Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM)
Sobre o Programa
RESULTADO DA ETAPA 2 E RESULTADO FINAL PUBLICADO NA ABA "PROCESSO SELETIVO"
O link para o formulário eletrônico de interposição de recursos quantoà homologação das candidaturas foi postado e se encontra na caixa dedicada ao processo seletivo, abaixo, nesta mesma página.
O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM - nasce de um esforço conjunto, de um grupo de professores de formação multidisciplinar, com foco na necessidade de desenvolvimento de pesquisa interdisciplinar e no desafio de construir conhecimento científico na área de Educação em Ciências e Matemática, e contribuir para que esse conhecimento pudesse gerar produtos e processos educativos para responder as demandas da sociedade no entorno do Campus Agreste.
Os interessados em realizar o mestrado em Educação em Ciências e Matemática no PPGECM devem ficar atentos ao processo seletivo para admissão, que é regido por Edital próprio todo ano.

ESTÁGIO DOCÊNCIA
ESTÁGIO DOCÊNCIA
O Estágio de Docência é uma atividade curricular facultada aos estudantes de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) da Universidade Federal de Pernambuco. Instituído em novembro de 1999 pelo Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Pernambuco (CCEPE), o estágio é realizado mediante desempenho de atividades de ensino na educação básica e na educação superior de graduação da UFPE.
Para saber mais acesse: https://www.ufpe.br/propg/estagio
ACESSE AQUI A RELAÇÃO NOS ALUNOS DE ESTÁGIO DOCÊNCIA POR SEMESTRE
REDES SOCIAIS

BOLSAS
BOLSAS
O PPGECM oferta duas bolsas CAPES por ano, além das bolsas da Propesq e da FACEPE.

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO
DISSERTAÇÕES DE MESTRADO
Nesta seção, estão os links de acesso para as dissertações produzidas no PPGECM.
TURMA 2015
ALBUQUERQUE, Thiago de Ramos. O vídeo como ferramenta de avaliação da aprendizagem de libras na formação de professores. 2017. 121 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.
OLIVEIRA, Gésica Kelly da Silva. Concepções de Docentes sobre o uso de Metodologias Ativas: Um Enfoque na Formação de Enfermeiros. 2017. 110 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.
TURMA 2016
SILVA. Dyovany Otaviano Da. A Epistemologia dos Professores de Química Em Escolas Estaduais no Agreste Pernambucano: Correlações Entre Prática Docente e Visões deformadas da Ciência. 2018. 81 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
TURMA 2017
COSTA, Thiago Viana. Motivação no ensino de matemática: um perfil de como professores de matemática da rede pública e privada desenvolvem as crenças de autoeficácia de seus alunos. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
FERREIRA, Sergina Maria Xavier Falcão. Delineando relações conceptuais entre formação dos professores dos anos iniciais e avaliação em matemática. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
GUIMARÃES, Cleiça Rafaela de Almeida. Abordando os conceitos de entropia e espontaneidade a partir da teoria dos perfis conceituais. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
LIMA, Emiliana Silva de. Teoria da formação das ações mentais por etapas de Galperin: uma proposta para o ensino de ciências articulado com a alfabetização e o letramento. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
LIMA, Renato Alves de. Estratégias didáticas com a utilização de simulações PHET em conjunto com atividades experimentais para ensinar química na educação básica. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
LOPES, Carlos Antonio da Silva. Jogos cooperativos e argumentação: caminhos para uma formação crítica e reflexiva de licenciandos em matemática. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
MELO, Carla Carvalho de. A experimentação como aporte em atividades por problematização: uma proposta para a significação de conceitos químicos associados à corrosão. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
MORAIS, Mariana Ferreira da Silva. A relação ao saber matemático de professores no contexto da educação do campo do município de Belo Jardim-PE. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
NASCIMENTO, Álison Márcio Rafael. Diferenças e aproximações dos saberes matemático: escolar e rural. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
REGO, Ana Maria da Cunha. A formação de professores em química e física de Pernambuco e suas relações com as novas perspectivas de avaliação da aprendizagem: uma análise documental à luz da teoria dos construtos pessoais e das gerações da avaliação. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
SALES, Marta Maria de Lima. Solidez da escola na pós-modernidade: uma viagem pelos caminhos das subjetividades de alguns alunos e de um docente em matemática. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
SANTOS, Indaclécio Paulo dos. Ecologia de aprendizagem sobre probabilidade com estudantes dos anos finais do ensino fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
SANTOS, Luan Danilo Silva dos. As contribuições dos mapas conceituais para a (re)significação de conceitos em cálculo diferencial e integral I na formação docente. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
SANTOS, Vilma de Albuquerque. Avaliação da aprendizagem na perspectiva dos professores que lecionam a disciplina de química no ensino médio integrado do IFPE. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
TURMA 2018
Revista | Currículo e Docência
Revista | Currículo e Docência
A revista CURRÍCULO & DOCÊNCIA (ISSN 2675-4630) é mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) do Campus do Agreste da UFPE, dedicada ao compartilhar de estudos e pesquisas sobre a compreensão das complexidades que envolvem o currículo e a docência em todos os níveis, do infantil à pós-graduação. Publica: artigos Idioma: português ISSN: 2675-4630 Periodicidade: Quadrimestral
Acesse aqui a Revista Currículo e Docência no Portal de Periódicos da UFPE.
PLANOS DE ENSINO
PLANOS DE ENSINO
Metodologia da Pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática - Prof. Constantin Xypas
Metodologia da Pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática T2 - Prof. Tânia Bazante
Tópicos Especiais no Ensino de Matemática ( Divulgação Científica) - Prof. Marcos Barros
Tópicos Especiais no Ensino de Química - Prof. Eduardo Mórtimer
Estudos Individualizados 2 - Prof. Ana Lúcia
Avaliação no Ensino de Ciências e Matemática - Prof. Kátia Cunha
Filosofia e História das Ciências e Matemática - Prof. Ernesto, Tarssiana e João Eduardo
Seminários II - Prof. Roberto Sá
PORTAL DO ALUNO
PORTAL DO ALUNO
SEMESTRE ACADÊMICO 2021.1
- CALENDÁRIO ACADÊMICO 2021.1 - PPGECM
- Horário de aulas 2021. 1 - PPGECM (Em breve)
SEMESTRE ACADÊMICO 2020.2
Projeto MultipliCAA UFPE
Projeto MultipliCAA UFPE
Sobre o Projeto
O multipliCAA é um coletivo formado por estudantes do PPGECM que tem como principal objetivo criar uma rede para os estudantes do Campus Acadêmico do Agreste, por meio de ações relacionadas à divulgação de informações e eventos, dicas, lives, além da realização de oficinas e outros diversos conteúdos para ajudar os estudantes nesse momento de aulas remotas e também além delas, multiplicando conhecimentos, ações e atitudes por meio das ações realizadas.
Conheça as redes sociais do projeto neste link
Acesse nosso Instagram.
SISTEMA SIGAA
SISTEMA SIGAA
O que acesso no SIGAA?
- Os alunos realizam as matrículas nas disciplinas do programa;
- Os alunos podem emitir declarações de vínculo, Atestado de Matrícula e histórico escolar;
- Consultar a Turma Virtual dos componentes em que está matriculado (notas, plano de aula, frequência, etc.)
Acesse abaixo o sistema e os manuais e tutoriais:
SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas

Disciplina Isolada (Alunos especiais)
Disciplina Isolada (Alunos especiais)
A Disciplina oferecida de forma Isolada (Disciplina Isolada) atende a dois grupos, alunos regularmente matriculados em outro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu e interessados que não estejam em nenhum PPG atualmente. Alunos de Graduação que estejam no último ano da graduação também podem cursar disciplinas do PPGECM de forma Isolada.
Os interessados em cursar devem ficar atentos às regras colocadas por cada disciplina/docente no início de cada semestre letivo. Nem todas as disciplinas ofertam vagas para DI, isso é uma prerrogativa do docente, bem como o processo utilizado para selecionar os candidatos.
(EM BREVE) EDITAL DE ALUNOS ESPECIAIS 2021.1 | PPGECM
SELECIONADOS NO EDITAL DE ALUNOS ESPECIAIS 2020.1 PPGECM
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ALUNO ESPECIAL 2020.1 PPGECM
EDITAL PROCESSO SELETIVO ALUNO ESPECIAL 2020.1 PPGECM
EDITAL MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS 2019.2
RESULTADO 2019.2 - AVALIAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

PROCESSO SELETIVO
PROCESSO SELETIVO
O Ingresso de novos discentes no PPGECM se dá por meio de EDITAL a cada ano.
PROCESSO SELETIVO PARA 2021(ATIVO)
02/03/2021 | FORMULÁRIO RECURSOS ETAPA 2 E RESULTADO FINAL
01/03/2021 | RESULTADO ETAPA 2 E RESULTADO FINAL
01/03/2021 | RESULTADO RECURSOS - ETAPA 1
05/02/2021 | ETAPA 1 - ANÁLISE DE PROJETO DE PESQUISA
28/01/2021 | ANÁLISE DOS RECURSOS DAS INSCRIÇÕES
08/01/2021 | HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES DE CANDIDATOS AO PROCESSO SELETIVO 2021
20/11/2020 | EDITAL PROCESSO SELETIVO DO PPGECM 2021
20/11/2020 | TEMPLATE PROJETO DE PESQUISA
20/11/2020 | FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
PROCESSO SELETIVO PARA 2020 (ENCERRADO)
MODELO DO “V” EPISTEMOLÓGICO DE GOWIN
Assista o Vídeo explicativo sobre o V Epistemológico de Gowin
https://www.youtube.com/watch?v=Gt8JEaaYoVU&feature=youtu.be
DOCUMENTOS
DOCUMENTOS
- REGIMENTO INTERNO
- PROCEDIMENTO PARA DEPÓSITO DE DISSERTAÇÃO NO ISOLAMENTO SOCIAL
- TERMO DE DEPÓSITO (BDTD-UFPE)
- PROCEDIMENTOS PARA EXAME DE QUALIFICAÇÃO
- MODELO DE PROJETO DE QUALIFICAÇÃO
- PROCEDIMENTOS PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
- PROCEDIMENTOS PARA EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA
- AVAL DO ORIENTADOR PARA APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS
- AVAL DO ORIENTADOR PARA DISCIPLINAS ISOLADAS EM OUTRO PPG
- MODELO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PPGECM
- SOLICITAÇÃO DE PRORROGAÇÃO DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO
- SOLICITAÇÃO DE TRANCAMENTO DE CURSO
- INSTRUÇÕES PARA REALIZAR O DEPÓSITO DE DISSSERTAÇÃO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL
Para mais informações sobre o depósito de dissertação, acesse: https://www.ufpe.br/sib/bdtd
DOCUMENTOS DA DEFESA DE DISSERTAÇÃO
SOLICITAÇÃO DE PASSAGENS E DIÁRIAS
- Ofício ou Memorando assinado pelo Coordenador do Programa ou
- seu substituto legal;
- Proposta de Concessão de Passagens e Diárias
- preenchida (Anexo acima);
- Documento oficial com foto (cópia legível);
- CPF (cópia legível);
- Declaração de Regularidade de matricula;
- Folder ou programação do evento (Quando for o caso);
- Carta de aceite do trabalho (quando for o caso);
- Resumo do trabalho a ser apresentado (até 2 páginas)
- Cópia dos bilhetes de passagens (quando não adquiridas pela UFPE)
- Documento indicando o valor a ser ressarcido (quando for o caso);
- Nome da revista para publicação (Quando for o caso);
- Titulo do(s) artigo(s) a ser(em) publicado(s) (quando for o caso).
Documentos para serem enviados para o e-mail: ppgecm.ufpe@gmail.com
Área de Concentração
Educação em Ciências e Matemática
A área de concentração em Educação em Ciências e Matemática engloba a pesquisa que visa a integração entre os conteúdos disciplinares de ciências e matemática e o conhecimento pedagógico, contemplando a formação de professores, a constituição do currículo e os processos de ensino e aprendizagem em diferentes áreas de conhecimento, níveis e contextos educacionais.
Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica
Líder: Kátia Calligaris Rodrigues
Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7917066920640337
Laboratório em Pesquisa de políticas, currículo e docência
Líder: Kátia Silva Cunha
Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9789135984306039
Laboratório de Pesquisa e Prática,Educação, Metodologias e Tecnologias
Líder: Marcos Alexandre de Melo Barros
Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5193331014826244
Grupo de pesquisa Di#erença
Líder: Simone Moura Queiroz
Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7972788635731793
NUPEFAP - Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação
Docente do Agreste Pernambucano
Líder: Edelweis José Tavares Barbosa
NUPERES - Núcleo de Pesquisa Relação ao Saber
Líder: José Dilson Beserra Cavalcanti
Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3755440118644873
NDEJE - Núcleo de Investigação, Desenvolvimento e Estudo de Jogos no Ensino
Líder: José Ayron Lira dos Anjos
Grupo Aya-Sankofa de Estudos Decoloniais e Afrocentrados em Educação Matemática
Líder: José Ivanildo Felisberto de Carvalho
Espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4534789412965878
Grupo de Instrumetação e Diálogos no Ensino de Química
Líder: José Euzébio Simões Neto
Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7316310289697974
NUPEFAP - Núcleo de Pesquisa, Extensão de Formação Docente do Agreste Pernambucano
Líder: Edelweis Jose Tavares Barbosa
Espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7880887537195563
Linhas de Pesquisa do PPGECM
- Currículo e Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemática
Estuda os processos de formação de professores, a formação humana e a inclusão, a relação entre formação, profissão e currículo, bem como visa aprofundar-se na compreensão, análise e avaliação da elaboração e adequação dos currículos da educação básica ou do ensino superior no que tange a área de Educação em Ciências e Matemática.
Disciplinas obrigatórias:
- Currículo e Docência
- Metodologia da Pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática
- Seminários I
- Metodologias e Práticas de Ensino de Ciências e Matemática
Estuda os processos metodológicos e as práticas que conduzem o ensino e a aprendizagem das ciências e da matemática, bem como os fenômenos relacionados a esses processos em diferentes níveis e contextos educativos.
Disciplinas obrigatórias:
- Fundamentos Sócio-cognitivos do Ensino de Ciências e Matemática
- Metodologia da Pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática
- Seminários I
24/02/2021 | Defesa de dissertação de Sâmara Aline Brito Brainer
LINK GOOGLE MEET: https://meet.google.com/jfu-rmmw-jny
Centro Acadêmico do Agreste – CAA
Avenida Campina Grande, SN, Nova Caruaru, Caruaru, PE, 55014-900