Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM)
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Sobre o Programa
O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM - nasce de um esforço conjunto, de um grupo de professores de formação multidisciplinar, com foco na necessidade de desenvolvimento de pesquisa interdisciplinar e no desafio de construir conhecimento científico na área de Educação em Ciências e Matemática, e contribuir para que esse conhecimento pudesse gerar produtos e processos educativos para responder as demandas da sociedade no entorno do Campus Agreste.
Os interessados em realizar o mestrado em Educação em Ciências e Matemática no PPGECM devem ficar atentos ao processo seletivo para admissão, que é regido por Edital próprio todo ano.
Atenção: Informamos que esta secretaria divide o antendimento aos discentes e aos docentes de dois programas de Pós-graduação, sendo eles o PPGECM e o MNPEF (PROFIS), além disso, contamos apenas com o apoio de um servidor técnico-adminstrativo*. O programa dispõe o e-mail ppgecm.ufpe@gmail.com, ou WhatsApp Business (81) 2103-9192, além do atendimento presencial, como canais de relacionamento com o público, sendo realizado da segunda-feira à sexta-feira, das o8h às 12h e das 13h às 17h.
Visando um melhor atendimento aos discentes, a secretaria está alterando a forma de solicitação de serviços. Dessa forma, a transição se dará gradualmente iniciando com o pedido de declaração antes do depósito da Dissertação junto à Biblioteca, que deverá ser solicitada preenchendo o link abaixo:
Pedido de declaração antes do depósito da Dissertação junto à Biblioteca

PROCESSO SELETIVO
PROCESSO SELETIVO
O Ingresso de novos discentes no PPGECM se dá por meio de EDITAL a cada ano.
PROCESSO SELETIVO PARA 2023
05/10/2022 | FORMULÁRIO DE RECURSOS AO RESULTADO DA ETAPA 2 - 2023
04/10/2022 | RESULTADO DA ETAPA 2 - 2023
16/09/2022 | AVALIAÇÃO DOS RECURSOS AOS RESULTADOS DA ETAPA 1 - 2023
05/09/2022 | CRONOGRAMA DE DEFESAS DE PROJETO - 2023 (COM INSTRUÇÕES)
30/08/2022 | FORMULÁRIO PARA RECURSOS AO RESULTADO DA ETAPA 1 - 2023
30/08/2022 | RESULTADO DA ETAPA 1 PARA A SELEÇÃO 2023
29/08/2022 | RESULTADO DOS RECURSOS À HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES PARA 2023
05/08/2022 | FORMULÁRIO PARA RECURSO À HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES PARA 2023
05/08/2022 | HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES PARA 2023
14/07/2022 | FORMULÁRIO PEDIDO DE DISPENSA DA TAXA DE INSCRIÇÕES 2023
11/07/2022 | FORMULÁRIO DE INSCRIÇÕES PARA 2023
06/07/2022 | EDITAL PROCESSO SELETIVO DO PPGECM 2023
06/07/2022 | TEMPLATE PROJETO DE PESQUISA PARA 2023
06/07/2022| CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO DO PPGECM 2023
06/07/2022 | RESOLUÇÃO SOBRE AÇÕES AFIRMATIVAS PARA AS VAGAS DAS PÓS-GRADUAÇÕES DA UFPE
ALUNOS ESPECIAIS (DISCENTES EM DISCIPLINA ISOLADA) - SELEÇÃO PARA 2022.2 (ENCERRADA)
25/07/2022 | RESULTADO DA SELEÇÃO PARA DISCIPLINAS ISOLADAS - 2022.2
14/07/2022 | FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS ISOLADAS - 2022.2
14/07/2022 | EDITAL DE SELEÇÃO PARA DISCENTES EM DISCIPLINAS ISOLADAS - 2022.2
PROCESSO SELETIVO PARA 2022 (ENCERRADO)
04/02/2022 | RESULTADO FINAL
21/12/2021 | PRÉ-MATRÍCULA - SELEÇÃO PPGECM 2022
20/12/2021 | RESULTADO FINAL - SELEÇÃO PPGECM
13/12/2021 | FORMULÁRIO DE RECURSO - SELEÇÃO PPGECM
13/12/2021 | RESULTADO ETAPA 2 - SELEÇÃO PPGECM
13/12/2021 | RESULTADO RECURSOS ETAPA 1 - SELEÇÃO PPGECM
24/11/2021 | FORMULÁRIO PARA RECURSOS AO RESULTADO DA ETAPA 1 (ABERTO ATÉ ÀS 22H DE 26/11/2021)
23/11/2021 | RESULTADO DA ETAPA 1 - ANÁLISE DOS PROJETOS DE PESQUISA
23/11/2021 | RESULTADO DA ANÁLISE DOS PEDIDOS DE RECURSO SOBRE A HOMOLOGAÇÃO DA INSCRIÇÃO
08/11/2021 | FORMULÁRIO PARA RECURSOS AO RESULTADO DAS HOMOLOGAÇÕES DE INSCRIÇÕES
05/11/2021 | HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES DE CANDIDATOS/AS AO PROCESSO SELETIVO DE DISCENTES PARA A TURMA QUE TERÁ INÍCIO EM 2022
26/10/2021 | RESULTADO SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO DO PPGECM 2022
08/10/2021 | EDITAL PROCESSO SELETIVO DO PPGECM 2022
08/10/2021 | TEMPLATE PROJETO DE PESQUISA PARA 2022
08/10/2021 | CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO DO PPGECM 2022
08/10/2021 | RESOLUÇÃO SOBRE AÇÕES AFIRMATIVAS PARA AS VAGAS DAS PÓS-GRADUAÇÕES DA UFPE
08/10/2021 | FORMULÁRIO DE INSCRIÇÕES PARA 2022
08/10/2021 | REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA 2022
PROCESSO SELETIVO PARA 2021(ENCERRADO)
09/03/2021| RESULTADO FINAL EM ORDEM CLASSIFICATÓRIA
09/03/2021 | Resultado Recursos - Etapa 2 e Resultado final
02/03/2021 | FORMULÁRIO RECURSOS ETAPA 2 E RESULTADO FINAL
01/03/2021 | RESULTADO ETAPA 2 E RESULTADO FINAL
01/03/2021 | RESULTADO RECURSOS - ETAPA 1
05/02/2021 | ETAPA 1 - ANÁLISE DE PROJETO DE PESQUISA
28/01/2021 | ANÁLISE DOS RECURSOS DAS INSCRIÇÕES
08/01/2021 | HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES DE CANDIDATOS AO PROCESSO SELETIVO 2021
20/11/2020 | EDITAL PROCESSO SELETIVO DO PPGECM 2021
20/11/2020 | TEMPLATE PROJETO DE PESQUISA
20/11/2020 | FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
PROCESSO SELETIVO PARA 2020 (ENCERRADO)
MODELO DO “V” EPISTEMOLÓGICO DE GOWIN
Assista o Vídeo explicativo sobre o V Epistemológico de Gowin
https://www.youtube.com/watch?v=Gt8JEaaYoVU&feature=youtu.be

ESTÁGIO DOCÊNCIA
ESTÁGIO DOCÊNCIA
O Estágio de Docência é uma atividade curricular facultada aos estudantes de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) da Universidade Federal de Pernambuco. Instituído em novembro de 1999 pelo Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Pernambuco (CCEPE), o estágio é realizado mediante desempenho de atividades de ensino na educação básica e na educação superior de graduação da UFPE.
Para saber mais acesse: https://www.ufpe.br/propg/estagio
DOCUMENTOS
ACESSE AQUI A RELAÇÃO NOS ALUNOS DE ESTÁGIO DOCÊNCIA POR SEMESTRE
REDES SOCIAIS

BOLSAS
BOLSAS
O PPGECM conta com duas modalidades de bolsas para auxiliar os estudantes ingressantes, as bolsas de Demanda Social da CAPES, e as bolsas de Pós-Graduação da FACEPE.
As Bolsas da FACEPE são regidas por edital próprio que é lançado todo ano e que os docentes do programa concorrem.
As bolsas da CAPES são direcionadas ao PPGECM e sua distribuição segue as normativas impostas PORTARIA Nº. 76, DE 14 DE ABRIL DE 2010, e pela Minuta de Regulamento Interno do PPGECM.

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO
DISSERTAÇÕES DE MESTRADO
Nesta seção, estão os links de acesso para as dissertações produzidas no PPGECM.
TURMA 2015
ALBUQUERQUE, Thiago de Ramos. O vídeo como ferramenta de avaliação da aprendizagem de libras na formação de professores. 2017. 121 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.
OLIVEIRA, Gésica Kelly da Silva. Concepções de Docentes sobre o uso de Metodologias Ativas: Um Enfoque na Formação de Enfermeiros. 2017. 110 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.
TURMA 2016
SILVA. Dyovany Otaviano Da. A Epistemologia dos Professores de Química Em Escolas Estaduais no Agreste Pernambucano: Correlações Entre Prática Docente e Visões deformadas da Ciência. 2018. 81 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
TURMA 2017
COSTA, Thiago Viana. Motivação no ensino de matemática: um perfil de como professores de matemática da rede pública e privada desenvolvem as crenças de autoeficácia de seus alunos. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
FERREIRA, Sergina Maria Xavier Falcão. Delineando relações conceptuais entre formação dos professores dos anos iniciais e avaliação em matemática. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
GUIMARÃES, Cleiça Rafaela de Almeida. Abordando os conceitos de entropia e espontaneidade a partir da teoria dos perfis conceituais. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
LIMA, Emiliana Silva de. Teoria da formação das ações mentais por etapas de Galperin: uma proposta para o ensino de ciências articulado com a alfabetização e o letramento. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
LIMA, Renato Alves de. Estratégias didáticas com a utilização de simulações PHET em conjunto com atividades experimentais para ensinar química na educação básica. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
LOPES, Carlos Antonio da Silva. Jogos cooperativos e argumentação: caminhos para uma formação crítica e reflexiva de licenciandos em matemática. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
MELO, Carla Carvalho de. A experimentação como aporte em atividades por problematização: uma proposta para a significação de conceitos químicos associados à corrosão. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
MORAIS, Mariana Ferreira da Silva. A relação ao saber matemático de professores no contexto da educação do campo do município de Belo Jardim-PE. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
NASCIMENTO, Álison Márcio Rafael. Diferenças e aproximações dos saberes matemático: escolar e rural. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
REGO, Ana Maria da Cunha. A formação de professores em química e física de Pernambuco e suas relações com as novas perspectivas de avaliação da aprendizagem: uma análise documental à luz da teoria dos construtos pessoais e das gerações da avaliação. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
SALES, Marta Maria de Lima. Solidez da escola na pós-modernidade: uma viagem pelos caminhos das subjetividades de alguns alunos e de um docente em matemática. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
SANTOS, Indaclécio Paulo dos. Ecologia de aprendizagem sobre probabilidade com estudantes dos anos finais do ensino fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
SANTOS, Luan Danilo Silva dos. As contribuições dos mapas conceituais para a (re)significação de conceitos em cálculo diferencial e integral I na formação docente. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
SANTOS, Vilma de Albuquerque. Avaliação da aprendizagem na perspectiva dos professores que lecionam a disciplina de química no ensino médio integrado do IFPE. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
TURMA 2018
Revista | Currículo e Docência
Revista | Currículo e Docência
A revista CURRÍCULO & DOCÊNCIA (ISSN 2675-4630) é mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) do Campus do Agreste da UFPE, dedicada ao compartilhar de estudos e pesquisas sobre a compreensão das complexidades que envolvem o currículo e a docência em todos os níveis, do infantil à pós-graduação. Publica: artigos Idioma: português ISSN: 2675-4630 Periodicidade: Quadrimestral
Acesse aqui a Revista Currículo e Docência no Portal de Periódicos da UFPE.

Comissão de Políticas de Inserção Social | Direito, Diversidade e Diferença
Comissão de Políticas de Inserção Social | Direito, Diversidade e Diferença
A Comissão de POLÍTICAS DE INSERÇÃO SOCIAL: Direito, Diversidade e Diferença é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA).
Os coordenadores da comissão foram aprovados pelo colegiado do programa em agosto de 2021 e são constituídos pelos docentes José Ivanildo Felisberto de Carvalho e Tânia Maria Goretti Donato Bazante.
O objetivo da comissão é promover e acompanhar ações afirmativas no âmbito do referido programa de pós-graduação, norteados pelos princípios do direito, da diversidade e da diferença para garantia do acesso, da permanência e do desenvolvimento das pessoas pretas e pardas, quilombolas, indígenas, ciganas e ciganos, pessoas trans e pessoas com deficiência.
A comissão surge na esteira da implementação do Núcleo de Políticas de Educação das Relações Étnico-Raciais – Núcleo ERER – da UFPE em novembro de 2020 e com a aprovação da Resolução nº 17/2021, fortalecendo, enquanto instâncias de formação e qualificação profissional, ambientes comprometidos com uma dimensão educativa e social mais justa, ao mesmo tempo em que delineia, mais fortemente, o papel da universidade pública a partir de práticas emancipatórias e libertadoras.
Neste espaço você pode conhecer alguns documentos importante relacionados às ações afirmativas.

Autoavaliação
Autoavaliação
1. Comissão de Autoavaliação
Edelweis Jose Tavares Barbosa (Docente)
Flávia Cristina Gomes Catunda de Vasconcelos (Docente)
José Dilson Beserra Cavalcanti (Coordenador)
Fernando Emilio Leite de Almeida (Docente)
Bruno Basílio Cardoso de Lima (Mestrando)
José Jefferson da Silva (Mestrando)
Ellen Milena Batista Pontes (Bolsista Desenvolvimento Profissional)
2. Formulários de Autoavaliação
3. Resultados da Autoavaliaçao de Acompanhamento dos Egressos:
Turma 2015
Turma 2016
Turma 2017
Turma 2018
Turma 2019
PLANOS DE ENSINO
PLANOS DE ENSINO
Metodologia da Pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática - Prof. Constantin Xypas
Tópicos Especiais no Ensino de Matemática ( Divulgação Científica) - Prof. Marcos Barros
PORTAL DO ALUNO
PORTAL DO ALUNO
SEMESTRE ACADÊMICO 2023
SEMESTRE ACADÊMICO 2022.1
SEMESTRE ACADÊMICO 2021.2
SEMESTRE ACADÊMICO 2021.1
SEMESTRE ACADÊMICO 2020.2
SEMESTRE ACADÊMICO 2019.1
Projeto MultipliCAA UFPE
Projeto MultipliCAA UFPE
Sobre o Projeto
O multipliCAA é um coletivo formado por estudantes do PPGECM que tem como principal objetivo criar uma rede para os estudantes do Campus Acadêmico do Agreste, por meio de ações relacionadas à divulgação de informações e eventos, dicas, lives, além da realização de oficinas e outros diversos conteúdos para ajudar os estudantes no processo de ensino aprendizagem.
Conheça as redes sociais do projeto neste link
Acesse nosso Instagram.
Maiores informações: multiplicaa.ufpe@gmail.com
SISTEMA SIGAA
SISTEMA SIGAA
O que acesso no SIGAA?
- Os alunos realizam as matrículas nas disciplinas do programa;
- Os alunos podem emitir declarações de vínculo, Atestado de Matrícula e histórico escolar;
- Consultar a Turma Virtual dos componentes em que está matriculado (notas, plano de aula, frequência, etc.)
Acesse abaixo o sistema e os manuais e tutoriais:
SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas

Disciplina Isolada (Alunos especiais)
Disciplina Isolada (Alunos especiais)
A Disciplina oferecida de forma Isolada (Disciplina Isolada) atende a dois grupos, alunos regularmente matriculados em outro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu e interessados que não estejam em nenhum PPG atualmente. Alunos de Graduação que estejam no último ano da graduação também podem cursar disciplinas do PPGECM de forma Isolada.
Os interessados em cursar devem ficar atentos às regras colocadas por cada disciplina/docente no início de cada semestre letivo. Nem todas as disciplinas ofertam vagas para DI, isso é uma prerrogativa do docente, bem como o processo utilizado para selecionar os candidatos.
Semestre 2023.1
Edital Disciplina Isolada - Data de Matrícula alterada para 13 e 14/03
Formulário de Inscrição para Disciplina Isolada
Resultado Final - Alunos Especiais 2023.1| PPGECM
Semestre 2022.1 (Encerrado)
RESULTADO FINAL - ALUNOS ESPECIAIS 2022.1 | PPGECM
EDITAL DE ALUNOS ESPECIAIS 2022.1| PPGECM
Semestre 2021.2 (Encerrado)
MANUAL DE MATRÍCULAS - ALUNOS ESPECIAIS 2021.2
FORMULÁRIO PRÉ-MATRÍCULA PPGECM - ALUNOS ESPECIAIS
RESULTADO FINAL - EDITAL ALUNOS ESPECIAIS 2021.2
EDITAL DE ALUNOS ESPECIAIS 2021.2 | PPGECM
Semestre 2021.1 (Encerrado)
EDITAL DE ALUNOS ESPECIAIS 2021.1 | PPGECM
RESULTADO DOS APROVADOS PARA ALUNOS ESPECIAIS 2021.1 | PPGECM
Semestre 2020.1 (Encerrado)
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ALUNO ESPECIAL 2020.1 PPGECM
EDITAL PROCESSO SELETIVO ALUNO ESPECIAL 2020.1 PPGECM
EDITAL MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS 2019.2
RESULTADO 2019.2 - AVALIAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
DOCUMENTOS
DOCUMENTOS
- REGIMENTO INTERNO
- PROCEDIMENTOS PARA QUALIFICAÇÃO
- CHECKLIST PARA DEPÓSITO DE DISSERTAÇÃO (PASSO A PASSO)
- PROCEDIMENTO PARA DEPÓSITO DE DISSERTAÇÃO NO ISOLAMENTO SOCIAL
- TERMO DE DEPÓSITO (BDTD-UFPE)
- PROCEDIMENTOS PARA EXAME DE QUALIFICAÇÃO
- MODELO DE PROJETO DE QUALIFICAÇÃO
- PROCEDIMENTOS PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
- PROCEDIMENTOS PARA EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA
- AVAL DO ORIENTADOR PARA APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS
- AVAL DO ORIENTADOR PARA DISCIPLINAS ISOLADAS EM OUTRO PPG
- MODELO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PPGECM
- SOLICITAÇÃO DE PRORROGAÇÃO DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO
- SOLICITAÇÃO DE TRANCAMENTO DE CURSO
- INSTRUÇÕES PARA REALIZAR O DEPÓSITO DE DISSSERTAÇÃO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL
Para mais informações sobre o depósito de dissertação, acesse: https://www.ufpe.br/sib/bdtd
Acesso aos manuais de normalização e ficha catalográfica e aos modelos de dissertação
https://www.ufpe.br/sib/ficha-catalografica-normalizacao
Para depósito na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD
https://www.ufpe.br/sib/bdtd
DOCUMENTOS DA DEFESA DE DISSERTAÇÃO
SOLICITAÇÃO DE PASSAGENS E DIÁRIAS
-
Ofício ou Memorando assinado pelo Coordenador do Programa ou
-
seu substituto legal;
-
Proposta de Concessão de Passagens e Diárias
-
preenchida (Anexo acima);
-
Documento oficial com foto (cópia legível);
-
CPF (cópia legível);
-
Declaração de Regularidade de matricula;
-
Folder ou programação do evento (Quando for o caso);
-
Carta de aceite do trabalho (quando for o caso);
-
Resumo do trabalho a ser apresentado (até 2 páginas)
-
Cópia dos bilhetes de passagens (quando não adquiridas pela UFPE)
-
Documento indicando o valor a ser ressarcido (quando for o caso);
-
Nome da revista para publicação (Quando for o caso);
-
Titulo do(s) artigo(s) a ser(em) publicado(s) (quando for o caso).
Documentos para serem enviados para o e-mail: ppgecm.ufpe@gmail.com
Área de Concentração
Educação em Ciências e Matemática
A área de concentração em Educação em Ciências e Matemática engloba a pesquisa que visa a integração entre os conteúdos disciplinares de ciências e matemática e o conhecimento pedagógico, contemplando a formação de professores, a constituição do currículo e os processos de ensino e aprendizagem em diferentes áreas de conhecimento, níveis e contextos educacionais.
Visualize os nossos grupos de pesquisa através deste INFOGRÁFICO
Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica
Líder: Kátia Calligaris Rodrigues
Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7917066920640337
Laboratório em Pesquisa de políticas, currículo e docência
Líder: Kátia Silva Cunha
Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9789135984306039
Laboratório de Pesquisa e Prática - Educação, Metodologias e Tecnologias - LAB EDUCAT
Líder: Maria Auxiliadora Padilha
Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5193331014826244
Grupo de pesquisa Di#erença
Líder: Simone Moura Queiroz
Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7972788635731793
NUPEFAP - Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação
Docente do Agreste Pernambucano
Líder: Edelweis José Tavares Barbosa
Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7880887537195563
NUPERES - Núcleo de Pesquisa Relação ao Saber
Líder: José Dilson Beserra Cavalcanti
Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3755440118644873
NDEJE - Núcleo de Investigação, Desenvolvimento e Estudo de Jogos no Ensino
Líder: José Ayron Lira dos Anjos
Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1296927909247362
Grupo Aya-Sankofa de Estudos Decoloniais e Afrocentrados em Educação Matemática
Líder: José Ivanildo Felisberto de Carvalho
Espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4534789412965878
Grupo de Instrumentação e Diálogos no Ensino de Química
Líder: José Euzébio Simões Neto
Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7316310289697974
NUPEFAP - Núcleo de Pesquisa, Extensão de Formação Docente do Agreste Pernambucano
Líder: Edelweis Jose Tavares Barbosa
Espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7880887537195563
Abordagens Metodológicas Para o Ensino e Aprendizagem em Ciência
Lider: Roberto Araújo Sá
Espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0107198533626520
Educação, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologias
Lider: Marcos Alexandre de Melo Barros
Espelho: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/718593
Núcleo de Pesquisa em Aprendizagem de Conceitos Científicos (NUPACC)
Líder: João Roberto Ratis Tenório da Silva
Espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/468437
Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Educação Matemática Inclusiva (GEPeDEMI)
Líder: Marcus Bessa de Menezes
Espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/601966
Estudos e Pesquisa em Didática da Matemática (EPeDiMa)
Líder: Fernando Emilio Leite de Almeida
Espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/683594
Grupo de Estudos sobre Recursos na Educação (GERE)
Líder: Verônica Gitirana
Espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5761903387681451
Grupo de Estudo e Pesquisa em Argumentação na Educação (GEPAEd)
Líder: Sylvia De Chiaro
Espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4151883447617984
Linhas de Pesquisa do PPGECM
- Currículo e Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemática
Estuda os processos de formação de professores, a formação humana e a inclusão, a relação entre formação, profissão e currículo, bem como visa aprofundar-se na compreensão, análise e avaliação da elaboração e adequação dos currículos da educação básica ou do ensino superior no que tange a área de Educação em Ciências e Matemática.
Disciplinas obrigatórias:
- Currículo e Docência
- Metodologia da Pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática
- Seminários I
- Metodologias e Práticas de Ensino de Ciências e Matemática
Estuda os processos metodológicos e as práticas que conduzem o ensino e a aprendizagem das ciências e da matemática, bem como os fenômenos relacionados a esses processos em diferentes níveis e contextos educativos.
Disciplinas obrigatórias:
- Fundamentos Sócio-cognitivos do Ensino de Ciências e Matemática
- Metodologia da Pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática
- Seminários I
8º ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Data: 27 de novembro a 01 de dezembro de 2023
Local: Universidade Federal de Pernambuco, campus do Agreste, Caruaru, PE
email: contato@apsignificativa.com.br
site: www.apsignificativa.com.br/8enas
Centro Acadêmico do Agreste – CAA
Avenida Campina Grande, SN, Nova Caruaru, Caruaru, PE, 55014-900