Programa de Pós-Graduação em Gestão e Economia da Saúde (PPGGES)
Sobre o Programa
A concepção do Curso de Mestrado Profissional em Gestão e Economia da Saúde na UFPE surgiu a partir da criação do Grupo Integrado de Estudos e Pesquisa em Economia da Saúde - GIEPES, reconhecido pela instituição e cadastrado no Grupo de Pesquisa do Brasil, no CNPq. Sob a liderança da Professora Tatiane Menezes e da Professora Maira Galdino , o objetivo do GIEPES é contribuir para promoção do acesso, qualidade, integralidade e cuidado em saúde numa perspectiva equânime e universal. Para tanto, o GIEPES reúne pesquisadores com diferentes formações acadêmicas e profissionais para estudar e propor soluções a questões que hoje desafiam não apenas o governo, mas também gestores públicos e privados, bem como a sociedade em geral.

Destaques
Destaques
Processo Seletivo Mestrado e Doutorado Profissional - Ano Letivo 2025
PPGGES lança edital para Mestrado e Doutorado Profissional em Gestão e Economia da Saúde
O Programa de Pós-Graduação em Gestão e Economia da Saúde (PPGGES) divulga seu Edital para o Processo Seletivo de Admissão ao Corpo Discente, ingresso 2025.2 - modalidade Mestrado e Doutorado Profissional. A seleção contará com 22 vagas para Mestrado e 11 vagas para Doutorado. O edital foi publicada no B.O. Oficial da UFPE nº 67 de 16 de abril de 2025.
As inscrições serão realizadas no portal público de processos seletivos do SIGAA , entre os dias 24 de abril e 06 de junho de 2025, entre 00h e 22h (horário de Brasília)
Observações :
- O Curriculum Vitae (no modelo adotado pelo Programa – Anexo I), deve ser acompanhado de um único arquivo contendo todos os documentos comprobatórios, devidamente identificados pela numeração atribuída na tabela e organizados na sequência em que são indicados no currículo. Deve ser usada numeração única e exclusiva para cada documento, mesmo que tenha várias páginas. Nesse último caso, o documento deve ser inserido na íntegra mas somente a primeira página deve estar identificada com a sequência da numeração. Formato PDF ).
- Segue Link para inscrição para realização do teste de inglês realizado pela Cultura Inglesa (para os que não possuam outro certificado dentro do prazo de validade). https://forms.gle/dxxcpEPY67NNqbtaA ou
https://docs.google.com/forms/
- Também serão aceitos os certificados emitidos pelo Núcleo de Línguas e Cultura da UFPE , que disponibilizou edital específico para atender ao Programa.
Edital ProfNLC – Leitura 004/2025
- Serão aceitos apenas certificados dentro do prazo de validade constante no mesmo, ou na ausência desta informação, limitados a 2 anos de sua emissão , e com nível mínimo B1.
- A solicitação de taxa de isenção deve estar comprovada de acordo com as situações do item 2.1.1 e o documento deve estar anexado no local específico quando da inscrição no SIGAA.

Disciplinas e Ementas

Seleção

Notas Técnicas
Notas Técnicas
01-2020 ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DOS CENTROS DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
02-2020 ANÁLISE DE EFICIÊNCIA DE MATERNIDADES PÚBLICAS DE ALTO RISCO EM PERNAMBUCO
07-2020 AIDS E DOENÇAS OPORTUNIDADES: EVIDÊNCIAS PARA PERNAMBUCO (2008 A 2018)
13-2020 EVOLUÇÃO DA HANSENÍASE NA POPULAÇÃO IDOSA ANTES E APÓS AO SANAR
01-2022 CÂNCER DE PULMÃO NO ESTADO DE PERNAMBUCO NO PERÍODO DE 2006-2016: COMO ESTAMOS?
05-2024 ANÁLISE COMPARATIVA DOS CUSTOS DO MÉTODO CANGURU EM UNIDADES NEONATAIS
06-2024 PREGÃO ELETRÔNICO NO HC-PE SOB A ÓTICA DO CUSTEIO VARIÁVEL

Avaliação do Programa
- Coordenadora do Programa:
Tatiane Almeida de Menezes
tatiane.menezes@ufpe.br
- Vice-cordenadora :
Maíra Galdino da Rocha Pitta
maira.pitta@ufpe.br
- Gestão e Economia da Saúde
A Área de Concentração Gestão e Economia da Saúde enfoca a aplicação de princípios e técnicas da economia no campo dos cuidados à saúde, preocupando-se com a avaliação do sistema de saúde e das políticas de saúde sob uma perspectiva econômica, o que inclui a) oferta e demanda pelos cuidados em saúde; b) tecnologias e intervenções médicas; c) planejamento dos recursos; d) organização no sistema de saúde. Neste sentido a Área considera os determinantes sociais de saúde e sua avaliação, bem como a análise do desempenho dos sistemas de saúde em termos de equidade e alocação ótima dos recursos.
- Financiamento: fontes de recursos, organização macro e microeconômica e regulação.
- Avaliação: avaliação de tecnologias em saúde (produtos, processos, práticas e serviços), avaliação de políticas públicas e custos e valia.
- Território: gestão, inovação em saúde, desenvolvimento e saúde.
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Departamento de EconomiaAv. dos Economistas S/N - Cidade Universitária, 50670-901, Recife-PE
ppgges@ufpe.br