Projetos de Arquitetura e Complementares Projetos de Arquitetura e Complementares
• Em construção... Projeto de Reforma de Acessibilidade do Bloco E - CCS - Odontologia
O projeto surgiu a partir da necessidade de adequação das edificações com o intuito de torná-las acessíveis a todas as pessoas através da eliminação das barreiras físicas existentes. O bloco E possui térreo mais dois pavimentos e conecta dois outros blocos (C e F) através de uma marquise com duas escadas. Para a adequação da acessibilidade será necessária a construção de plataforma elevatória e de um elevador. Além disso, foram projetados banheiros acessíveis em todos os pavimentos da edificação, rampa para o acesso ao auditório, troca das portas com vão menores que 80 cm, adequação das escadas existentes com corrimão e guarda-corpo adequados e de acordo com as normas.
Elaboração do Projeto
• Projeto de Reforma de Acessibilidade do Bloco E - CCS - Odontologia
O projeto surgiu a partir da necessidade de adequação das edificações com o intuito de torná-las acessíveis a todas as pessoas através da eliminação das barreiras físicas existentes. O bloco E possui térreo mais dois pavimentos e conecta dois outros blocos (C e F) através de uma marquise com duas escadas. Para a adequação da acessibilidade será necessária a construção de plataforma elevatória e de um elevador. Além disso, foram projetados banheiros acessíveis em todos os pavimentos da edificação, rampa para o acesso ao auditório, troca das portas com vão menores que 80 cm, adequação das escadas existentes com corrimão e guarda-corpo adequados e de acordo com as normas.
Para o projeto de reforma do Bloco E - CCS Odontologia foram necessárias várias soluções e adaptações para tornar o edifício mais acessível. Começando pelo lado externo da edificação com uma nova proposta para o estacionamento, com dois acessos através de rampas próximo ao bloco F e outro junto à entrada da clínica. Além disso, a calçada foi reestruturada com piso tátil, as vagas marcadas no piso e com placas. As entradas do bloco E foram niveladas com uma grande rampa de inclinação suave de 0,5% até a cota 0.00m da rua, com o estacionamento acompanhando o desnível. As escadas laterais foram reformuladas de acordo com essa nova cota e também com as normas de acessibilidade. Na escada que liga o bloco E ao bloco C também foi proposta uma plataforma de acesso.
Um elevador foi projetado localizado na entrada do edifício para vencer os andares superiores do bloco E, as salas do primeiro andar foram realocadas para a nova laje que faz a interligação com a parte posterior da edificação, solucionando a questão das áreas para a coordenação e do fluxo por toda a edificação. Os banheiros foram reformados para atender às normas de acessibilidade e facilitar o uso por todas as pessoas. No andar térreo, onde já existe um auditório foi projetada uma rampa de acesso para a parte mais alta da plateia e um acesso também se dá pela parte inferior através de uma porta larga com barras antipânico. Ainda foram colocados áreas reservadas para cadeiras de rodas, cão-guia, cadeiras para uso de pessoas obesas e pessoas com mobilidade reduzida.
Elaboração do Projeto
• Jardim na Biblioteca do CE
A coordenação do Espaço literário infantil da Biblioteca do CE solicitou o projeto de requalificação do jardim adjacente à biblioteca para que o espaço possa ser utilizado pelas pessoas que frequentam o local, como mais uma opção para leitura e atividades para as crianças.
O projeto foi pensado para atender à demanda das crianças, no entanto de forma que não ficasse infantilizado demais, visto que é um espaço universitário. Foi solicitado a criação de um ambiente coberto, tipo caramanchão, e a criação de um local para pintura das crianças, com isso, criamos um pergolado de madeira a ser coberto por trepadeiras e uma parede onde as crianças poderão fazer pinturas.
Procuramos manter a visibilidade de dentro das salas adjacentes para que as pessoas que se encontram lá possam usufruir ao menos visualmente desse espaço. O piso especificado é permeável fazendo um mix com grama e solo natural, proporcionando acessibilidade e contato com a natureza.
Tiramos partido da mangueira existente e a vegetação a ser inserida já é bastante utilizada dentro do campus, possibilitando assim a fácil manutenção e garantindo a constante beleza e conforto do local.
Elaboração do Projeto
• Hall e Portaria do CCEN
A diretoria do CCEN solicitou o projeto de requalificação do Hall e da Portaria do centro para garantir um melhor controle do acesso ao local e também proporcionar maior conforto e segurança aos usuários.
Foi solicitado a criação de um espaço climatizado para a portaria e a colocação de catracas para o controle de acesso ao edifício.
Também foi solicitada a criação de um espaço onde os usuários possam estudar e interagir no hall de forma confortável, assim foi proposta a colocação de mesas com cadeiras para este uso.
Também foi sugerida a criação de um hall de espera onde hoje existe uma circulação sem nenhum mobiliário. Dessa forma os visitantes e frequentadores do CCEN terão muitas opções de espaço para interagir e descansar de forma confortável e agradável.
Elaboração do Projeto
• CCEN Copas
A direção do CCEN solicitou o projeto para a criação de duas copas, uma para servidores e outra para alunos.
O projeto buscou a melhor utilização do espaço, proporcionando conforto e acessibilidade para os usuários.
Elaboração do Projeto
• Espaço Literário Infantil na Biblioteca do CE
O Centro de Educação solicitou a criação de um espaço para crianças dentro da biblioteca. O local atenderá a crianças de 0 a 11 anos e também servirá para atividades docentes e formativas, com isso precisa ter um layout flexível para adultos e crianças.
Todo o layout e mobiliário foram pensados considerando essa flexibilidade no uso, assim foram propostas estantes com rodinhas e o uso de puffs que podem ser facilmente arrastados aumentando a área para atividades.
Foi solicitado também um espaço para a projeção de filmes ou aulas e um local onde as crianças possam desenhar com giz, assim criamos essa parede na cor verde onde será instalado um rolo para a projeção.
Utilizamos cores lúdicas e um piso lavável, visto que o local deve ter fácil limpeza e manitenção. Nas estantes para as crianças menores as capas dos livros devem ficar expostas, para que elas possam se interessar pela leitura mesmo ainda não sabendo ler.
O ponto de partida para a elaboração desse projeto foi: "O ambiente é acessório do livro que é o protagonista deste espaço."
Elaboração do Projeto
• Projeto Ampliação do Restaurante Universitário
O Restaurante Universitário, projeto do arquiteto e urbanista Ênio Eskinazi - que também é professor da UFPE - foi inaugurado em 2011. Tem capacidade para atender 550 pessoas sentadas e conta com um salão para refeições, cozinha e banheiros além de reestruturação da área externa.
Após algum tempo de funcionamento do restaurante, outras demandas foram identificadas no espaço, tornando-se objeto da atual proposta de reforma. A primeira delas corresponde ao aumento do número de pessoas a usar o espaço. Dessa forma surgiu a necessidade de ampliação do salão de refeições para atender a todos de maneira confortável. Além disso, foram observadas algumas exigências quanto a acessibilidade, pois alguns acessos eram feitos predominantemente por escadas, tornando-se não acessíveis. Sendo assim, a proposta de reforma prevê novas rampas e tratamento de toda a área de forma a torná-la acessível. Outra alteração importante diz respeito a cobertura da área de fila, que foi proposta para tornar a espera mais agradável para os usuários e também ser uma solução permanente e que dialogue com o projeto existente, em susbstituição aos toldos que são utilizados.
O Programa de Necessidades contempla os itens seguintes:
- Ampliação Salão para Refeições – espaço para 350 pessoas sentadas em ambiente climatizado;
- Reparos na coberta e forro do Bloco da Cozinha, além da troca de revestimentos de piso;
- Projeto para nova Coberta na área Externa para atender a fila de espera;
- Construção de rampas para a saída emergência e para a saída comum do salão;
- Alteração Layout da Administração do RU contemplando banheiro / empresa terceirizada;
- Construção de Bancada na saída do Salão do RU para lavagem de copos dos usuários.
Dessa forma, a proposta desenvolvida considerou Planta Baixa Retangular, Estrutura Metálica, Esquadrias semelhantes às existentes e preservação da árvore existente integrada a solução.
Para a elaboração do projeto foram condicionantes alguns parâmetros, a seguir relacionados:
- Programa arquitetônico - Salão climatizado para 350 usuários sentados;
- Locação e Dimensões do prédio novo, respeitando os limites das construções existentes - Salão Principal, Bloco da Cozinha, reservatório de Água;
- Proporção da construção em relação ao existente, harmonia e estética;
- Integração com a futura área de convivência entre o RU e a Biblioteca Central através de um terraço;
- Preservação das árvores existentes;
- Diálogo entre os materiais diversos;
- Especificações das cores de acabamento;
- Deixar transparecer através da solução projetual que trata-se de intervenção posterior que dialoga com o projeto inicial.
Elaboração do Projeto
• Projeto Requalificação do Acesso e Hall do Niate CFCH-CE
A solicitação do projeto surgiu da necessidade de criação de barreira para impedir o acesso de veículos no hall do Niate e na calçada de acesso à edificação. Também foi solicitada a criação de algum elemento para impedir acidentes na escada em balanço, e a instalação de mobiliário de espera/descanso no Hall. Diante disso, foram propostas soluções para o atendimento às demandas que sejam de fácil implementação e contemplem as questões da acessibilidade, assim como agreguem valor estético à edificação.
Dessa forma, está sendo proposta a construção de canteiros ao redor do edifício e na calçada, criando barreiras para o acesso dos veículos. Somado a isso está sendo proposta a plantação de vegetação arbustiva baixa ao redor do pátio em frente ao Niate, criando assim um destaque para esse espaço e fazendo também uma barreira vegetal que impedirá os veículos de acessar a área pavimentada. Nessa área também está sendo proposta a implantação de mobiliário para estar e vasos com plantas.
No hall foi sugerida a instalação de bancos em concreto e madeira, lixeiras e vasos com vegetação para solucionar os problemas pontuados. Toda vegetação proposta será de fácil manutenção e já existente no Campus.
Para impedir o acesso de veículos na calçada está sendo proposta a criação de uma jardineira que diminuirá a largura da calçada rampada, assim os carros não terão como circular pela mesma. Além disso, está sendo proposta a instalação de corrimãos e piso tátil na escada e o nivelamento do piso da calçada, pois da forma como está não é acessível.
Para delimitar o pátio pavimento existente e impedir o acesso de veículos ao mesmo está sendo proposta a plantação de vegetação, criando assim uma barreira vegetal que irá agregar muito valor estético à edificação. Somado a isso está sendo proposta a instalação de mobiliários multiuso de concreto que servirão de área de descanso/lazer para a edificação.
No hal está sendo proposta a instalação de bancos de concreto com madeira para servirem de local de descanso/espera para os usuários da edificação. Também estão sendo propostas lixeiras seguindo a mesma linguagem estética (materiais) dos bancos. Além disso está sendo sugerida a instalação de uma jardineira criando uma barreira de acesso para o balanço da escada e não ofuscando o seu valor estético.
Somado a isso está sendo sugerida a instalação de placas de sinalização na entrada do edifício, sendo recomendada a instalação de mapa tátil. Ao redor da edificação está sendo proposto um canteiro em concreto com vegetação de fácil manutenção, criando assim uma barreira que impede o acesso dos veículos no hall.
Elaboração do Projeto
• Projeto Requalificação das Clínicas A e B de Odontologia
O projeto foi pautado na praticidade, na higiene e na segurança. Trabalhando com os melhores materiais do mercado com o objetivo de tornar-se uma clínica modelo. Serão duas clínicas em lados opostos, a clínica A conta com odontologia preventiva, odontopediatria e periodontia, na clínica B temos a parte de prótese e ortodontia.
Ambas as clínicas contam com sala de raio-X, salas de paramentação e desparamentação das equipes e guarda de materiais. As clínicas estão conectadas por uma recepção para os pacientes e seus acompanhantes.
Baseado na necessidade de adequação com as normas da Anvisa e com os novos protocolos de combate à Covid-19, o projeto das Clínicas A e B foi proposto priorizando a funcionalidade, a higiene, a facilidade de limpeza, os fluxos de entrada e saída de forma a evitar a contaminação. Assim, as clínicas contam cada uma com uma paramentação na entrada e desparamentação na saída, além de sala da raio-X, local para armazenamento de materiais, bancada para atividades práticas, duas mesas de reunião, que podem ser utilizadas nas aulas para estudos, debates com os professores. A clínica A possui 20 consultórios individualizados e a clínica B são 15 consultórios. Ambos possuem consultórios acessíveis com espaços para o giro da cadeira de rodas e facilidade no acesso.
A área da recepção foi reformada para que desse espaço para os vestuários. Assim, ao chegar na recepção os alunos podem fazer a troca das vestimentas e passar para a sala de paramentação e colocar os EPI’s necessários, e ao sair das clínicas devem fazer a desparamentação e seguir para outro vestuário voltado para o corredor externo e fazer a troca de roupa, evitando assim contato com os demais alunos e a contaminação.
As cores escolhidas são o branco, o cinza e o verde em diversas tonalidades, trazendo para o ambiente a sensação de limpeza, higiene e tranquilidade. Para a recepção, com a intenção de trazer um maior aconchego para os pacientes foi pensado um painel madeirado em meia parede, de forma a proteger essa área da parede das sujidades e ao mesmo tempo aquecer o ambiente.
Os materiais propostos foram escolhidos juntamente com as coordenadoras das clínicas e são modernos, de fácil higienização e manutenção, duráveis e estão de acordo com as normas sanitárias.
Elaboração do Projeto
• Projeto Requalificação da PROGEPE
O projeto de requalificação das instalações da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (PROGEPE) surge em virtude da necessidade de modernizar e reorganizar os ambientes de trabalho atualmente existentes, de modo torná-los mais confortáveis aos servidores, proporcionando, como consequência, o aumento da produtividade.
Nesse sentido, a proposta desenvolvida contou com a colaboração direta de servidores dos diversos níveis hierárquicos da Pró-reitoria, de modo a identificar as principais necessidades e propor as soluções mais adequadas do ponto de vista da estética, da funcionalidade, da ergonomia e da acessibilidade.
O programa de necessidades elaborado consistiu na requalificação de cinco lâminas do térreo da reitoria, que atualmente abrigam o gabinete da pró-reitora de gestão de pessoas e qualidade de vida e setores relacionados, a Diretoria de Administração de pessoal, a Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas, a Diretoria de Qualidade de Vida, a Ouvidoria da UFPE e o setor de Protocolo, além da requalificação dos sanitários coletivos existentes neste pavimento. Nessa perspectiva, a proposta elaborada buscou, ao máximo, reagrupar os setores diretamente relacionados, com o objetivo de facilitar o fluxo de trabalho.
A proposta desenvolvida compreende a modernização dos ambientes de escritório, com a previsão da substituição dos mobiliários existentes de grande porte por outros mais compactos, compatíveis com a crescente digitalização da produção e armazenamento de documentos, processo atualmente em curso no âmbito da universidade. Além disso, o layout foi organizado de modo a permitir o uso adequado por pessoas em cadeira de rodas.
Ainda no âmbito da acessibilidade, considerando que atualmente o térreo da Reitoria não possui nenhum sanitário acessível, a proposta elaborada compreende a construção de quatro novos sanitários acessíveis com acesso externo, de modo a atender não apenas aos servidores da PROGEPE, mas a todos os usuários da edificação.
Foi proposta, também, uma nova sala de reuniões, com capacidade para quinze pessoas, sendo esse ambiente também acessível a pessoas em cadeira de rodas. Além disso, o projeto desenvolvido compreende a modernização e a ampliação da Central de Atendimento aos Servidores.
A proposta desenvolvida também soluciona o problema relativo aos espaços de alimentação dos servidores, atualmente realizados em pequenas copas existentes no interior dos escritórios. Tais ambientes são, atualmente, pouco iluminados, ventilados e ergonômicos. Assim, foram propostas quatro novas copas coletivas, observando as questões relativas à acessibilidade, ao conforto ambiental, à ergonomia, à funcionalidade e à estética.
Por fim, foi realizada a substituição de portas, divisórias, forros e pinturas dos ambientes, conferindo um novo ar de modernidade às instalações da PROGEPE.
Elaboração do Projeto
• Projeto Parque Naturalizado CMEI Paulo Rosas
O projeto surgiu da necessidade de criação de uma área aberta para que as crianças possam vivenciar as atividades pedagógicas a serem desenvolvidas após a pandemia de COVID 19, que impossibilitou o funcionamento desta instituição.
A partir da solicitação diversas pesquisas foram realizadas sobre parques naturalizados e a importância do contato das crianças com a natureza é um tema bastante preocupante, principalmente no momento em que vivemos, onde o isolamento social tem nos privado do convívio com outras pessoas e principalmente com o mundo externo.
Somado a isso existe a preocupação com a educação ambiental, tema importantíssimo, porém estudado muito na teoria. A preocupação da gestão da creche com essa educação prática veio a contribuir com o direcionamento que a Sinfra vem tomando nos últimos anos. A proposta aqui apresentada busca unir a comunidade escolar à comunidade da SINFRA numa parceria para a implementação desse projeto que poderá ser um grande marco para o Campus Joaquim Amazonas e a comunidade em geral.
Para contribuir com a educação ambiental e nutricional das crianças e da comunidade está sendo proposta a criação de uma horta onde as crianças e a comunidade possam cultivar os alimentos e ter experiências práticas relacionadas às diversas disciplinas. Somado a isso será criado uma composteira onde os resíduos orgânicos serão reaproveitados para adubar o pomar e a horta do parque.
Além disso, está sendo proposta uma mandala de aromas, onde serão plantados diversos temperos e ervas aromáticas, proporcionando uma experiência sensorial riquíssima.
Também está sendo sugerida a criação de um pomar onde as crianças e a comunidade poderá ter contato com as mais diversas espécies de frutas, ao longo do ano.
No intuito de incentivar as práticas de aula ao ar livre, está sendo criado um mini anfiteatro ao ar livre, no meio do pomar, rodeado por árvores frutíferas, o equipamento de fácil implementação pode abrigar além de apresentações culturais, brincadeiras, incentivando a prática de contação de histórias.
Os equipamentos de lazer propostos são inspirados em elementos da natureza, raízes, água, animais e são de fácil implementação e manutenção, utilizando materiais reciclados, como pneus e troncos. A intenção é fazer com que a comunidade participe do processo de construção desses equipamentos mostrando assim seus talentos e dando sua contribuição para o espaço.

Está sendo proposto também um local para um parque onde as crianças poderão experienciar brincadeiras mais desafiadoras, neste espaço a proposta é construir equipamentos divertidos e de baixo custo, como um trepa trepa de troncos e um túnel de manilha.
Além dos equipamentos de lazer propostos, está sendo sugerido a instalação de um playground não convencional e que foge ao que costumamos encontrar nos parques da cidade do Recife. a proposta é a criação de um equipamento desafiador, mas que tenha seu design em sintonia com a natureza, além disso que seja sustentável, de fácil implementação e manutenção.
Utilizando o muro já existente está sendo proposta a instalação de equipamentos simples que trabalhem as sensações, uma das sugestões é a instalação de chuveirões para banhos e atividades com água, outra proposta também com água e a instalação de uma calha baixa onde as crianças podem brincar com esse elemento.
Outra parte do muro pode ser utilizada para a realização de pinturas, essa prática já é muito comum em diversas escolas e é de simples implantação e baixíssimo custo.
Somado a isso está sendo proposto a instalação de de brinquedos feitos de canos e outros materiais reciclados criando assim uma grande parede sensorial.
Outro equipamento sensorial proposto é o caminho ao redor da mangueira existente, onde está sendo proposta a criação de uma paginação com diversos materiais, proporcionando assim o contato com diversas texturas.

Por fim, estamos propondo a construção de um espaço para a criação de animais, patos, galinhas e peixes. Estes animais além de contribuírem para a educação das crianças e construírem uma relação de afeto com os mesmos e por consequência, com a escola, também serão parte do processo de higienização do pátio, pois os peixes eliminam larvas de insetos indesejados, e as galinhas se alimentam de insetos e cobras que venham a surgir no local.


Elaboração do Projeto
• Projeto de Requalificação do Laguinho
O projeto de requalificação do Laguinho é parte fundamental do Plano Urbanístico Sustentável da UFPE, que tem por finalidade propor ações para que o Campus Joaquim Amazonas seja uma referência de Sustentabilidade nos mais diversos aspectos que este conceito envolve.
O espaço tem seu uso consolidado e possui valor de memória afetiva dos usuários, devendo ser requalificado com acréscimo de espaços e mobiliários que favoreçam o descanso, encontros sociais e momentos de contemplação e com a implantação de percursos acessíveis em toda sua margem, proporcionando a mesma experiência a todos os usuários. Diante disso, a proposta busca deixar o lugar mais atrativo para a comunidade acadêmica e para o uso comum, tornando-se uma opção de área de lazer na cidade do Recife.

A requalificação para esta área do Laguinho se baseia em duas diretrizes fundamentais: a manutenção do lago cheio e a criação de espaços que proporcionem o convívio social como encontros e reuniões ao ar livre, a contemplação paisagística, o lazer, a prática de atividades físicas (caminhadas, corridas, ciclismo, alongamentos, ioga), exposições artísticas e culturais, projeções de filmes, realizações de feiras (de alimentos orgânicos, produtos artesanais, etc) e comercialização de alimentos como apoio para a área em que o Laguinho está inserido.

Além dos passeios e da ciclovia, a área de convivência do Laguinho contará com dois grandes decks que possuirão quiosques para comercialização de alimentos, banheiros acessíveis, mesas, cadeiras e bancos. Um deck ficará localizado junto ao principal acesso à área do lago, próximo ao Colégio de Aplicação; o outro, no lado norte do lago, além da área de mobiliários e equipamentos, possuirá grande área de piso livre para realização de eventos como feiras, exposições e apresentações artísticas e culturais.
Planta Baixa - Lago na época de cheia
Para o centro-norte do lago, foi proposto um deck em forma de “donut”. O centro deste terá um lago artificial, com base em concreto e lâmina de água com 60cm (sessenta centímetros) de altura. Por sua pouca profundidade, esta parte interna do deck não terá proteção lateral do tipo guarda-corpo (o que permitirá aos usuários sentarem na borda) e possuirá bancos que se projetarão sobre a lâmina de água, proporcionando momentos de relaxamento e contemplação. Também nesta área, foram colocadas duas estruturas cobertas. Uma, isenta de mobiliários, voltada para a prática de atividades como ioga, alongamento, meditação, etc; a outra com bancos e mesas, para promover encontros e reuniões sociais.
Ligando esse deck tipo “donut” ao deck localizado próximo ao Colégio de Aplicação, será feita uma passarela de concreto em dois níveis: uma travessia se dará no nível dos pisos dos decks; e a outra com cota de menos 1,20m, para que o usuário sinta que está fazendo a travessia por dentro do lago.

Um outro deck criado possuirá uma arquibancada de onde o público poderá assistir a apresentações musicais ou filmes projetados no grande paredão branco do bloco dos Laboratórios de Tecnologia. Embaixo desta arquibancada, teremos uma área coberta do tipo multiuso para realização de eventos diversos.


Além dos espaços de convívio criados nos decks, outros foram projetados na área ao norte do Laguinho, como: um grande caramanchão que possuirá bancos, mesas e balanços; mobiliários sob árvores e espaços livres para piqueniques, encontros, brincadeiras e jogos de mesa.

Mais espaços ainda serão propostos, buscando maior uso e ocupação para esta área ao norte do lago, que atualmente está obsoleta por ser inacessível e não possuir mobiliário ou qualquer ponto de apoio, mas que demonstra um excelente potencial para contemplação paisagística, com muito verde, espaço livre e sombra, características que devem ser valorizadas.

Como apoio, foi proposto um espaço, próximo ao acesso principal ao Laguinho, que possuirá baterias de banheiros e bicicletários; e um posto para uso dos funcionários da Superintendência de Segurança Institucional (SSI) que irão monitorar o espaço e farão rondas pela área.

Quanto ao paisagismo, serão preservadas todas as árvores de grande porte. Outras espécies de arbustos e de árvores foram propostas para integrar o paisagismo da área. Canteiros pontuais serão criados com vegetação de forração até arbustos de 2m de altura, fazendo um jogo de cores e de volume na vegetação. A escolha das espécies foi baseada nas características de cores, quantidade de luz necessária e sobrevivência em locais alagadiços ou secos.


• Projeto de Requalificação do CFCH
A reforma do CFCH foi solicitada pela diretoria do centro com o intuito de humanizar, trazer pertencimento e acolhimento aos usuários, com propostas simples de intervenções de superfície e indicação de mobiliários com baixo custo.
>>Revitalizar as circulações das salas de aula até o 4º pavimento.
>>Promover ambientes de convivência multiuso e espaço para exposição de trabalhos no hall dos pavimentos.
>>Ambientação com proposta de mobiliário e intervenções de pinturas nas superfícies com uso de cores.
>>Locar espaço para cafeteria no térreo.
Nas circulações de sala de aula, a fim de romper com a linearidade longilínea dos corredores, os pilares serão pintados em 4 tons de azul distindos, intercalados com pilares em tom neutro. Placas com mensagens positivas também serão instaladas em pilares intercalados, bem como a inclusão de vegetação em vasos de plantas.
Para o mobiliário, a solução foi especificar, em sua maioria, modelos disponíveis no mercado, com material durável, de fácil limpeza, manutenção e substituição, se necessário. Para atender a demanda de exposição de trabalhos, habitualmente expostos nas paredes, serão inseridos painéis, que permitam a movimentação e distribuição com versatilidade a depender da exposição.
Acesse aqui os arquivos do projeto de Requalificação do CFCH.
• Projeto de Reforma do Sistema Integrado de Saúde
Imagem da Fachada
O SIS está situado próximo à Reitoria da UFPE, localizado no bairro do Engenho do Meio, na cidade de Recife-PE. O acesso pode ser feito pela Rua Lindolfo Color.
A Gestão do SIS – Sistema Integrado de Saúde solicitou um projeto para reforma do auditório que contemplasse os itens de refrigeração, instalações elétricas, instalações de multimídia, iluminação, vedações e outros itens necessários ao pleno funcionamento do auditório, pois o espaço apresenta diversos problemas de infraestrutura, impedindo o seu uso.
Além do auditório também foi solicitada a elaboração de projetos de melhoria das instalações físicas das salas voltadas para o atendimento nas ações de ensino e serviço, corredores, hall de entrada e de saída , assim como da sala, atualmente usada para guardar material da horta comunitária e das salas da coordenação da UFPE. a solicitação visa uma sala adequada ao programa de extensão, aos estagiários e às reuniões de trabalho. um projeto que inclua a melhoria no entorno da edificação.
Imagem do auditório
Acesse aqui os arquivos do projeto de Reforma do Sistema Integrado de Saúde.
Elaboração do Projeto
• Projeto de Reforma do Gabinete do Reitor
A reforma do gabinete do Reitor e áreas adjacentes foi solicitada pelo Reitor e sua equipe com o intuito de organizar as zonas de trabalho para atender as novas demandas organizacionais e otimizar o consumo de energia, assim como favorecer o acesso universal. Foram contempladas, além do próprio gabinete, as áreas da recepção, varanda, a sala de assessoria e os B WCs masculino e feminino que atendem aos gabinetes. A partir da visita técnica, identificou-se também a necessidade da substituição de todo forro do hall de acesso e do hall entre o gabinete e o auditório.
Partindo das premissas da economia, sustentabilidade e acessibilidade, a proposta arquitetônica priorizou a recuperação de parte do mobiliário e a aquisição de mobiliário complementar buscando um melhor acolhimento dos usuários, tanto dos funcionários como dos visitantes.
Os projetos foram desenvolvidos com base no seguinte Programa de Necessidades:
- Substituição dos forros dos halls e circulações
- Melhoria da luminosidade do gabinete do reitor e novo layout
- Qualificação da área externa ao gabinete, visto que a área da varanda se encontrava subutilizada, imprimindo-lhe novo uso com ambientes de convivência multiuso para eventos e confraternizações. O projeto paisagístico, além de transformar a área num ambiente mais aprazível, funciona como elemento de proteção térmica.
- Requalificação da área da recepção transformando-a em uma área mais acessível, além de adequação no que diz respeito ao seu conforto térmico e estético
- Nova divisão dos espaços da área da assessoria do gabinete, dimensionadas a partir do novo funcionamento das equipes
- Reforma dos BWCs ampliando sua privacidade e acesso
Diante disso, para atender às referidas necessidades, buscou-se conversar com toda equipe de funcionários do gabinete para que sua participação fosse refletida na concepção projetual e assim atender as demandas por um melhor espaço de trabalho, mais eficiente e confortável para todos.
Imagem do Terraço do Gabinete
Imagem do Terraço do Gabinete
Elaboração do Projeto
Relatório geral dos projetos elaborados, acesse aqui.
No Campus Recife:
Centro de Biociências
1) Acessibilidade - Bloco Núcleo Gestor de Biodiversidade
2) Construção da Casa de Gás do Laboratório de Ecofisiologia
3) Modificação Coberta - Bloco A
Centro de Artes e Comunicação
2) Readequação de espaço GREA 3D do Departamento de Expressão Gráfica
No Campus Caruaru:
Centro Acadêmico do Agreste
1) BLOCO E
3) BLOCO M
4) Quadra
No Campus Vitória:
Centro Acadêmico de Vitória
2) Estudo de Implantação da UFPE no Shopping Vitória