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Texto resumo

PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA UFPE

A publicação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) no ano de 2021 foi uma grande conquista para a UFPE. O PGRS soma-se ao Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) da UFPE para atender à lei nº 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a qual tem como objetivo primeiro a proteção da saúde pública e da qualidade ambiental (art. 7º, inc. I). Adiciona-se também ao empenho da instituição em internalizar a Agenda 2030, tendo em vista a transversalidade das atividades estimuladas pelo gerenciamento de resíduos sólidos. A construção de planos voltados à gestão ambiental e a realização de ações que busquem a sustentabilidade são, assim, vetores necessários à construção de lastros institucionais e mecanismos que regulem as práticas humanas.

Para tanto, no PGRS elencam-se os principais resíduos sólidos gerados pela UFPE e que serão objeto de gerenciamento a partir deste plano, caracterizando-os, indicando formas de manejo, armazenamento temporário, destinação final e as metas para gestão apropriada. Por fim, estabelecem-se algumas das diretrizes de educação ambiental e sensibilização que darão suporte ao PGRS. Ainda, o PGRS articula-se com o Eixo IV do PLS, ao estabelecer práticas de sustentabilidade para o gerenciamento dos resíduos sólidos. 

Clique aqui para ter acesso ao PGRS da UFPE.

Anexo III - Guia Prático para Gerenciamento de Resíduos Químicos e Infectantes da UFPE.

 

 

Outros links:

Clique aqui para conhecer os Manuais Educativos sobre os resíduos sólidos.

Clique aqui para ter informações sobre gestão de resíduos de laboratório.

Clique aqui para ver os Pontos de Coleta – ÓLEO, PILHAS E MEDICAMENTOS.

 

 

RESOLUÇÃO 10/2020 - Proibição de recipientes e embalagens descartáveis de material plástico ou similares

 

Uma outra medida com bastante impacto para a preservação do meio ambiente e para a redução dos resíduos poluentes foi a aprovação pela UFPE de medidas de proibição quanto à comercialização e ao uso de recipientes e embalagens descartáveis de material plástico ou similares nas unidades acadêmicas e administrativas da Universidade. A resolução, aprovada em dezembro de 2020, entrou em vigor em 2021, e reforça o compromisso ambiental da UFPE, alinhado com os ODS e com a Agenda 2030.

 

Conforme estipulado na resolução, ficam proibidos a aquisição, a entrada, a comercialização e o uso, nas dependências da UFPE, de produtos descartáveis como garrafas plásticas de bebidas com capacidade inferior a 500 ml; canudos, copos, pratos e talheres plásticos descartáveis; sacolas plásticas; embalagens e recipientes descartáveis de isopor; entre outros similares. Isso se aplica a todas as unidades, estabelecimentos e atividades comerciais, incluindo restaurantes, quiosques, lanchonetes, reprografias e outros.

 

Da mesma forma, fica vedada, no âmbito da UFPE, a aquisição desses produtos, devendo as licitações e os contratos incluir essa previsão em suas cláusulas. O prazo para adequação de todos os editais de licitação e os contratos administrativos decorrentes deles será de 180 dias, a contar da vigência da resolução, que começa no dia 4 de janeiro de 2021. Outros casos terão prazo de 270 dias para adequação.

 

A fiscalização da aplicação da resolução será realizada permanentemente pela Diretoria de Gestão Ambiental da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), pela Diretoria de Licitações e Contratos da Pró-Reitoria de Gestão Administrativa (Progest) e pela Superintendência de Segurança Institucional (SSI), no âmbito de suas respectivas competências. O descumprimento da norma sujeitará os infratores a multas e sanções.

 

Clique aqui para acessar a Resolução 10/2020.

 

 

BIORREFINARIA EXPERIMENTAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS - BERSO

 

A BERSO (Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos) é um projeto coordenado pelo Departamento de Energia Nuclear (DEN) em parceria com a Diretoria de Gestão Ambiental (DGA), que tem como objetivo o tratamento e reutilização de resíduos orgânicos gerados na universidade. Originado a partir da preocupação em transformar a UFPE em um ambiente mais sustentável, o projeto visa coletar uma parte da expressiva produção de resíduos na universidade (cerca de 10 toneladas de biomassa por dia, uma tonelada de restos de consumo e preparação de alimento por diae aproximadamente 500 litros de óleo de fritura por mês) e utilizá-los como fontes de energia renovável. Desde o óleo de fritura, que pode ser reciclado e transformado em biodiesel para veículos diversos até a compostagem de biomassa, que pode ser convertida em compostos fertilizantes, a BERSO atualmente representa a solução para os lixos orgânicos e restos de óleos gerados pela universidade.

 

Clique aqui e aqui para ver vídeos sobre o funcionamento e principais projetos da BERSO.

 

 

 

No ano de 2020, a SINFRA deu ênfase à elaboração de ações estratégico-estruturantes dentro do tema da Sustentabilidade. A partir do que preconiza a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), a SINFRA iniciou discussões para construção de instrumentos para dar exequibilidade aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Nesse contexto, o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) da Universidade Federal de Pernambuco, sendo sua primeira versão lançada em 2019, é uma ferramenta de planejamento que permite a determinação de metas para práticas de sustentabilidade e racionalização dos gastos institucionais e processos administrativos, criado a partir do art. 16, do Decreto n° 7.746, de 5 de junho de 2012 e institucionalizado por meio da Instrução Normativa nº 10, de 12 de novembro de 2012, que determina as regras para sua elaboração.

 

O advindo da Instrução Normativa nº 10/2012 permitiu aos órgãos e entidades públicas incorporarem aos seus Planos de Gestão de Logística Sustentável as iniciativas de sustentabilidade que já eram executadas de forma pulverizada, por exemplo a Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P e a Coleta Seletiva Solidária, entre outros. A partir desses instrumentos, A UFPE vem promovendo mudanças de postura para atingir objetivos como a redução no consumo e no desperdício, e se utilizando de subsídios para tomada de decisão com observância dos impactos causados no ambiente, de forma a introjetar consciência da possibilidade de exaurimento dos recursos naturais.

 

Ainda, o PLS articula-se com o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), ao estabelecer práticas de sustentabilidade para o gerenciamento dos resíduos sólidos.

 

Clique aqui para mais informações sobre o PLS da UFPE.

 

 

 

A Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente que incentiva uma gestão socioambiental na administração pública, através da implementação de políticas que contribuam para o avanço das questões ambientais, tendo como base os seguintes eixos temáticos:

 

- Gestão de Resíduos;

- Licitação Sustentável;

- Qualidade de Vida do Ambiente de Trabalho;

- Sensibilização e Capacitação dos Servidores;

- Uso Racional dos Recursos.

 

A UFPE participou do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública A3P entre os anos de 2014 a2019, sendo um marco para a inserção da variável socioambiental no seu cotidiano e na qualidade de vida do ambiente de trabalho.

Mesmo com o encerramento da vigência do termo de adesão, a UFPE continua a informar os dados da A3P através do sistema Ressoa, que é um sistema virtual de monitoramento de gestão socioambiental, disponibilizado pelo Ministério do Meio Ambiente. Assim, a UFPE realiza a compilação dos dados e o envia o relatório de monitoramento anual da A3P, e disponibiliza o relatório gerado para consulta.

 

Clique para ver o Certificado de Adesão 

 

Clique para ter acesso ao Relatório Geral das Informações do Órgão – 2014 a 2020.

 

Clique para ter acesso ao Relatório Geral das Informações do Órgão (nov/2014 a out/2019)

Clique para ter acesso ao Relatório Geral das Informações do Órgão (2019)

Clique para ter acesso ao Relatório Geral das Informações do Órgão (2020 parcial)

 

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Mais informações: coopere.dga@ufpe.br

 

 

Data da última modificação: 17/05/2021, 15:50