Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana (PPGSCH)
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Sobre
O Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana (PPGSCH) tem como principal objetivo oferecer uma formação de qualidade, promovendo a realização de pesquisas científicas que contribuam para a construção e consolidação do conhecimento no campo da comunicação humana sob o enfoque da Fonoaudiologia. Tem o compromisso de estimular o desenvolvimento dessa ciência e profissão na região Nordeste, considerando a interdisciplinaridade do seu objeto de estudo, fomentando pesquisas voltadas à comunicação humana, nos seus aspectos de desenvolvimento, funcionais, determinantes sociais e intervenções, nas diferentes áreas da Fonoaudiologia, incentivando a apresentação de soluções para os problemas que afetam a sociedade.
O Curso tem uma área de Concentração: Fonoaudiologia; e fundamenta-se em duas linhas de pesquisa: “Audição e Linguagem: desenvolvimento, diagnóstico e intervenção fonoaudiológica” e “Motricidade Orofacial, Voz e funções correlatas: desenvolvimento, diagnóstico e intervenção fonoaudiológica”.
Ambas as linhas têm por objetivo o estudo da comunicação humana a partir da compreensão dos processos envolvidos no desenvolvimento, avaliação, diagnóstico e intervenção, abordando os diferentes ciclos de vida, a partir de estudos da normalidade, clínico-terapêuticos nas alterações e aprimoramento fonoaudiológicos, a partir de intervenções em nível individual e coletivo.
De modo específico, o curso pretende: desenvolver competências didático-pedagógicas, que visam a instrumentar o discente, de modo a torná-lo capaz de atuar no ensino universitário; promover uma formação voltada à habilitação para a pesquisa científica, de modo a garantir bases conceituais, teóricas e metodológicas, bem como a análise crítica em relação ao processo de construção do conhecimento científico; fomentar a participação dos discentes em diferentes contextos de divulgação científica do conhecimento construído em sua área de domínio.
A existência de um Mestrado em Saúde da Comunicação Humana na UFPE é um marco tanto em oportunidades à formação acadêmica, com inserção profissional na área de pesquisa, como no que se refere ao incremento do conhecimento científico, com a oportunidade de desenvolvimento e inovação de métodos científicos, a partir da realidade em que está inserido e da interdisciplinaridade proposta.

Disciplinas
Disciplinas
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS – Créditos 12 DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA CÓDIGO: SCH 900 CARGA HORARIA: 45 CREDITO: 03 DOCENTE RESPONSÁVEL: Jonia Alves Lucena EMENTA: Bases epistemológicas e filosóficas da ciência. Princípios e características da ciência. O conhecimento científico. Investigação científica: diferentes etapas, linguagem científica, aspectos éticos, métodos e técnicas. Estrutura do projeto de pesquisa. DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR CÓDIGO: SCH 901 CARGA HORARIA: 45 CREDITO: 03 DOCENTE RESPONSÁVEL: Adriana de Oliveira Camargo Gomes EMENTA: Estudo dos saberes, da identidade e da práxis docente dentro do contexto universitário. Análise da didática e do uso da tecnologia nas realidades educativas: recursos materiais e ambientes de ensino-aprendizagem. Desenvolvimento das habilidades em docência. Estrutura e funcionamento do ensino superior. DISCIPLINA: BIOESTATÍSTICA CÓDIGO: SCH 902 CARGA HORARIA: 45 CREDITO: 03 DOCENTE RESPONSÁVEL: Kelli Nogueira Feraz Pereira Althoff EMENTA: Natureza dos métodos estatísticos. Estatística descritiva e inferencial. A estatística como instrumento necessário do método científico na área da saúde. DISCIPLINA: SAÚDE DA COMUNICAÇÃO HUMANA CÓDIGO: SCH 903 CARGA HORARIA: 45 CREDITO: 03 DOCENTE RESPONSÁVEL: Denise Costa Menezes EMENTA: Concepções teórico-metodológicas sobre o desenvolvimento da comunicação humana nos diferentes ciclos da vida. DISCIPLINAS ELETIVAS – Créditos 14 DISCIPLINA: SEMINÁRIOS DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO HUMANA I CÓDIGO: SCH 904 CARGA HORARIA: 45 CREDITO: 03 DOCENTE RESPONSÁVEL: Mariana de Carvalho Leal Gouveia EMENTA: Discussão teórico-metodológica para o desenvolvimento das dissertações, com ênfase na Fundamentação Teórica, revisões de literatura e instrumentos de avaliação da qualidade da produção científica. DISCIPLINA: SEMINÁRIOS DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO HUMANA II CÓDIGO: SCH 905 CARGA HORARIA: 45 CREDITO: 03 DOCENTE RESPONSÁVEL: Silvana Maria Sobral Griz EMENTA: Discussão teórico-metodológica e técnica para o desenvolvimento das dissertações, com ênfase nos problemas de pesquisa, métodos e aderência às linhas de pesquisa. DISCIPLINA: PRODUÇÃO CIENTÍFCA EM COMUNICAÇÃO HUMANA CÓDIGO: SCH 906 CARGA HORARIA: 45 CREDITO: 03 DOCENTE RESPONSÁVEL: Hilton Justino da Silva EMENTA: Estudo e análise de artigos científicos em Saúde da Comunicação Humana. Desenvolvimento de habilidades de escrita científica para elaboração de duas categorias de escrita científica: resenha e artigos de revisão de literatura. DISCIPLINA: MÉTODOS QUALITATIVOS APLICADOS À SAÚDE CÓDIGO: SCH 907 CARGA HORARIA: 30 CREDITO: 02 DOCENTE RESPONSÁVEL: Bianca Arruda Manchester de Queiroga EMENTA: Concepções teórico-metodológicas da investigação científica qualitativa no campo da saúde. A pesquisa qualitativa na Fonoaudiologia: contribuições e desafios. DISCIPLINA: SEMINÁRIOS DA ATUALIZAÇÃO EM AUDIOLOGIA CÓDIGO: SCH 908 CARGA HORARIA: 45 CREDITO: 03 DOCENTE RESPONSÁVEL: Lilian Ferreira Muniz EMENTA: Novas abordagens e tendências metodológicas em pesquisas na área de audiologia. DISCIPLINA: SEMINÁRIOS DA ATUALIZAÇÃO EM LINGUAGEM CÓDIGO: SCH 909 CARGA HORARIA: 45 CREDITO: 03 DOCENTE RESPONSÁVEL: Ana Augusta de Andrade Cordeiro EMENTA: Novas abordagens e tendências metodológicas em pesquisas na área de linguagem. DISCIPLINA: SEMINÁRIOS DA ATUALIZAÇÃO EM VOZ CÓDIGO: SCH 910 CARGA HORARIA: 45 CREDITO: 03 DOCENTE RESPONSÁVEL: Zulina Souza de Lira EMENTA: Novas abordagens e tendências metodológicas em pesquisas na área de voz. DISCIPLINA: SEMINÁRIOS DA ATUALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL CÓDIGO: SCH 911 CARGA HORARIA: 45 CREDITO: 03 DOCENTE RESPONSÁVEL: Daniele Andrade da Cunha EMENTA: Novas abordagens e tendências metodológicas em pesquisas na área de motricidade orofacial. DISCIPLINA: SEMINÁRIOS DA ATUALIZAÇÃO EM DEGLUTIÇÃO E DISFAGIA CÓDIGO: SCH 912 CARGA HORARIA: 45 CREDITO: 03 DOCENTE RESPONSÁVEL: Tatiana de Paula Santana da Silva EMENTA: Novas abordagens e tendências metodológicas em pesquisas na área da deglutição e disfagia DISCIPLINA: POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO CÓDIGO: SCH 913 CARGA HORARIA: 30 CREDITO: 02 DOCENTE RESPONSÁVEL: Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima EMENTA: Estudo das políticas públicas de Saúde e Educação: da concepção a implantação dos sistemas, dos programas e ações em saúde e educação.

Disciplinas Isoladas | Aluno Especial
Disciplinas Isoladas | Aluno Especial
Os interessados em cursar Disciplinas Eletivas no Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana deverão enviar por e-mail ou protocolar na secretaria do programa, uma carta de intenções endereçada à Coordenação do Programa e ao docente responsável pela disciplina, apresentando as razões pelas quais pretende cursar a(s) disciplina(s) (pleitear no máximo 02 (duas) disciplinas por semestre), juntamente com o seu currículo Lattes.
Após o deferimento do pedido, o solicitante deverá anexar cópia dos documentos de identificação: RG, CPF, Título de Eleitor com comprovante de quitação eleitoral e Quitação do Serviço Militar (para os homens), cópia do Curriculum Vitae (modelo lattes), Ficha de inscrição e o pagamento da GRU no valor de R$ 30,00 (trinta reais) por disciplina. Em caso de vínculo com a UFPE entrar em contato com a secretaria do mestrado.
Maiores informações na secretaria do programa através do e-mail: ppgsch@gmail.com ou (81) 2126-8929
RESOLUÇÃO nº 10/2008 CCEPE - UFPE
Art. 31 A critério do Colegiado, conforme Regimento Interno do Programa, alunos graduandos podem cursar disciplinas isoladas, com base no Caput do Art. 50 da Lei 9394/96(lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB). (Redação dada pela Resolução nº11/2014 CCEPE/UFPE, publicada no Boletim Oficial nº 79 Especial de 22/07/2014).
§ 1º O aluno matriculado em disciplinas isoladas no programa poderá cursar até 02 (duas) disciplinas eletivas por semestre sem, por isso, obter vínculo com o Programa de Pós-Graduação da UFPE.
§ 2º Os créditos obtidos em disciplinas isoladas poderão ser computados quando da efetivação da matrícula regular, após aprovação em concurso público de seleção e admissão, obedecido o exposto no § 2º do Art. 24 desta Resolução.
Ficha de Inscrição (AQUI)
Para emissão do boleto bancário, utilize o site www.stn.fazenda.gov.br e siga as seguintes instruções:
- · Guia de Recolhimento da União
- · Clicar em Impressão - GRU, com preenchimento dos seguintes campos:
Unidade Favorecida = Unidade Gestora (UG): 153098
Gestão: 15233
Recolhimento: Código 288322
Número de referência: 15309830331514
Competência e vencimento: não informar Contribuinte (depositante): preencher CPF e nome do aluno em disciplina isolada
Valor Principal: R$ 30,00 (trinta reais)
Valor Total: R$ 30,00 (trinta reais)
- · Clicar em emitir Boleto Bancário
- · Imprimir o Boleto pagar em qualquer agência do Banco do Brasil

Bolsas
Bolsas
CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DE BOLSAS DO PPGSCH
Os critérios aqui estabelecidos valem para as quotas cedidas ao Programa: tanto as que vêm diretamente da CAPES, quanto as que são designadas pela PROPG-UFPE (Bolsa Demanda Social). A vigência das quotas é de 12 meses. Durante esse período, a bolsa, mesmo que vigente, pode ser suspensa, cancelada e substituída a qualquer momento a critério do curso.
A posse da quota de bolsa cedida pela PROPG pelo período de doze meses pode ser renovada, mas não garante sua manutenção para o período seguinte.
As quotas cedidas pela CAPES diretamente ao Programa têm a duração de 24 meses. Porém, sua manutenção para um mesmo discente dependerá dos critérios estabelecidos pela Comissão de Bolsas.
A distribuição das bolsas ocorrerá de forma a sempre possibilitar aos alunos novos e alunos antigos concorrerem ao mesmo quantitativo de bolsas. Nos casos em que houver números ímpares de bolsas, o maior quantitativo será para os alunos antigos.
O processo de seleção dos candidatos é da responsabilidade de uma comissão formada pelo Coordenador ou Vice-coordenador do Programa e mais dois docentes. Serão levados em consideração os critérios Normativos da CAPES (Portaria N. 76 de 14 de abril de 2014) e critérios específicos do PPGSCH.
1. REQUISITOS GERAIS PARA CONCESSA~O DE BOLSA (segundo Portaria n. 76, de 14 de abril de 2014, Art. 9º):
Exigir-se-á do pós-graduando, para concessão de bolsa de estudos:
I - dedicação integral a`s atividades do programa de po´s-graduac¸a~o;
II - quando possuir vínculo empregatício, estar liberado das atividades profissionais e sem percepção de vencimentos;
III - comprovar desempenho acadêmico satisfatório;
IV - não possuir qualquer relação de trabalho com a instituição promotora do programa de Po´s-Graduac¸a~o;
V - realizar estágio de docência de acordo com o estabelecido no Art. 18, da Portaria N. 76, de 14 e abril de 2014;
VI - não ser aluno em programa de residência médica;
VII - quando servidor público, somente os estáveis poderão ser beneficiados com bolsas de mestrado, conforme disposto no art. 318 da Lei 11.907, de 02 de fevereiro de 2009;
VIII - os servidores públicos beneficiados com bolsas de mestrado deverão permanecer no exercício de suas funções, após o seu retorno, por um período igual ao de afastamento concedido (§ 4o, Art. 96-A, acrescido pelo Art. 318 da Lei no 11.907, de 02 de fevereiro de 2009 que deu nova redação a` Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990);
IX - ser classificado no processo seletivo do PPGSCH da UFPE;
X - fixar residência na cidade onde realiza o curso;
XI - não acumular a percepção da bolsa com qualquer modalidade de auxílio ou bolsa de outro programa da CAPES, de outra agência de fomento pública, nacional ou internacional, ou empresa pública ou privada, excetuando-se:
a) poderá ser admitido como bolsista de mestrado, o po´s-graduando que perceba remuneração bruta inferior ao valor da bolsa da respectiva modalidade, decorrente de vínculo funcional com a rede pública de ensino básico ou na área de saúde coletiva, desde que liberado integralmente da atividade profissional e, nesse último caso, esteja cursando a po´s-graduac¸a~o na respectiva área;
b) os bolsistas da CAPES, matriculados no PPGSCH, selecionados para atuarem como professores substitutos nas instituições públicas de ensino superior, com a devida anuência do seu orientador e autorização da Comissão de Bolsas CAPES/DS do programa de po´s-graduac¸a~o, terão preservadas as bolsas de estudo. No entanto, aqueles que ja´ se encontram atuando como professores substitutos não poderão ser contemplados com bolsas do Programa de Demanda Social;
c) conforme estabelecido pela Portaria Conjunta No. 1 Capes/CNPq, de 12/12/2007, os bolsistas CAPES, matriculados no PPGSCH, poderão receber bolsa da Universidade Aberta do Brasil - UAB, quando atuarem como tutores. Em relação aos demais agentes da UAB, não será´ permitido o acúmulo dessas bolsas.
Parágrafo único. A inobservância pela PPGSCH dos requisitos deste artigo acarretara´ a imediata interrupção dos repasses e a restituição a` CAPES dos recursos aplicados irregularmente, bem como a retirada da bolsa utilizada indevidamente.
2. DURAC¸A~O DAS BOLSAS
Art. 10. A bolsa será´ concedida pelo prazo máximo de doze meses, podendo ser renovada anualmente, até o prazo máximo de 24 (vinte e quatro) meses para o mestrado, se atendidas as seguintes condições:
I - recomendação da Comissão de Bolsas CAPES/DS, sustentada na avaliação do desempenho acadêmico do pós-graduando;
II - continuidade das condições pessoais do bolsista, que possibilitaram a concessão anterior;
§ 1º Na apuração do limite de duração das bolsas, considerar-se-ão também as parcelas recebidas anteriormente pelo bolsista, advindas de outro programa de bolsas da CAPES e demais agências para o mesmo nível de curso, assim como o período do estágio no exterior subsidiado por qualquer agência ou organismo nacional ou estrangeiro;
§ 2º Os limites fixados neste artigo são improrrogáveis. Sua extrapolação será causa para a redução do número de bolsas do programa, na proporção das infrações apuradas pela CAPES, sem prejuízo da repetição do indébito e demais medidas cabíveis.
§ 3º Antes da atribuição de bolsa de mestrado a um discente, cabe a` Comissão de Bolsas CAPES/DS observar o disposto no Art. 18 deste Regulamento. Apenas discentes com tempo suficiente para a realização do estágio docente deverão ser apoiados com bolsas CAPES.
3. SUSPENSA~O DE BOLSA
Art. 11. O período máximo de suspensão da bolsa, devidamente justificado, ocorrerá nos seguintes casos:
I - de ate´ seis (6) meses, no caso de doença grave que impeça o bolsista de participar das atividades do curso ou para parto e aleitamento;
§ 1º A suspensão pelos motivos previstos no inciso I deste artigo não será computada para efeito de duração da bolsa.
§ 2º E´ vedada a substituição de bolsista durante a suspensão da bolsa.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
ALUNOS NOVOS | 10 |
CLASSIFICAÇÃO obtida no processo seletivo e cumprimento aos critérios do Art. 9 da Portaria n. 76, de 14 de abril de 2010, da CAPES | 10 |
ALUNOS ANTIGOS | PESO |
A) Avaliação de mérito acadêmico (apenas para alunos com A e B sem reprovação) | 10 |
1. Nota da Avaliação do Orientador (até 2 pontos) | 2 |
2. Nota do Desempenho Acadêmico Somente conceito A (3 pontos) Conceitos A e B, de acordo com o quantitativo de conceito (até 2 pontos) | 3 |
3. Cumprimento dos Prazos estabelecidos pelo programa (até 2 pontos) | 2 |
4. Produção Científica no período do curso de Mestrado Artigo Científico - Total de pontos dos artigos a partir do ingresso na PPGSCH (de acordo com o Qualis Capes para área 21) Capítulo de Livro (30 pontos) Anais de Congresso (10 pontos) | 3 |
B) Avaliação de Condições Pessoais | 10 |
1. Rendimento Não tem rendimento (5 pontos) Rendimento ate´ o valor da bolsa (4 pontos) | 5 |
2. Mudança para Região Metropolitana do Recife para realização do curso de PG (5 pontos) | 5 |
Nota Final = A + B/2
PS. Para o item A.4 (Produção Científica), o cálculo será feito com base na maior pontuação, estabelecendo-se uma regra de três para as demais notas.
Aprovada na 3ª Reunião do Colegiado do PPGSCH de 06 de abril de 2017.
Membros da Comissão:
Profa. Dra. Adriana de Oliveira Camargo Gomes
Profa. Dra. Ana Augusta de Andrade Cordeiro
Profa. Dra. Silvana Maria Sobral Griz
Membros suplentes:
Prof. Dr. Hilton Justino da Silva
Profa. Dra. Maria das Graças Wanderley de Sales Coriolano
Critérios para Concessão e Manutenção de Bolsas - PPGSCH - pdf
Termo de Compromisso do Bolsista - PPGSCH - Word ou pdf
Bolsas de Mestrado e Doutorado PROPG

Seleção
Seleção
ATUALIZADO EM 16/12/2021
Seleção Complementar 2022 (Inscrições realizadas de 31 de dezembro de 2021 a 16 de janeiro de 2022) - Em Andamento
22/12/2021 - Edital (Publicado no Boletim Oficial UFPE nº 205, de 22 de dezembro de 2021, págs 08 a 20) - Versão em .pdf -
ETAPAS DA SELEÇÃO AO MESTRADO | DATAS | HORÁRIOS |
Inscrições On-Line | 31/12/2021 a 16/01/2022 | Até às 23h 59min do dia 29/10/2021 |
Homologação das Inscrições | 18/01/2022 | Até às 16 horas |
Prazo recursal da Homologação das Inscrições | 19 a 21/01/2022 | selecaoppgsch@gmail.com |
Etapa 1 – Prova de Idioma (Inglês) – Eliminatória | 24 e 26/01/2022 | Realização DRI/UFPE |
Resultado | 26/01/2022 | Até às 17 horas |
Prazo Recursal da Etapa 1 | 27, 28 e 31/01/2022 | |
Etapa 2 – Classificatória A. Avaliação de Currículo Lattes; B. Avaliação Escrita do Anteprojeto de Pesquisa e Defesa do Anteprojeto de Pesquisa – |
01 a 04/02/2022 | A definir via plataforma online |
Resultados da Etapa 2 A e B | 07/02/2022 | A partir das 17 horas |
Prazo Recursal da Etapa 2 A e B | 08 a 10/02/2022 | selecaoppgsch@gmail.com |
Período para envio de material para avaliação da veracidade da autodeclaração para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) | 11 a 13/02/2022 | PROPG |
Comissão de Heteroidentificação para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) | 14 e 15/02/2022 | PROPG
|
Resultado da Comissão de Heteroidentificação | 15/02/2022 | A partir das 17 horas |
Prazo recursal para comissão Heteroidentificação | 16,17 e 21/02/2022 | |
Resultado dos recursos à Comissão de Heteroidentificação | 22/02/2022 | A partir das 17 horas |
Resultado Final | 23/02/2022 | A partir das 17 horas |
Prazo Recursal do Resultado Final | 24 e 25/02/2022 e 07/03/2022 | selecaoppgsch@gmail.com |
Matrícula | 2022.1 | Calendário de Matricula no SIGAA |
Início das Aulas | 2022.1 | Conforme definido pelo Programa, após a matrícula. |
Anexo III para Preenchimento em Word -
Anexo IV para Preenchimento em Word -
Anexo V para Preenchimento em Word -
31/12/2021 a 16/01/2022 - Inscrições on-line Disponível
17/01/2022 - Homologação das Inscrições Disponível
26/01/2022 - Resultado da Prova de Idioma Disponível
31/01/2022 - Informativo para 2ª Etapa da Seleção PPGSCH Disponível
07/02/2022 - Resultado da 2ª Etapa da Seleção Complementar PPGSCH Disponível
15/02/2022 - Resultado da Comissão de Heteroidentificação da Seleção Complementar PPGSCH - Número de candidatos inferior ao número de vagas
18/02/2022 - Resultado Final da 2ª Etapa da Seleção Complementar PPGSCH Disponível
22/02/2022 - Não houve recurso para o Resultado Final da 2ª Etapa da Seleção Complementar PPGSCH
23/02/2022 - Resultado Final da Seleção Complementar PPGSCH Disponível
Contato exclusivo pelo email: selecaoppgsch@gmail.com
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Seleção 2022 (realizada de 27 de setembro de 2021 a 29 de dezembro de 2021) - ENCERRADO
15/09/2021 - Edital (Publicado no Boletim Oficial UFPE nº 145, de 15 de setembro de 2021, págs 64 a 78) - Versão em .pdf -
Cronograma (Errata Publicada no B.O UFPE nº 194 de 06/12/2021, págs 43 e 44)
ETAPAS DA SELEÇÃO AO MESTRADO | DATAS | HORÁRIOS |
Inscrições On-Line | 27/09 a 29/10/2021 | Até às 23h 59min do dia 29/10/2021 |
Homologação das Inscrições | 01/11/2021 | Até às 16 horas |
Prazo recursal da Homologação das Inscrições | 03 a 05/11/2021 | selecaoppgsch@gmail.com |
Etapa 1 – Prova de Idioma (Inglês) – Eliminatória | 08 a 12/11/2021 | Realização DRI/UFPE |
Resultado | 19/11/2021 | Até às 17 horas |
Prazo Recursal da Etapa 1 | 22 a 24/11/2021 | |
Etapa 2 – Classificatória A. Avaliação de Currículo Lattes; B. Avaliação Escrita do Anteprojeto de Pesquisa e Defesa do Anteprojeto de Pesquisa – |
29/11 a 03/12/2021 | A definir via plataforma online |
Resultados da Etapa 2 A e B | 06/12/2021 | A partir das 17 horas |
Prazo Recursal da Etapa 2 A e B | 07, 09 e 10/12/2021 | selecaoppgsch@gmail.com |
Período para envio de material para avaliação da veracidade da autodeclaração para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) | 13/12/2021 | PPGSCH |
Comissão de Heteroidentificação para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) | 13/12/2021 | PROPG
|
Resultado da Comissão de Heteroidentificação | 13/12/2021 | A partir das 17 horas |
Prazo recursal para comissão Heteroidentificação | 14 a 16/12/2021 | |
Resultado dos recursos à Comissão de Heteroidentificação | 16/12/2021 | A partir das 17 horas |
Resultado Final | 16/12/2021 | A partir das 17 horas |
Prazo Recursal do Resultado Final | 17, 20 e 21/12/2021 | selecaoppgsch@gmail.com |
Matrícula | 2022.1 | Calendário de Matricula no SIGAA |
Início das Aulas | 2022.1 | Conforme definido pelo Programa, após a matrícula. |
Anexo IV para Preenchimento em Word - Anexo III para Preenchimento em Word -
Anexo V para Preenchimento em Word -
27/09 a 29/10/2021 - Inscrições on-line Disponível
01/11/2021 - Homologação das Inscrições Disponível
17/11/2021 - Espelho da Prova de Idioma PPGSCH Disponível
19/11/2021 - Resultado da Prova de Idioma PPGSCH Disponível
22 a 24/11/2021 - Prazo de Recurso da Prova de Idioma PPGSCH - Link DRI
24/11/2021 - Recurso da Prova de Idioma PPGSCH - Não houve recurso
26/11/2021 - Informativo para 2ª Etapa da Seleção PPGSCH
27/11/2021 - Informativo para 2ª Etapa da Seleção PPGSCH - Retificado
06/12/2021 - Resultado da 2ª Etapa da Seleção PPGSCH Disponível
10/12/2021 - Resultado Recurso da 2ª Etapa da Seleção PPGSCH Disponível
16/12/2021 - Resultado Final da 2ª Etapa da Seleção PPGSCH Disponível
21/12/2021 - Resultado Final da Seleção PPGSCH Disponível
Contato exclusivo pelo email: selecaoppgsch@gmail.com
Área de Concentração
FONOAUDIOLOGIA
Os estudos enfocam a Saúde da Comunicação Humana em seus determinantes desenvolvimentais, funcionais, sociais e de intervenções nas diferentes áreas da Fonoaudiologia
Linhas de Pesquisa
1 - Audição e Linguagem: Desenvolvimento, Diagnóstico e Intervenção Fonoaudiológica
Esta linha envolve estudos sobre a Saúde da Comunicação Humana a partir da compreensão dos aspectos funcionais e do desenvolvimento, dos determinantes sociais e da intervenção fonoaudiológica na audição e na linguagem, bem como em suas interfaces
2 – Motricidade Orofacial, Voz e Funções Correlatas: Desenvolvimento, Diagnóstico e Intervenção Fonoaudiológica
Esta linha envolve estudos sobre a Saúde da Comunicação Humana a partir da compreensão dos aspectos funcionais, do desenvolvimento, dos determinantes sociais e da intervenção fonoaudiológica, na motricidade orofacial, na voz e suas interfaces
Projetos de Pesquisa - Clicar na linha de pesquisa para acessar os projetos de pesquisa
1 - Audição e Linguagem: Desenvolvimento, Diagnóstico e Intervenção Fonoaudiológica
2 - Motricidade Orofacial, Voz e Funções Correlatas: Desenvolvimento, Diagnóstico e Intervenção Fonoaudiológica
Defesa | Composição | Descrição |
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32ª
25 de maio de 2021 | Mestrando(a) | Clarissa Evelyn Bandeira Paulino |
Título | Relação entre geometria orofaríngea e medidas formânticas e cepstrais da voz de sujeitos com doença de Parkinson | |
Orientador(a) | Zulina Souza de Lira | |
Co-orientador(a) | Hilton Justino da Silva | |
Membros da Banca Examinadora | Daniele Andrade da Cunha | |
Maria das Graças Wanderley de Sales Coriolano | ||
Leonardo Wanderley Lopes | ||
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31ª
24 de maio de 2021 | Mestrando(a) | Adalva Virgínia Couto Lopes |
Título | Impacto do programa de conservação auditiva em uma indústria metalúrgica: análise de tendência temporal, 2003-2018 | |
Orientador(a) | Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima | |
Co-orientador(a) | Cleide Fernandes Teixeira | |
Membros da Banca Examinadora | Hilton Justino da Silva | |
Mirella Bezerra Rodrigues Vilela | ||
Tatiane Costa Meira | ||
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30ª
23 de março de 2021 | Mestrando(a) | Merly Fernanda Illera Castellanos |
Título | Efeito da manobra de limpeza e massagem nasal na permeabilidade das vias aéreas superiores de crianças com respiração oral | |
Orientador(a) | Daniele Andrade da Cunha | |
Co-orientador(a) | Hilton Justino da Silva | |
Membros da Banca Examinadora | Zulina Souza de Lira | |
Luciana de Barros Correia Fontes | ||
Giorvan Anderson dos Santos Alves | ||
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29ª
03 de dezembro de 2020 | Mestrando(a) | Natália dos Santos Pinheiro |
Título | Efeito do ruído no Slope e área do complexo V-A no Frequency Following Response | |
Orientador(a) | Silvana Maria Sobral Griz | |
Co-orientador(a) | Denise Costa Menezes | |
Membros da Banca Examinadora | Lilian Ferreira Muniz | |
Kelly Cristina Lira de Andrade | ||
Pedro de Lemos Menezes | ||
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28ª
27 de novembro de 2020 | Mestrando(a) | Thalita Vitória Silva da Cruz |
Título | Efeito imediato de técnica vocal associada a realidade virtual e a estímulo auditivo rítmico na voz de pessoas com Parkinson | |
Orientador(a) | Zulina Souza de Lira | |
Co-orientador(a) | Hilton Justino da Silva | |
Membros da Banca Examinadora | Adriana de Oliveira Camargo Gomes | |
Maria das Graças Wanderley de Sales Coriolano | ||
Giorvan Anderson dos Santos Alves | ||
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27ª
06 de novembro de 2020 | Mestrando(a) | Leonardo Gleygson Angelo Venâncio |
Título | Potencial evocado auditivo de tronco encefálico eliciado por estímulo de fala em usuários de implante coclear: uma revisão sistemática | |
Orientador(a) | Lilian Ferreira Muniz | |
Co-orientador(a) | Silvana Maria Sobral Griz | |
Membros da Banca Examinadora | Mariana de Carvalho Leal Gouveia | |
Cleide Fernandes Teixeira | ||
Maria Lucia Gurgel da Costa | ||
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26ª
11 de setembro de 2020 | Mestrando(a) | Danielle Pereira Menezes |
Título | Diferenças dos traços prosódicos entre a voz de mulheres transgênero e cisgênero: autopercepção vocal, características perceptivo auditivas e acústica | |
Orientador(a) | Jonia Alves Lucena | |
Co-orientador(a) | Zulina Souza de Lira | |
Membros da Banca Examinadora | Adriana de Oliveira Camargo Gomes | |
Ana Nery Barbosa de Araújo | ||
Anna Alice Figueiredo de Almeida | ||
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25ª
28 de agosto de 2020 | Mestrando(a) | Mônyka Ferreira Borges Rocha |
Título | O mascaramento nos potenciais evocados auditivos corticais com estímulo de fala | |
Orientador(a) | Karina Paes Advíncula | |
Co-orientador(a) |
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Membros da Banca Examinadora | Denise Costa Menezes | |
Cleide Fernandes Teixeira | ||
Ana Cláudia Figueiredo frizzo | ||
24ª
28 de agosto de 2020 | Mestrando(a) | Mayra Maria de Oliveira Lima |
Título | Identificação do risco da gagueira do desenvolvimento: elaboração de um instrumento de rastreio | |
Orientador(a) | Bianca Arruda Manchester de Queiroga | |
Co-orientador(a) | Ana Augusta de Andrade Cordeiro | |
Membros da Banca Examinadora | Jonia Alves Lucena | |
Astrid Mühle Moreira Ferreira | ||
Cristiane Moço Canhetti de Oliveira | ||
23ª
15 de maio de 2020 | Mestrando(a) | Nathália Suellen Valeriano Cardoso |
Título | Tubo de ressonância associado a vocalizes: efeito imediato na voz de cantores | |
Orientador(a) | Adriana de Oliveira Camargo Gomes | |
Co-orientador(a) | Jonia Alves Lucena | |
Membros da Banca Examinadora | Zulina Souza de Lira | |
Leonardo Wanderley Lopes | ||
Lídia Cristina da Silva Teles | ||
22ª
08 de maio de 2020 | Mestrando(a) | Laís Cristine Delgado da Hora |
Título | Frequency Following Response e Comportamento Auditivo de crianças com infecção congênita pelo Zika vírus | |
Orientador(a) | Lilian Ferreira Muniz | |
Co-orientador(a) | Mariana de Carvalho Leal Gouveia | |
Membros da Banca Examinadora | Karina Paes Advíncula | |
Silvana Maria Sobral Griz | ||
Kelly Cristina Lira de Andrade | ||
21ª
04 de março de 2020 | Mestrando(a) | Maria Cecilia dos Santos Marques |
Título | Achados eletrofisiológicos do frequency following response em crianças com suspeita de apraxia de fala infantil | |
Orientador(a) | Denise Costa Menezes | |
Co-orientador(a) | Silvana Maria Sobral Griz | |
Membros da Banca Examinadora | Karina Paes Advíncula | |
Luzia Miscow da Cruz Payão | ||
Pedro de Lemos Menezes | ||
20ª
03 de março de 2020 | Mestrando(a) | Maria de Fátima Silva de Sousa |
Título | Análise de implantação do Programa de Triagem Auditiva Neonatal em um centro de referência Estadual | |
Orientador(a) | Silvana Maria Sobral Griz | |
Co-orientador(a) | Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima | |
Membros da Banca Examinadora | Karina Paes Advíncula | |
Cynthia Maria Barboza do Nascimento | ||
Marcella de Brito Abath | ||
19ª
03 de março de 2020 | Mestrando(a) | Aline Natallia Simões de Almeida |
Título | Efeito da eletroestimulação associada à terapia vocal em pacientes com disfonia comportamental | |
Orientador(a) | Hilton Justino da Silva | |
Co-orientador(a) | Daniele Andrade da Cunha | |
Membros da Banca Examinadora | Jonia Alves Lucena | |
Zulina Souza de Lira | ||
Patricia Maria Mendes Balata | ||
18ª
28 de fevereiro de 2020 | Mestrando(a) | Nathália Anaissi Rocha Pessoa |
Título | Avaliação das imagens da ressonância magnética em crianças com perda auditiva neurossensorial Congênita por Zika Vírus | |
Orientador(a) | Mariana de Carvalho Leal Gouveia | |
Co-orientador(a) | Lilian Ferreira Muniz | |
Membros da Banca Examinadora | Lilian Ferreira Muniz | |
Silvio da Silva Caldas Neto | ||
Maria de Fátima Viana Vasco Aragão | ||
17ª
20 de fevereiro de 2020 | Mestrando(a) | Wygna Rayssa Pereira Lima |
Título | Percepção olfativa e gustativa na doença de Parkinson | |
Orientador(a) | Maria das graças Wanderley de Sales Coriolano | |
Co-orientador(a) | ||
Membros da Banca Examinadora | Adriana de Oliveira Camargo Gomes | |
Coeli Regina Carneiro Ximenes | ||
Luciana Rodrigues Belo | ||
16ª
19 de fevereiro de 2020 | Mestrando(a) | Sara Loureiro de Souza Ferreira |
Título | Efeito da laserterapia na performance do musculo masseter | |
Orientador(a) | Hilton Justino da Silva | |
Co-orientador(a) | Daniele Andrade da Cunha | |
Membros da Banca Examinadora | Adriana de Oliveira Camargo Gomes | |
Renata Maria Moreira Moraes Furlan | ||
Giorvan Ânderson dos Santos Alves | ||
15ª
13 de fevereiro de 2020 | Mestrando(a) | Alcineide da Silva Pimenta |
Título | Análise de implantação do programa de conservação auditiva em empresas do estado de Pernambuco | |
Orientador(a) | Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima | |
Co-orientador(a) | ||
Membros da Banca Examinadora | Lilian Ferreira Muniz | |
Cleide Fernandes Teixeira | ||
Cynthia Maria Barboza do Nascimento | ||
14ª
29 de novembro de 2019 | Mestrando(a) | Patricia Maria Barbosa Teixeira Canevassi |
Título | Movimentos mandibulares, durante a fala, pré e pós frenectomia lingual | |
Orientador(a) | Daniele Andrade da Cunha | |
Co-orientador(a) | Hilton Justino da Silva | |
Membros da Banca Examinadora | Adriana de Oliveira Camargo Gomes | |
Ana Cláudia da Silva Araújo | ||
Roberta Lopes de Castro Martinelli |
13ª
26 de agosto de 2019 | Mestrando(a) | Hellen Kalina Medeiros Porto de Souza Santos |
Título | Efeito da frenotomia na atividade elétrica dos músculos masseter e supra-hióideo e na qualidade da amamentação | |
Orientador(a) | Hilton Justino da Silva | |
Co-orientador(a) | Daniele Andrade da Cunha | |
Membros da Banca Examinadora | Adriana de Oliveira Camargo Gomes | |
Klyvia Juliana Rocha de Moraes | ||
Roberta Lopes de Castro Martinelli | ||
12ª
23 de agosto de 2019 | Mestrando(a) | Roberta Garcia Monteiro Vieira |
Título | Orientação fonoaudiológica virtual: acompanhamento de usuários de implante coclear no processo de intervenção pós-operatório imediato | |
Orientador(a) | Lilian Ferreira Muniz | |
Co-orientador(a) | Ana Augusta de Andrade Cordeiro | |
Membros da Banca Examinadora | Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima | |
Ana Augusta de Andrade Cordeiro | ||
Cleide Fernandes Teixeira | ||
11ª
23 de agosto de 2019 | Mestrando(a) | Mariana Batista de Souza Santos |
Título | A relação entre o processamento auditivo temporal e a voz no envelhecimento | |
Orientador(a) | Jonia Alves Lucena | |
Co-orientador(a) | Lilian Ferreira Muniz | |
Membros da Banca Examinadora | Adriana de Oliveira Camargo Gomes | |
Zulina Souza de Lira | ||
Cleide Fernandes Teixeira | ||
10ª
21 de agosto de 2019 | Mestrando(a) | Vanessa Maria da Silva |
Título | Validação de indicadores para avaliação do programa de conservação auditiva | |
Orientador(a) | Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima | |
Co-orientador(a) | ||
Membros da Banca Examinadora | Lilian Ferreira Muniz | |
Cleide Fernandes Teixeira | ||
Cynthia Maria Barboza do Nascimento | ||
9ª
19 de agosto de 2019 | Mestrando(a) | Luciana Maria de Souza Nunes |
Título | Características da mastigação e do estado nutricional de crianças com seletividade alimentar | |
Orientador(a) | Daniele Andrade da Cunha | |
Co-orientador(a) | Hilton Justino da Silva | |
Membros da Banca Examinadora | Maria Luiza Lopes Timóteo da Lima | |
Luciana de Barros Correia Fontes | ||
Ana Carollyne Dantas de Lima | ||
8ª
16 de agosto de 2019 | Mestrando(a) | Camila Arruda Manchester de Queiroga |
Título | Avaliação da comunicação nos três primeiros anos de vida: elaboração de um instrumento de rastreio | |
Orientador(a) | Ana Augusta de Andrade Cordeiro | |
Co-orientador(a) | Bianca Arruda Manchester de Queiroga | |
Membros da Banca Examinadora | Jonia Alves Lucena | |
Lilian Ferreira Muniz | ||
Rafaella Asfora Siqueira Campos Lima | ||
7ª
05 de agosto de 2019 | Mestrando(a) | Rebeka Jacques de Farias Maciel |
Título | Acompanhamento audiológico de crianças com Síndrome Congênita associada à infecção pelo vírus Zika | |
Orientador(a) | Mariana de Carvalho Leal Gouveia | |
Co-orientador(a) | Lilian Ferreira Muniz | |
Membros da Banca Examinadora | Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima | |
Denise Costa Menezes | ||
Silvio da Silva Caldas Neto | ||
6ª
18 de junho de 2019 | Mestrando(a) | Nathália Holanda da Fonsêca |
Título | Pós mascaramento e habilidades cognitivo-linguísticas em crianças no ciclo da alfabetização | |
Orientador(a) | Silvana Maria Sobral Griz | |
Co-orientador(a) | Bianca Arruda Manchester de Queiroga | |
Membros da Banca Examinadora | Denise Costa Menezes | |
Ana Cristina de Albuquerque Montenegro | ||
Pedro de Lemos Menezes | ||
5ª
16 de abril de 2019 | Mestrando(a) | Rayane Ferreira da Silva |
Título | Efeito da idade e da taxa de modulação no reconhecimento da fala intermitente | |
Orientador(a) | Denise Costa Menezes | |
Co-orientador(a) | ||
Membros da Banca Examinadora | Karina Paes Advíncula | |
Silvana Maria Sobral Griz | ||
Liliane Desgualdo Pereira | ||
4ª
27 de março de 2019 | Mestrando(a) | Kelly Greyce Sukar Cavalcanti de Oliveira |
Título | Geometria orofaríngea e a voz em cantores após técnica com tubos de ressonância | |
Orientador(a) | Adriana de Oliveira Camargo Gomes | |
Co-orientador(a) | Zulina Souza de Lira | |
Membros da Banca Examinadora | Hilton Justino da Silva | |
Jonia Alves Lucena | ||
Leonardo Wanderley Lopes | ||
3ª
27 de março de 2019 | Mestrando(a) | Joice Maely Souza da Silva |
Título | Geometria orofaríngea de indivíduos com a doença de Parkinson pré e pós exercício vocal com tubo de ressonância flexível | |
Orientador(a) | Zulina Souza de Lira | |
Co-orientador(a) | Adriana de Oliveira Camargo Gomes | |
Membros da Banca Examinadora | Hilton Justino da Silva | |
Maria das Graças Wanderley de Sales Coriolano | ||
Leonardo Wanderley Lopes | ||
2ª
25 de fevereiro de 2019 | Mestrando(a) | Ysa Karen dos Santos Macambira |
Título | Avaliação dos potencias evocados auditivos corticais por meio de estímulo de fala /mã/ | |
Orientador(a) | Karina Paes Advíncula | |
Co-orientador(a) | Denise Costa Menezes | |
Membros da Banca Examinadora | Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima | |
Silvana Maria Sobral Griz | ||
Pedro de Lemos Menezes | ||
1ª
8 de fevereiro de 2019 | Mestrando(a) | Saulo Emanoel de Oliveira Freitas |
Título | Percepção de pacientes com Doença de Parkinson sobre a deglutição | |
Orientador(a) | Maria das Graças Wanderley de Sales Coriolano | |
Co-orientador(a) | ||
Membros da Banca Examinadora | Adriana de Oliveira Camargo Gomes | |
Danielle Carneiro de Menezes Sanguinetti | ||
Valéria Moura Moreira Leite |
Mês | Dia |
Janeiro | 20/01/2022 |
Fevereiro | 17/02/2022 |
Março | 24/03/2022 |
Abril | 28/04/2022 |
Maio | 19/05/2022 |
Junho | 23/06/2022 |
Julho | 21/07/2022 |
Agosto | 18/08/2022 |
Setembro | 22/09/2022 |
Outubro | 20/10/2022 |
Novembro | 17/11/2022 |
Dezembro | 22/12/2022 |
Notícias Notícias
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