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ACOMPANHAR PROCEDIMENTOS APÓS BANCA DE DEFESA (DISSERTAÇÃO E TESE) NO SIGAA

Essa funcionalidade permite realizar todos os processos necessários após a defesa da banca de Tese ou Dissertação, até a solicitação de homologação do diploma.
Nessa atividade são envolvidos discente, docente, coordenação e, em alguns casos, a Pró Reitoria de Pós-Graduação Stricto Sensu (PROPG).
Há 10 etapas que precisam ser executadas até que seja finalizado todo o processo de pós banca. Cada passo é liberado conforme tenha sido executado com sucesso a etapa anterior. Após a conclusão é possível dar entrada na homologação do diploma.

Observações:

Antes de iniciar o processo, é necessário que o discente confira no SIGAA se seus dados pessoais estão corretos (Funcionalidade: Meus Dados Pessoais) e, em caso de divergência, deve ser solicitada a correção;
De acordo com o art. 45 do Regimento do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical, os discentes têm um prazo de 90 dias (contados da data da Defesa) para efetuar o depósito da Tese ou Dissertação na Biblioteca Central da UFPE.

Abaixo estará a lista de tarefas e quem executa-as:

1- A coordenação do curso informa se o discente foi aprovado ou não. Nessa etapa também é redigida a ata de defesa junto com seu número no sistema;

2- O discente precisa enviar uma nova versão de seu trabalho mesmo que não tenha sido solicitado correções pela banca examinadora;

3- O docente orientador do discente recebe a versão e dá um parecer do arquivo (se foi Aprovado ou Retornado para Adequação). Caso não seja aprovado, a etapa 2 fica ativa novamente;

4- (Etapa indisponível - Aguardando ativação do módulo biblioteca);

5- (Etapa indisponível - Aguardando ativação do módulo biblioteca);

6- (Etapa indisponível - Aguardando ativação do módulo biblioteca);

Obs.: enquanto não ativadas estas 3 etapas, o discente deve realizar a Solicitação da Ficha Catalográfica e o Depósito da Tese/Dissertação na Biblioteca Central da UFPE conforme as orientações descritas adiante;

7- O discente informa se autoriza a disponibilização pública de sua pesquisa, ou se impede a sua publicação baseado em justificativas plausíveis (como direitos autorais, patentes, etc.);

8- A coordenação informa se recebeu a versão final da Tese/Dissertação do discente, e informa se o recebimento segue como: “Retornado para Adequação” ou “Recebida e Validada”;

9- O discente envia os documentos necessários para serem inclusos no processo de homologação de diploma:
RG; CPF; Certidão de Nascimento, Casamento ou Divórcio; Comprovante de Quitação Eleitoral; Diploma de Graduação (Frente e Verso); Declaração de Depósito na BDTD e Nada Consta.

10- O coordenador dá início ao processo de homologação de diploma.

Para entender melhor essas funcionalidades, você pode acessar o manual abaixo:

• Acompanhar Procedimentos Após Defesa
Caminhos:
Portal do Discente Stricto Sensu --> Ensino --> Produções Acadêmicas --> Acompanhar Procedimentos Após Defesa
Manual: Acompanhar Procedimentos Após Defesa

ETAPAS DE COMPETÊNCIA DO DISCENTE:

Etapa 2 - Submissão de versão Final Corrigida

Nesta etapa o discente envia para o orientador (via SIGAA) sua versão final da Tese/Dissertação. E a etapa fica como concluída no sistema.
Caso haja necessidade de uma nova revisão, o docente retornará o arquivo solicitando as correções, e a etapa 2 ficará pendente novamente.
Para entender melhor, você pode acessar a funcionalidade no manual abaixo:
• Titulação: Procedimentos Pós Defesa de Tese ou Dissertação pelo Discente
Caminhos:
Portal do Discente -> Menu Ensino -> Produções Acadêmicas --> Submeter Teses e Dissertações
Manual: Acompanhar Procedimentos Após Defesa (Submeter Teses/Dissertações)

Normalização, Solicitação da Ficha Catalográfica e Depósito da Dissertação ou Tese

A- Normalização e Solicitação da Ficha Catalográfica:

Link: Ficha Catalográfica e Normalização
Documentos Necessários (em PDF) para a Solicitação da Ficha Catalográfica:
Versão Final da Tese ou Dissertação;
Folha de Aprovação;
Ata de Defesa.
Biblioteca Setorial Responsável: CCS (bibccs.ficha@ufpe.br)

B- Depósito da Tese ou Dissertação:

Link: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPE - BDTD
Documentos necessários para o Depósito da Dissertação/Tese:
PDF da Tese ou Dissertação, com a Ficha Catalográfica;
Termo de Depósito, preenchido e assinado;
Folha de Aprovação;
Ata de Defesa.
E-mail para Depósito: deposito.bdtd@ufpe.br

Etapa 7 - Assinatura do termo de Autorização

Essa funcionalidade permite que o discente emita o Termo de Autorização para Produções Acadêmicas, documento que deve ser preenchido, assinado pelo discente e anexado ao arquivo do trabalho em formato digital para autorizar a publicação de sua dissertação, tese ou outras produções.
Para entender melhor essas funcionalidades, você pode acessar o manual abaixo:
• Termo de Autorização para Produções Acadêmicas
Caminhos:
Portal do Discente --> Menu Ensino --> Produções Acadêmicas --> Termo de Autorização
Manual: Termo de Autorização para Produções Acadêmicas

Etapa 9 - Inserir Documentos Obrigatórios

Após o recebimento da versão final pela Coordenação e da assinatura do termo de autorização para publicação, o discente deverá inserir os documentos obrigatórios solicitados para poder iniciar o processo de homologação do seu diploma pela coordenação.
Para entender melhor, você pode acessar a funcionalidade no manual abaixo:
• Titulação: Procedimentos Pós Defesa de Tese ou Dissertação pelo Discente

Caminhos:
Portal do Discente --> Menu Ensino --> Produções Acadêmicas --> Acompanhar Procedimentos Após Defesa
Manual: Acompanhar Procedimentos Após Defesa (Inserir Documentos Obrigatórios)