Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC)
Sobre o Programa
O Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Acadêmico do Agreste desenvolve-se em nível de Mestrado, com o objetivo de formar profissionais que atendam, quantitativa e qualitativamente, a expansão do ensino superior na área de Educação. Abrangendo diversas modalidades e dimensões do fenômeno educativo, o Programa busca desenvolver reflexão e propor caminhos que auxiliem o enfrentamento das grandes questões e desafios colocados pelos novos paradigmas científicos e educacionais, atento às novas demandas do sistema educacional e às práticas educativas desenvolvidas em espaços escolares e não escolares.

Estágio de Docência
Estágio de Docência

Bolsas
Bolsas
Bolsas ativas do PPGEduC em 2019:
15 bolsas FACEPE
09 bolsas CAPES cota do curso
01 bolsa DS/CAPES cota da Pró-reitoria
Bolsas do PPGEduC em 2018.1:
9 bolsas FACEPE
08 bolsas CAPES cota do curso
01 bolsa DS/CAPES cota da Pró-reitoria
Bolsas do PPGEduC em 2016.1:
12 bolsas FACEPE
08 bolsas CAPES cota do curso
01 bolsa DS/CAPES cota da Pró-reitoria
Comissão de bolsas 2016.1:
A Comissão de Bolsas do PPG em Educação Contemporânea é composta por: Conceição Gislâne Nóbrega Lima de Salles (coordenadora do Programa), Everaldo Fernandes da Silva (docente permanente) e Tatianne Bezerra (representante discente).
Crítérios para concessão de bolsas:
Os critérios gerais para alocação de bolsas são: ordem de classificação no processo seletivo e não possuir vínculo empregatício. É observada a ordem de classificação nas duas linhas de pesquisa do Programa, distribuindo as bolsas de forma igualitária entre as linhas, visando manter cada linha com o mesmo número de bolsas.

Seleção/Editais
Seleção/Editais
SELEÇÃO REGULARES 2021 | Seleção BOLSISTA (Apoio Administrativo) 2020 |
DOUTORADO 2021 RESULTADO FINAL APROVADAS(OS) E CLASSIFICADAS(OS) - LINHA 1 APROVADAS(OS) E CLASSIFICADAS(OS) - LINHA 2 APROVADAS(OS) E NÃO CLASSIFICADAS(OS) - LINHA 2 RESULTADO ETAPA 4 - PROVAS DE IDIOMAS E AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES COMPROVADO RESULTADO ETAPA 3 - AVALIAÇÃO DO MEMORIAL RESULTADO ETAPA 2 - DEFESA DE PROJETOS ETAPA 2 - DEFESA DE PROJETOS RESULTADO ETAPA 1 - AVALIAÇÃO DE PROJETOS ___________________________ RESPOSTAS RECURSOS HOMOLOGAÇÕES INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS - LINHA 1 INSCRIÇÕES NÃO HOMOLOGADAS - LINHA 1 INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS - LINHA 2 INSCRIÇÕES NÃO HOMOLOGADAS - LINHA 2
EDITAL DOUTORADO 2021 (Republicado em 17/08/20) 2ª RETIFICAÇÃO EDITAL DOUTORADO ANEXOS EDITÁVEIS - DOUTORADO 2021 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ON-LINE ________________________________________ MESTRADO 2021 RESULTADO FINAL RESULTADO ETAPA 3 - PROVA DE IDIOMA E AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES COMPROVADO RESULTADO ETAPA 2 - DEFESA DE PROJETOS ETAPA 2 - DEFESA DE PROJETOS CALENDÁRIO - LINHA 2 (RETIFICADO) RESULTADO ETAPA 1 - AVALIAÇÃO DE PROJETOS APROVADOS LINHA 2 - RETIFICADO _________________________ RESPOSTAS RECURSOS HOMOLOGAÇÕES INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS - LINHA 1 INSCRIÇÕES NÃO HOMOLOGADAS - LINHA 1 INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS - LINHA 2 INSCRIÇÕES NÃO HOMOLOGADAS - LINHA 2
2ª RETIFICAÇÃO EDITAL MESTRADO 3ª RETIFICAÇÃO EDITAL MESTRADO 4ª RETIFICAÇÃO EDITAL MESTRADO ANEXOS EDITÁVEIS - MESTRADO 2021 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ON-LINE
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RESULTADO FINAL (publicado em 25/11/2019) RESPOSTAS AOS RECURSOS - ETAPA 3 RESULTADO ETAPA 3: _____________________________________________ RESPOSTAS AOS RECURSOS - ETAPA 2 RESULTADO ETAPA 2 ___________________________________________ ETAPA 2 - AVALIAÇÃO E DEFESA DOS PROJETOS DE PESQUISA CALENDÁRIO DE DEFESAS - LINHA 1 CALENDÁRIO DE DEFESAS - LINHA 2 ______________________________________ ______________________________________ RESULTADO ETAPA 1 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAL E ESPECÍFICO. ______________________________________________ ***ATENÇÃO*** ETAPA 01 - 05/09/2019 - Quinta-feira - 14h LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS: Todas as provas serão no Bloco K (em frente à cantina) Linha 1 - Educação e Diversidade - 1º andar - Salas K5 e K9 (conforme listagens abaixo): Candidatos Sala K5 (clique aqui) Candidatos Sala K9 (clique aqui) Linha 2 - Docência, Ensino e Aprendizagem - 2º andar - Salas K3 e K4 (conforme listagens abaixo): Candidatos Sala K3 (clique aqui) Candidatos Sala K4 (clique aqui) __________________________________________
RESULTADO - HOMOLOGAÇÕES 2020 Inscrições Homologadas Inscrições Não Homologadas _____________________________________________ RESULTADO FINAL 2019 (CLIQUE AQUI) ____________________________________ ETAPA 3 - Respostas aos Recursos (CLIQUE AQUI) Notas da Etapa 3 - Prova de Idioma e Avaliação do Currículo Lattes comprovado Resultado Etapa 2 - Avaliação e Defesa dos Projetos de Pesquisa
Calendário de Defesa dos Projetos: ___________________________________________ ETAPA 1 - Respostas aos Recursos (CLIQUE AQUI). Resultado Etapa 1 - Prova de Conhecimentos Geral e Específico
ATENÇÃO ETAPA 01 - 05/09/2018 - 14h LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS: Bloco K (em frente à cantina)
Linha 1 - Educação e Diversidade - 1º andar bloco K - Salas K7 e K9 (conforme listagens abaixo): Candidatos Sala K7 (clique aqui) Candidatos Sala K9 (clique aqui)
Linha 2 - Docência, Ensino e Aprendizagem - 2º andar bloco K - Salas K3 e K4 (conforme listagens abaixo): Candidatos Sala K3 (clique aqui) Candidatos Sala K4 (clique aqui)
OBS: Foi solicitada a retificação do item 3.1 referente às datas do prazo recursal do Resultado Final. Onde lê-se: "26, 27 e 28 de novembro de 2016" Leia-se: "26, 27 e 28 de novembro de 2018" ______________________________________________
| SELEÇÃO BOLSISTA APOIO ADMINISTRATIVO 2020 ATENÇÃO: ESTA SELEÇÃO ESTÁ SUSPENSA ATÉ O RETORNO DAS AULAS. APÓS O RETORNO DAS AULAS, SERÃO INFORMADAS AS NOVAS DATAS DA SELEÇÃO.
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- RESULTADO Temporários 2020.1 Início das Aulas 2020.1: CLIQUE AQUI - Anexos Editáveis - Temporários 2020.1
______________________ - RESULTADO Temporários 2019.2 - Anexos Editáveis - Temporários 2019.2 ______________________
Resultado Seleção PNPD 2019 1º lugar - Maria Julia Carvalho de Melo (inscrita na Linha 2); 2º lugar - Ângela Cristina Alves Albino (inscrita na Linha 2); 3º lugar - Oscar Emerson Zúñiga Mosquera (inscrito na Linha 1); 4º lugar - Arlindo Cornelio Ntunduatha Juliasse (inscrito na Linha 1); 5º lugar - Flávio Lyra de Andrade (inscrito na Linha 1). _______________________ Seleção Temporários 2019.1 - Anexos Editáveis - Temporários 2019.1 ______________________
___________________ Resultado Seleção PNPD 2018 Candidata aprovada: ELIETE CORREIA DOS SANTOS _______________ ________________ RESULTADO SELEÇÃO TEMPORÁRIOS 2018.1 (Publicado em 28/02/2018)
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Calendário, Horário de Disciplinas e Matrícula
Calendário, Horário de Disciplinas e Matrícula
ATENÇÃO: MESTRADO - AULAS REMOTAS (ON-LINE) - SEMESTRE 2020.2
Oferta de Disciplinas - Alunos Regulares - 2020.2
Matrícula: 14 e 15/10/2020 no SIGAA.
Início das aulas: CLIQUE AQUI.
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Datas de início das aulas remotas: CLIQUE AQUI
Oferta de Disciplinas - Alunos Regulares - 2020.1
Oferta de Disciplinas - Alunos Especiais (disciplinas isoladas) - 2020.1
Calendário de Matrícula - Aulas Remotas - 2020.1
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Oferta de Disciplinas 2020.1 (CANCELADO)
Anexos Editáveis do Manual de Matrícula 2020.1
Início das Aulas 2020.1: CLIQUE AQUI
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Anexos Editáveis do Manual de Matrícula 2019.2
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INÍCIO DAS AULAS 2019.2
EDU925 - TÓPICOS ATUAIS EM EDUCAÇÃO I: Fundamentos para uma Educação Não-Sexista - 19/08/2019
EDU926 - TÓPICOS ATUAIS EM EDUCAÇÃO : Educação em Movimentos de Cultura Popular - 20/08/2019
EDU905 - DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR - 22/08/2019
EDU900 - FUNDAMENTOS SÓCIO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 15/08/2019
EDU922 - SEMINÁRIOS I - A CONFIRMAR
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Calendário de matrícula SigaPós 2019.1
Manual de Matrícula 2019.1 (Anexos Editáveis)
Oferta de Disciplinas 2019.1 _______________________________________________________________________
Calendário de matrícula SigaPós 2018.2Manual de Matrícula 2018.2 (Anexos Editáveis)
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Calendário de matrícula SigaPós 2018.1
OBS.: No manual encontram-se também informações para matrícula de alunos regulares externos de outros PPGs.
Anexos Editáveis 2018.1 (Manual de Matrícula)
Oferta de Disciplinas 2018.1 - Rev.1
Formulários e Procedimentos Diversos
Formulários e Procedimentos Diversos
Requerimento geral de documentos diversos: ATENÇÃO: Todas as solicitações de documentos deverão ser encaminhadas através desse requerimento geral. Não serão consideradas solicitações encaminhadas sem esse formulário e/ou enviadas APENAS por email.
Aproveitamento de créditos OBS.: Os créditos cursados antes da entrada regular do(a) discente no curso de emstrado não entram no histórico do SIGA, mas serão contabilizados no histórico geral e completo do aluno que fica sob a responssabilidade da secretaria do curso. Lembando que os créditos para aproveitamento tem validade apenas de 5 anos, após esse tempo, não serão mais contados (ver Regimento interno do Programa). Até 08(oito) créditos em disciplinas isoladas, cursadas antes da entrada como aluno(a) regular, poderão ser aproveitados no curso pelo(a) mesmo(a).
Estágio de docência No tempo determinado pela PROPESQ, a secretaria eviará os dados para registro dos alunos que realizarão estágio docência naquele semestre.
Qualificação de projeto de pesquisa
Defesa de dissertação
Trancamento de matrícula OBS.: Com exceção do requerimento geral e do formulário de aproveitamento de créditos quando as disciplinas forem cursadas no PPGEduC, os demais requerimentos passarão por apreciação do Colegiado do Programa em reunião. Colação de grau Após realizado o depósito definitivo da dissertação, o mestre ou a mestra deverá trazer os seguintes documentos à secretaria do PPGEduC para providenciar a colação de grau: - Declaração de nada consta e recibo de depósito definitivo da disertação entregues pela Biblioteca Central no ato do depósito definitivo;
Caso o aluno necessite de colação de grau extra, deverá trazer também ofício do seu trabalho solicitando providências para colação de grau devido a elevação de nível/progressão salarial, ou algo nesse teor para que possamos montar processo. Expedição de diploma Após a colação de grau, a secretaria se encarregará de solicitar a expedição do diploma de mestre(a) o mais breve possível. Para isso, o(a) mestre(a) deverá trazer para apresentar os documentos originais e entregar na secretaria do Programa os seguintes documentos: - cópia da certidão de nascimento/casamento/divórcio; - cópia de RG e CPF; - comprovante de quitação eleitoral atualizado; - cópia do diploma de graduação, frente e verso; - Nada Consta e Recibo de depósito da dissertação/tese na biblioteca central. O diploma só poderá ser solicitado após a entrega da documentação. Quando o diploma chegar à secretaria do Programa, o interessado será comunicado por e-mail para vir retirá-lo pessoalmente. O diploma será assinado na secretaria com caneta apropriada. Apenas após essa assinatura, o interessado poderá levar o diploma. Bolsistas CAPES e DS/CAPES(PROPESQ)
Após realizados os ajustes e as revisões da dissertação, o(a) mestre(a) deve solicitar a ficha catalográfica à Biblioteca do CAA, enviando e-mail para: dissertacao.agreste@gmail.com . Uma bibliotecária dará as coordenadas para expedição da ficha catalográfica. OBS.: O depósito definito da dissertação ocorre em dois passsos: 1º na Biblioteca Central em Recife (detalhes abaixo) e 2º na secretaria do Programa. Detalhes a seguir: 1º Passo - Biblioteca Central: O depósito de Teses e Dissertações em formato digital na BDTD/UFPE requer alguns procedimentos por parte do autor do trabalho. São eles: a) preenchimento de 01 (uma) via do Termo de Depósito Legal e Autorização para Publicação no Repositório Institucional (RI); b) preenchimento de 03 (três) vias do Recibo e; c) regularização no Sistema Integrado de Bibliotecas da UFPE e; d) entrega dos originais da folha de aprovação (elaborada conforme a ABNT NBR 14724) e da ata de defesa da tese ou dissertação, assinadas, pela maioria dos componentes da banca examinadora, sendo uma obrigatoriamente do orientador (Resolução CCEPE nº 16/2016). Chamamos a atenção para o fato de que folha de aprovação e ata de defesa são documentos distintos. Os documentos acima mencionados, assim como, o modelo de folha de aprovação, resolução e orientação para o depósito ou solicitação de dispensa das teses ou dissertações (caso de patentes), encontram-se disponíveis para downloads no site (https://www.ufpe.br/sib/index.php?option=com_content&view=article&id= 180&Itemid=248) ou (https://www.ufpe.br/sib/index.php?option=com_content&view=article&id= 197%3Abdtdpage&catid=1&Itemid=227). Telefone da Biblioteca Central em Recife para tirar dúvidas sobre esse assunto: (81) 2126-8091.
- Uma cópia em CD/DVD da versão (em pdf) entregue na Biblioteca Central;) - Recibo de depósita na Biblioteca Central - original ; - Nada consta entregue pela Biblioteca Central - original. A secretaria entregará um documento comprovando esse depósito.
II. trancamento de matrícula por um período máximo de 6 (seis) meses, não sendo esse período considerado para efeito de contabilização do prazo máximo exigido para a conclusão do respectivo curso. § 2º - Caberá ao colegiado do Programa decidir sobre os pedidos de prorrogação e trancamento. § 3º - O aluno será desligado do curso conforme decisão do colegiado, na ocorrência de uma das seguintes situações: I. não defender dissertação dentro do prazo máximo de permanência no curso; II. ser reprovado duas vezes na mesma disciplina ou em duas disciplinas distintas; III. obter rendimento acadêmico não satisfatório; IV. no caso de prorrogação, não defender a dissertação até o prazo final da prorrogação; V. no caso de trancamento de matrícula, não renovar sua matrícula em até 15 dias após esgotado o período do trancamento; VI. ter sido reprovado no exame de qualificação ou pré-banca. § 4º O aluno desligado do Programa somente poderá voltar a se matricular após aprovação em novo concurso público de seleção e admissão. § 5º Não será permitida a inscrição de candidato em concurso público de seleção e admissão ao curso caso ele tenha sido desligado por mais de uma vez.
SEÇÃO II DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR Art. 12 – As disciplinas que compõem a estrutura curricular do Programa serão distinguidas em: I. disciplinas obrigatórias, reduzidas ao núcleo mínimo exigido pelos objetivos gerais visados pelo curso e necessários para imprimir-lhe unidade; II. disciplinas eletivas, que permitirão a complementação do currículo. Art. 13 – Observadas as normas específicas aplicáveis aos cursos de pós-graduação stricto sensu, a integralização curricular será feita pela computação de créditos relativos a disciplinas e outras atividades curriculares, nas quais o aluno obtiver aprovação. Art. 14 – A unidade de crédito, ou simplesmente crédito, corresponderá a 15 (quinze) horas de aulas teóricas ou práticas. Art. 15 – Para a obtenção do grau de Mestre, o aluno deverá completar, pelo menos, 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas – sendo 08 (oito) destes em disciplinas obrigatórias e 16 (dezesseis) em disciplinas eletivas, totalizando um mínimo de 24 créditos. Art. 16 – Os créditos obtidos em cursos de pós-graduação stricto sensu terão validade de 5 (cinco) anos para o curso de Mestrado, contados a partir do final do período no qual a disciplina foi oferecida. Parágrafo Único – A critério do Colegiado, poderão ser aceitos créditos obtidos em outros programas de pós-graduação stricto sensu recomendados pelo órgão federal competente. Art. 17 – Os mestrandos poderão cursar disciplinas em outros cursos de pós-graduação stricto sensu recomendados pelo órgão federal competente. Parágrafo único - Para contabilizar os créditos obtidos em tais disciplinas, os alunos precisarão de um aval do seu orientador para se matricular nelas.
Para mais informações, acessar o Regimento do PPGEduC. |
Notícias Notícias
Área de Concentração
- Educação Contemporânea
Linhas de Pesquisa
- Educação e Diversidade
A linha de pesquisa caracteriza-se pelo estudo das experiências educativas relacionadas à educação e diversidade,
contemplando investigações que abordam, a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, temáticas
como gênero e sexualidades, pluralismo étnico-racial, educação do campo, educação popular, estética e imaginário
e tecnologias sociais e educacionais, no âmbito escolar e não-escolar.
- Docência, Ensino e Aprendizagem
A linha de pesquisa contempla a produção de conhecimentos sobre questões contemporâneas relacionadas à
docência e aos processos de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, articula investigações que abordam, a partir
de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, temas como políticas e práticas de currículo, avaliação e
formação docente; profissionalização docente; saberes e práticas de ensino; processos de ensinar e aprender em
diferentes áreas de conhecimento.
Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea - Centro Acadêmico do Agreste – CAA
Av. Campina Grande (Rodovia BR-104, km 59), s/n - Nova Caruaru, CEP: 55014-900. Caruaru-PE Caruaru - PE – Brasil
ppgeducont.caa@ufpe.br (81) 2103-9179