Departamento de Zoologia
Sobre
O Departamento de Zoologia da Universidade Federal de Pernambuco reúne 20 laboratórios de pesquisa e é a sede do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal – um programa de excelência na Área de Biodiversidade. O Departamento conta com 23 docentes doutores, três técnicos de laboratório e um secretário.
Realizamos pesquisas em diversas áreas da Zoologia, investigando várias espécies de animais de ecossistemas terrestres, marinhos, estuarinos e ambientes de água doce. As pesquisas desenvolvidas no departamento incluem estudos nas áreas de ecologia, fisiologia, comportamento, evolução, taxonomia, sistemática, conservação, mudanças climáticas, poluição, além de manejo e uso sustentável da biodiversidade. Professores e estudantes têm interagido com a comunidade científica internacional e nacional para identificar e ajudar a resolver problemas de conservação de animais no Brasil. Os estudos são conduzidos in situ e ex situ e têm ajudado a inserir tecnologias emergentes na avaliação da composição, riqueza, distribuição e status de conservação da biodiversidade brasileira. Vários professores e alunos interagem com a sociedade, com criadores de políticas públicas e tomadores de decisão, discutindo como os resultados de suas pesquisas podem ajudar a resolver problemas imediatos da sociedade, dos animais e do ambiente.
Os docentes do Departamento atendem três cursos de graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado, Licenciatura e com ênfase em Ciências Ambientais), além de ministrar aulas no curso de Biomedicina. As disciplinas ministradas abarcam as áreas de Biologia da Conservação, Ecologia, Estatística, Evolução, Metodologia Científica e Zoologia. Além disso, os docentes atuam como professores e orientadores no Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da UFPE (PPGBA) e em outros cursos de pós-graduação sensu stricto oferecidos por instituições parceiras.
O Departamento de Zoologia possui coleções científicas de referência nacional e internacional, com um acervo bastante representativo dos animais do Brasil. Podemos destacar as seguintes coleções:
Coleção de Mamíferos (Curador: Professor Dr. Diego Astúa de Moraes): conta com 3500 exemplares, entre peles, crânios, esqueletos e material em meio líquido de mamíferos, e constitui a 2a maior coleção de mamíferos do Nordeste e a principal coleção de referência do estado de Pernambuco.
Coleção Ornitológica (Curador: Professor Dr. Luciano Naka): com aproximadamente 6200 exemplares (peles e 2500 tecidos), incluindo dois holótipos, representa a principal coleção ornitológica do Nordeste.
Coleção de Esponjas (Curador: Professor Dr. Ulisses Pinheiro): com mais de 3500 exemplares, incluindo com 21 holótipos, além de parátipos de 25 espécies, representa a segunda maior coleção de Esponjas do Nordeste e a quarta do Brasil.
Coleção Entomológica (Curadora: Professora Dra. Luciana Iannuzzi): possui mais de 22000 exemplares, com ênfase em Coleoptera (15000), Formicidae (5000), Lepidoptera (2000).
Coleção de Arachnida (Curadora: Professora Dra. Débora Lima): tem aproximadamente 500 exemplares.
Coleção de Parátipos de Nematoda (Curador: Professor Dr. André Esteves): conta com 429 lâminas montadas e exemplares depositados no Museu Nacional.
Coleção de Bryozoa (Curador: Professor Dr. Leandro Viera): possui 450 espécimes tombados e mais 10000 ainda por tombar.
Coleção Hepertológica (Curadores: Professores Drs. Pedro Nunes e Pedro Ivo Simões): Possui mais de 2000 exemplares de répteis e anfíbios tombados.