Inserção social Inserção social

O quesito Inserção Social é relativamente recente na prática de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil. A inserção social deve qualificar a relevância econômica, ético-política, social e cultural da pós-graduação em formar recursos humanos e produzir conhecimentos para responder aos problemas do país. Isso requer que o processo de planejamento e autoavaliação das instituições de ensino de pós-graduação estejam bem articulados às necessidades da sociedade, isto é, articulados à realidade local, regional e nacional.

A interface entre o PPGERO e os parceiros institucionais e externos visa o fortalecimento dos eixos da Universidade: ensino, pesquisa, inovação, extensão e cultura, com promoção de ações que valorizam a qualidade de vida, inclusão social e digital da pessoa idosa.

Considerando o contexto da extensão e macroextensão é relevante também alinhar às ações com as diretrizes da extensão universitária definidas pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX, 2010) que são: Interação dialógica, Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade, Indissociabilidade ensino – pesquisa – extensão, Impacto na formação do estudante e Impacto na transformação social.

Diante deste cenário o PPGERO apresenta sua rede de parceiros que contribuem na geração e monitoramento de ações com impacto social no campo da Gerontologia.

Parcerias Institucionais

O PPGERO/UFPE tem como campo de prática para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa, preferencialmente modelados como pesquisa-ação, o programa de extensão universitária - PROIDOSO, UnATI, NAI/UFPE, onde o conhecimento produzido a partir das pesquisas demandadas, geram impacto positivo no segmento assistido pelo Programa - a clientela idosa, familiares e cuidadores.

A UnATI foi criada em 1996 em consonância com as recomendações da Política Nacional do Idoso, e regulamentada de acordo com Portaria normativa nº 01 de 17 de janeiro de 2002 (BO. UFPE). Trata-se de uma microuniversidade temática que aborda as questões do envelhecimento através de atividades de ensino, pesquisa, inovação, extensão e cultura. Tem como objetivo principal promover a integração universidade-idoso-comunidade, envolve vários segmentos da comunidade universitária e da comunidade em geral, constituindo- se um espaço de prática para o estudo do envelhecimento, nas diversas áreas do conhecimento, que mobiliza docentes, técnicos, voluntários externos à Instituição e alunos de pós-graduação e graduação para a realização de cursos e outras atividades dirigidas ao segmento idoso.

A UnATI representa um espaço de convivência em grupo, com estímulo à participação ativa da pessoa idosa, valorização de suas potencialidades e talentos, através da promoção e incentivo de ações para melhoria da qualidade de vida, mediante realização de cursos que facilitem a aquisição de novos conhecimentos e integração na sociedade contemporânea.

Criado em dezembro de 1999, o Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI) é uma unidade ambulatorial de atenção à saúde do idoso. Atua com uma equipe multidisciplinar e está regulamentado por Portaria Normativa nº 04 de 31 de março de 2004, (BO.UFPE). O NAI, enquanto subprograma do PROIDOSO, oferece atendimentos individuais à população idosa (60 anos e mais), atualmente nas áreas de  Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Enfermagem. Também são realizados atendimentos em grupos, por meio  de oficinas temáticas, com vistas a promoção/recuperação da saúde e melhoria das condições de saúde  integral dos idosos, com a orientação a familiares e cuidadores. 
Nesse sentido,  o NAI  é um espaço de prática  que contribui para a formação discente e capacitação de recursos humanos, especialmente no o atendimento à saúde do idoso. 

Contato:

Instagram: @proidosoufpe

Sites oficiais: https://www.ufpe.br/proexc/unatihttps://www.ufpe.br/proexc/nai

Telefone: 2126-3160

 

Parcerias Externas

Prefeitura do Recife

O PPGERO UFPE desenvolve ações de ensino, pesquisa, inovação, extensão e cultura em parceria com a prefeitura de Recife-PE. Através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas que agrega a Secretaria Executiva de Direitos Humanos que por sua vez agrega a Gerência da Pessoa Idosa e a Divisão da Pessoa Idosa.

Esta parceria foi iniciada em 2022 e possibilita a realização de pesquisas e ações que são realizadas nos contextos de organização dos distritos sanitários. Essas atividades são realizadas com grupos de pessoas idosas ligadas às unidades de saúde da família, à assistência social (CRAS e COMPAZ) ou a grupos de pessoas idosas organizadas de forma independente.

Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa

O PPGERO UFPE desenvolve ações de ensino, pesquisa, inovação, extensão e cultura em parceria com a o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa. O Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa é uma unidade de saúde municipal, vinculada à Prefeitura da Cidade do Recife, voltada para acolher, prioritariamente, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com mais de 60 anos. Um público que soma mais de 193 mil pessoas, espalhados por 08 distritos sanitários e 94 bairros.

Sob a gestão da Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH), a unidade foi inaugurada no dia 1º de outubro de 2021, data em que é celebrado o Dia Mundial da Pessoa Idosa. Possui a missão de ser, não só uma unidade referência no atendimento ao paciente idoso, mas se tornar um multiplicador de conhecimento para toda a rede municipal de saúde.

Esta parceria foi iniciada em 2023 e representa mais um importante campo de realização de pesquisa e ações nos mais diversos contextos dentro da organização do Hospital.