Coleção de Aves Coleção de Aves

             Desde sua criação em 1968, a Coleção de Aves da UFPE se transformou na principal coleção de aves do nordeste do Brasil (em termos de número de indivíduos e diversidade de espécies representadas). Com quase 5.700 espécimes tombados, conta atualmente com 100% dos registros informatizados. Os espécimes tombados representam 72 famílias de Aves e quase 700 espécies, o que coloca a Coleção de Aves da UFPE como o maior acervo ornitológico do nordeste, e o sétimo maior acervo do Brasil. Quase a metade dos espécimes da coleção provem de Pernambuco, mas coleções representativas de outros estados fortalecem o cunho regional do acervo.

A Coleção alberga os holótipos de duas espécies de aves: o soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni) e o caburé-de-Pernambuco (Glaucidium mooreorum). Em particular, os dois machos do caburé (coruja de pequeno porte) tombados na coleção, representam os únicos dois exemplares disponíveis em coleções zoológicas dessa espécie, e a falta de novos registros desde a sua descrição, começam a sugerir a possibilidade que esta espécie tenha se extinguido. Além dos holótipos, a coleção possui espécimes de grande parte dos endemismos da Caatinga (17 espécies) e da Mata Atlântica (34 espécies), incluindo 36 espécies de aves ameaçadas de extinção e 14 táxons (espécies e subespécies) endêmicos da Área de Endemismo Pernambuco. Em outubro de 2012 foi iniciada a coleção de tecidos, a qual já conta com aproximadamente 1.200 amostras, as quais estão preservadas em álcool e congeladas em ultra-freezer.

O curador da Coleção, o Dr. Luciano Nicolas Naka, é Professor Adjunto II, lotado no Departamento de Zoologia da UFPE e responsável pelo Laboratório de Ornitologia (https://ornitolab.wixsite.com/ufpe). Realiza pesquisas e orienta alunos de graduação e pós-graduação nas linhas de Ecologia, Sistemática e Evolução, utilizando a biologia molecular, a bioacústica, e os sistemas de informação geográfica (SIG) como ferramentas de trabalho para descrever a diversidade de aves da região neotropical. Suas publicações incluem a descrição de novas espécies de aves, descrições de padrões de distribuição e filogeografia comparada, e inventários biológicos.