das usinas, diluir, envasar e distribuir para órgãos públicos de saúde.

Atividades:  A produção do Álcool 70% INPM será realizada no Laboratório Farmácia Viva, no Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco, entre duas a três vezes por semana a partir da diluição do Álcool 96 e, posteriormente, seguir com o envase em vasilhames de 1, 3 e 5 Litros, a rotulagem e a distribuição para as unidades de saúde da rede pública.

Equipe: José Eduardo Garcia (coordenador do projeto), docentes e técnicos-administrativos da UFPE-CAV e discentes dos cursos de Enfermagem e Educação Física.