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O programa percebe seu impacto econômico, social e cultural de forma abrangente e com potencial para cumprir sua missão e consolidar o seu perfil.

As principais atividades serão apresentadas nas seguintes categorias:

1) IMPACTO EDUCACIONAL:

 

a) Realização de evento científico voltado para a educação básica:

 

O programa promoveu o I Encontro de Saúde da Comunicação Humana no Ensino Fundamental, em dezembro e 2020 com o subtema “Saúde da Comunicação Humana em tempos de pandemia”.

Links: https://www.youtube.com/watch?v=k11QA3l5r30&t=153s

           https://www.youtube.com/watch?v=udatxWvOWvA

 

b) Desenvolvimento de instrumentos para uso na área de audição, linguagem e fonoaudiologia educacional.

 

A troca de experiências na educação tem proporcionado a construção do conhecimento a partir da realidade e o fortalecimento da Fonoaudiologia de forma intersetorial.

Entre as pesquisas, destacam-se:

I) “A eficácia de um programa de intervenção voltado ao desenvolvimento de habilidades cognitivo-linguísticas em pré-escolares”, vinculada ao projeto de pós-doutorado da professora Dra. Bianca Queiroga

II) “Avaliação da comunicação nos três primeiros anos de vida: elaboração de um instrumento de rastreio” da Mestre Camila Arruda Manchester de Queiroga;

III) “Identificação do risco para a gagueira do desenvolvimento: elaboração de um instrumento de rastreio” da Mestre Mayra Oliveira.

 

c) Cursos para formação de professores e palestras:

 

Curso “Processamento auditivo: fundamentos para professores nos anos de 2018 e 2019, promovido pelo Departamento de Fonoaudiologia do CCS-Centro de Ciências da Saúde, em parceria com a Secretária de Educação da Cidade do Recife - professora Bianca Arruda de Manchester Queiroga

Palestras pela CECINE/PROExC/UFPE também destinadas a esse público, com os temas: Habilidades fonológicas e a aprendizagem inicial da leitura: evidências da neurociência e Dislexia: do diagnóstico à aprendizagem, ambos em 2019.

 

2) IMPACTO CIENTÍFICO:

 

a) Organização de eventos científicos:

I) No ano de 2017: O I Seminário de atualização em Fonoaudiologia – Fonoaudialogando, organizado nas disciplinas de “Seminários de atualização em audiologia” e “Seminários de atualização em voz”; O II Seminário de Motricidade Orofacial e Distúrbios da Deglutição”, organizado nas disciplinas de “Seminários de atualização em deglutição e disfagia" e “Seminários de atualização em Motricidade Orofacial”

II) No ano de 2018, em parceria com o Conselho Regional de Fonoaudiologia e a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, o PPGSCH sediou o I Encontro Brasileiro de Fonoaudiologia Educacional.

III) Em 2020, promoveu o I Encontro de Saúde da Comunicação Humana no Ensino Fundamental: saúde da comunicação humana em tempos de pandemia”.

 

b) Participação em eventos: Os docentes do programa têm participado com boa representatividade nos principais eventos científicos da área:

I) 28º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia 2020 - Palestrantes: Silvana Maria Sobral Griz com o tema “Núcleo de Apoio à saúde da família como arranjo técnico e político para a fonoaudiologia na Atenção Básica À Saúde”; Hilton Justino da Silva, com o tema “Ultrassonografia: diagnóstico e reabilitação em Motricidade Orofacial”; Bianca Arruda Manchester de Queiroga com o tema “Repensando o currículo na educação infantil: o papel das habilidades cognitivo linguísticas”. Minicurso: Lilian Ferreira Muniz convidada para abordar “Conversa com a academia brasileira de audiologia sobre audição e envelhecimento: do diagnóstico à intervenção”; Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima, ministrou minicurso “Avaliação de programas de saúde no contexto da Fonoaudiologia”.

II) X Congresso Internacional de Fonoaudiologia, XXVII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, e o III Encontro Mineiro de Fonoaudiologia 2019 – Palestrantes: Hilton Justino com o tema “Motricidade Orofacial - Análises clínicas da musculatura na prática da Motricidade Orofacial”; Bianca Arruda Manchester de Queiroga com o tema “Relação linguagem e aprendizagem”; e Adriana Camargo Gomes com o tema “Atualidades no cuidado em voz: Dermatoglifia, laserterapia e faringometria acústica”.

III) XXVI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, III Congresso Ibero-Americano, VI Encontro Sul-Brasileiro de Fonoaudiologia 2018 - Palestrantes: Bianca Queiroga com o tema “Componentes fonológicos ortográficos: como intervir junto ao professor”; Silvana Maria Sobral Griz com o tema “As diferentes aplicações do mascaramento”; e Hilton Justino com o tema “Avanços Tecnológicos na Motricidade Orofacial”.

IV) XXV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e I Encontro de Fonoaudiologia da Bahia 2017 – Palestrantes: Jonia Alves Lucena com o tema “Como atender as demandas contemporâneas de risco do envelhecimento da população brasileira”; Lilian Ferreira Muniz com o tema “Síndrome Congênita do Zika Vírus: o desafio continua”; Hilton Justino da Silva com o tema “A eletromiografia nas práticas fonoaudiológicas”; e Bianca Arruda Manchester de Queiroga com o tema “Estratégias da fonoaudiologia educacional que servem de apoio ao professor de escolares com dificuldades de aprendizagem”.

V) Outras participações em eventos nacionais e internacionais: a) Palestra ministrada no 34º Encontro Internacional de Audiologia pela professora Dra. Karina Paes Advíncula “Eletrofisiologia: novas tecnologias”; b) Palestras  no I Congresso Internacional de Eletrofisiologia para Audiologia, em Maceió (AL): “Avaliação Eletrofisiológica: aspectos relacionados à percepção da fala e análise do PEATE” ministrada pelas professoras Denise Costa Menezes e Silvana Maria Sobral Griz;  “O efeito do ruído nos potenciais evocados auditivo ministrada pelas professoras Karina Paes Advíncula e Silvana Maria Sobral Griz. c) Professor Hilton Justino da Silva participou como palestrante no IV Congresso de Fonoaudiologia da UDC Centro Universitário - Foz Do Iguaçu, 2020, com o tema “Uso da tecnologia em motricidade orofacial”; ministrou palestra no Simpósio comemorativo 05 anos revista signos fónicos com o tema “Ponencia Magistral: Revistas y Publicaciones Científicas en Fonoaudiología: Desafios Y Projecciones” em 2020 na Univesidad de Pamplona; do VI Congresso Sul Brasileiro de dor - I Congresso Sul brasileiro de medicina intervencionista em dor e V International Consensus and Guidelines in Medical Thermography com o tema “Termografia em voz”, em 2020; ministrou palestra intitulada “Tecnologias Aplicadas a la Motricidad Orofacial” na Universidad Autonoma de Chile em 2020. e) A Professora Bianca Arruda Manchester de Queiroga participou do Congresso Internacional de Neurociências e Aprendizagem Brain Conection, em 2020 aconteceu de maneira online. A participação foi em uma mesa redonda com o tema “Estratégias para a promoção de habilidades cognitivo-linguísticas na pré-escola”.

 

3) IMPACTO SOCIOCULTURAL

 

Dentre as atividades desenvolvidas no programa com impacto sociocultural, destaca-se as atividades assistenciais à comunidade:

  1. O Serviço de atendimento interdisciplinar no teste da linguinha

O serviço faz parte de um projeto de extensão coordenado pelo Professor Hilton Justino da Silva. Em 2019 o serviço atendeu aproximadamente 500 crianças, sendo um serviço de referência no Estado de Pernambuco. Esse serviço conta com a parceria do Mestrado em Odontologia da UFPE.

Link: https://www.instagram.com/tlinguinhaufpe/

  1. Projeto de Extensão “Interface da Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia: integralidade na abordagem ao paciente”

Projeto coordenado pela Professora Adriana de Oliveira Camargo Gomes, desenvolvido no Hospital das Clínicas de Pernambuco, em parceria com o Curso de Medicina do Departamento de Cirurgia da UFPE.

  1. Projeto de Extensão “A Vez da Voz na Terceira Idade”

Projeto coordenado pela Professora Jonia Alves Lucena e desenvolvido no Núcleo de Assistência ao Idoso/Universidade Aberta à Terceira Idade (NAI/UNATI) da Universidade Federal de Pernambuco.

  1. O Programa de Extensão Pró-Parkinson

Projeto coordenado pela Profa. Maria das Graças Coriolano, é um programa multi e interdisciplinar que visa promover assistência às pessoas com Doença de Parkinson do Hospital das Clínicas da UFPE. As atividades do programa incluem os serviços ambulatoriais e a orientações gerais para realização de atividades em casa.

Link: https://www.instagram.com/proparkinsonufpe/?hl=pt

 

  1. O projeto de extensão Pró-Parkinson Voz

Projeto coordenado pela professora Zulina Souza de Lira, vinculado ao programa de extensão Pró-Parkinson da UFPE, é desenvolvido na Clínica de Fonoaudiologia Professor Fábio Lessa prestando atendimento a pessoas com doença de Parkinson e visa aos cuidados em saúde vocal executando atividades terapêuticas e lúdicas em prol da comunicação, da qualidade de vida e interação dos pacientes e seus acompanhantes.

  1. Projeto de Extensão respirAÇÃO oral: ações interdisciplinares

Projeto coordenado pela professora Daniele Andrade da Cunha como o objetivo de realizar promoção de ações interdisciplinares nas áreas de Fonoaudiologia, Odontologia, Nutrição e Otorrinolaringologia para crianças e adolescentes com diagnóstico de Respiração Oral, uma média 100 pacientes beneficiados anualmente. Os procedimentos adotados são palestras mensais e relatórios das ações; orientações familiares e aos pacientes nas áreas interdisciplinares da extensão; campanha de conscientização sobre a Respiração Oral e suas repercussões; elaboração de folders referente ao tema Respiração Oral; encaminhamentos precoces aos especialistas quando necessário. As ações proporcionam disseminação de informações na comunidade sobre a respiração oral, aumentando a atenção e os cuidados necessários para a prevenção e minimização das consequências que a respiração oral pode trazer ao indivíduo.

Link: https://instagram.com/respiracaooral?igshid=1bqdxbwhb6mui

 

 

4) IMPACTO TECNOLÓGICO E ECONÔMICO:

 

Cumprindo seu papel social e com o desenvolvimento da região e do país o programa busca desenvolver pesquisas que atendam, primordialmente às realidades e demandas sociais da região, dessa forma reforça seu compromisso social e fortalece o sistema de pós-graduação na região Nordeste. Uma das estratégias para cumprir sua missão é estreitar sua articulação com o Sistema de Saúde.

 

Em relação à articulação com o Sistema Único de Saúde, destacam-se os as pesquisas:

  1. “Os impactos da microcefalia decorrente do Zika-Vírus” é um projeto coordenado pela professora Mariana Leal e conta com a colaboração da professora Lilian Muniz desenvolvido com ampla articulação com outras Instituições e Secretaria Estadual de Saúde. Essa pesquisa é desenvolvida em parceria com O Grupo de Pesquisa da Epidemia da Microcefalia (MERG) é uma equipe de pesquisadores de diversas instituições que está em busca de respostas para os casos de microcefalia registrados no Brasil. Fazem parte do MERG: Centro de Pesquisas Aggeu Magalhaes (CPqAM/Fiocruz-PE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES/PE), London School of Hygiene and Tropical Medicine (UK), Universidade de Pittsburgh (EUA), Fundação Altino Ventura (FAV), Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).
  2.  “Efeito a Longo Prazo da Infecção pelo Zika Virus na Audição” coordenado pela professoras Lilian Ferreira Muniz, com a colaboração da professora Mariana de Carvalho Leal, desde 2020 conduzem o em parceria com o National Health Intitute (NIH) na pessoa do Prof. Jay C. Buckey, M.D (Professor de Medicina da Geisel School of Medicine at Dartmouth – Lebanon/EUA).
  3. “Repercussões miofuncionais orofaciais nas alterações do Frênulo Lingual”, coordenada pelo Professor Dr. Hilton Justino da Silva e colaboração das Professoras Dra. Daniele Andrade da Cunha e Dra. Ana Cláudia Araújo, que articula o PPGSCH com a Pós-Graduação em Odontologia e ainda oferece formação e educação permanente para os profissionais da rede, além da parceria desenvolvida com a Dra. Roberta Martinelli, idealizadora do “Teste da linguinha” para detecção precoce das alterações do frênulo da língua em bebês.
  4. “A Voz da Mulher Transgênero” dissertação de Danielle Pereira Menezes sob orientação da Profa. Dra. Jonia Alves Lucena e coorientação da Profa. Dra. Zulina Souza de Lira, cujo público foram as mulheres transgênero, pertencentes ao “Espaço de Cuidado e Acolhimento Trans”, do Hospital das Clínicas de Pernambuco.
  5. “Orientação fonoaudiológica virtual: acompanhamento de usuários de implante coclear no processo de intervenção pós-operatório imediato” de Roberta Garcia Monteiro Vieira sob a orientação da professora Lilian Muniz, na sua dissertação intitulada desenvolveu um protocolo para orientação virtual quanto ao uso do dispositivo e aspectos relacionados à reabilitação auditiva, com uso restrito a um serviço público de referência, mas que pode ter seu uso ampliado para uso em outros espaços de saúde, podendo proporcionar maior segurança e autonomia aos usuários e maior proximidade entre família e centro de tratamento.
  6. “Efeito imediato de técnica vocal associada a realidade virtual e a estímulo auditivo rítmico na voz de pessoas com Parkinson” de Thalita Vitória Silva da Cruz sob a orientação da professora Zulina Lira, apresenta resultados que subsidiam a atuação fonoaudiológica, com a indicação uma técnica a ser aplicada nessa população específica.
  7. Análise da implantação do programa de triagem auditiva neonatal em um centro de referência do Recife” de Maria de Fátima Silva de Sousa sob a orientação da professora Silvana Griz contribui com importantes recomendações ao serviço de referência em triagem auditiva neonatal no estado de Pernambuco.
  8. “Validação de indicadores para avaliação do programa de conservação auditivae de Alcineide da Silva PimentaAnálise de implantação do programa de conservação auditiva em empresas no estado de Pernambuco” sob a orientação da professora Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima apresentam um conjunto de indicadores e um protocolo validados para monitoramento e avaliação dos Programas de Conservação Auditivo no país, esse produto das dissertações, podem gerar impacto positivo e aperfeiçoamento da atuação do fonoaudiólogo no programa, mas também de aprimoramento do programa.