Herbário UFP
Sobre
O Herbário UFP - Geraldo Mariz, pertencente ao Departamento de Botânica, do Centro de Biociências (CB), da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE, foi fundado e indexado em 1968, pelo botânico farmacêutico Dr. Geraldo Mariz, falecido em 25 de julho de 2012. O UFP possui um acervo que atende às atividades de ensino-pesquisa-extensão, tendo funcionado, inicialmente, no oitavo andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE, sendo transferido em 1972, juntamente com o Departamento de Botânica, para o bloco “A” do Departamento de Micologia/UFPE, antigo Instituto de Micologia, vizinho ao Departamento de Farmácia, do Centro de Ciências da Saúde/UFPE.
A partir de 1987, com a construção da edificação própria do Departamento de Botânica, o Herbário UFP passou a funcionar no primeiro andar do edifício sede da referida Unidade, sob a curadoria 1996 ao início de 2024, da bióloga Marlene Barbosa. Recentemete assumiu as funções de curador, o Prof. Dr. Marccus Alves, com formação em taxonomia e professor do Departameto de Botânica, na área de Sistemática Vegetal, desde 1996.
Desde dezembro de 2003, o Herbário UFP encontra-se cadastrado pelo Ministério do Meio Ambiente, de acordo com Deliberação nº 48, do Departamento do Patrimônio Genético, identificando-se como instituição pública nacional de pesquisa fiel depositária de amostra de componente do patrimônio genético, sendo o primeiro no Estado de Pernambuco a se credenciar. Esse acervo, foi o único do Nordeste a compor o documento “Carta de Brasília”, que negociou em 18/12/2002, com mais vinte instituições nacionais, junto aos Ministérios de Ciência e Tecnologia e de Meio Ambiente, a proposta de implantação da Plataforma NATURALIS, ou seja, à criação de uma rede para integrar as coleções biológicas do Brasil, precursora dos atuais editais/CNPq, de apoio aos acervos biológicos.
As coleções do Herbário UFP foram inicialmente informatizadas, a partir de 05/01/2001, dentro do Programa Plantas do Nordeste, subprojeto ”Informação, Disseminação e Treinamento/SIDT”, com o apoio do Centro Nordestino de Informações sobre Plantas/CNIP e da Associação Plantas do Nordeste/APNE. Posteriormete passou a integrar a inciatiiva INCT Herbário Virtual de Plantas e Fungos, com financiamneto do CNPq e FACEPE.
O Herbário UFP conta atualmente com cerca de 96 mil amostras catalogadas de Angiospermas, Samambaias & Licófitas, Briófitas, Algas, Líquens, Mixomicetos, além de uma Carpoteca, Xiloteca (e organização) e uma coleção inicial de fósseis vegetais.
Aproximadamente 92% do acervo encontra-se disponibilizado na base de dados SpeciesLink.
Recentemente foi implantado o instagram do Herbário UFP para mensagens e divulgação científica - @herbario.ufp. Mensalmente é publicado na rede social do Herbário UFP, o Jornal de Corredor elaborado por Matheus Lima, sob a supervisão do Prof. Marccus Alves. O veículo em forma impressa e digital é destinado a dilvulgação científica e apoio pedagógico às aulas da graduação do curso de Ciências Biológicas, da UFPE.
Não deixe de acompanhar as publicações mensais do nosso Jornal de Corredor! estamos na 7a. edição, em dezembro de 2024. Material informativo geral com amplo uso em atividades pedagógicas sobre plantas e famílias botânicas.