Grade Curricular Grade Curricular

Download da Grade curricular completa em formato PDF

 

Descrição sintética do esquema de oferta de curso
Créditos obrigatórios: 24 créditos, sendo 12 em disciplinas obrigatórias e 12 em disciplinas eletivas

Disciplinas: 20 disciplinas totais oferecidas pelo Programa

Dissertação/Tese: Dissertação

Vagas por seleção: 22

Equivalência hora/aula: 15h equivalem a 1 crédito

Sobre créditos para titulação, disciplinas, vagas, critérios de seleção e prospecção de novos alunos:
Créditos para titulação: O aluno terá que cumprir um total de no mínimo 24 créditos para conclusão do curso, entre créditos de disciplinas obrigatórias e eletivas. As disciplinas obrigatórias contabilizam 12 créditos (Teorias e Métodos de Pesquisa em Comunicação e Inovação, Seminário de Pesquisa e a Disciplina Obrigatória da linha de pesquisa ao qual o estudante está ligado, podendo ser Cultura de Inovação em Novos Fluxos Comunicacionais ou Indústrias Criativas e Territorialidade). Os outros 12 créditos devem ser cumpridos em eletivas.

Disciplinas
O programa possui um total de 20 disciplinas (presenciais), sendo duas disciplinas obrigatórias para todas as linhas de pesquisa (Teorias e Métodos de Pesquisa em Comunicação e Inovação e Seminário de Pesquisa). Além das obrigatórias para as duas linhas, há mais uma obrigatória para cada linha de pesquisa. O estudante vinculado à linha deverá cumprir os créditos da disciplina obrigatória de sua linha de pesquisa, sendo Cultura de Inovação em Novos Fluxos Comunicacionais para estudantes da linha 1 e Indústrias Criativas e Territorialidade para alunos da linha 2. Os demais créditos devem ser pagos nas eletivas de linhas. A linha 1 tem as seguintes disciplinas eletivas: Análise da Inovação de Conteúdos em Novos Fluxos Comunicacionais, Comunicação e Inovação Social, Inovação na Produção, Distribuição e Consumo Comunicacional, Cultura, Imagem e Inovação Social, Tecnologias da Comunicação, Mídia e Subjetividade, Comunicação e Sociologia das Disposições Sociais: Teoria e Prática e Mídia, Identidades e Diversidade.

A linha 2 tem as seguintes disciplinas eletivas: Significação nos Textos Verbais e Visuais das indústrias criativas, Novos Modos de Produção e Consumo nas Indústrias Criativas, Trocas simbólicas e consumo de bens culturais, Cinema, arte, cultura e sociedade, Música, memória e comunicação, Cinema pernambucano, Territórios visuais na comunicação urbana, Estudos da imagem fotográfica contemporânea – deslocamentos e intersecções possíveis.

A disciplina Teorias e Métodos de Pesquisa em Comunicação e Inovação será oferecida no primeiro semestre do curso e Seminário de Pesquisa no segundo, como um preparativo para o exame de qualificação. As obrigatórias de linha também serão ofertadas no primeiro semestre. As eletivas serão oferecidas ao longo da formação do estudante de forma que ele possa completar os 24 créditos necessários para formação.

Disciplinas Obrigatórias

  • Teorias e Métodos de Pesquisa em Comunicação e Inovação - 60h (4 créditos)
  • Seminário de Pesquisa - 60h (4 créditos)

Disciplina Obrigatória da Linha 1

  • Cultura de Inovação em Novos Fluxos Informacionais - 60h (4 créditos)

Disciplina Obrigatória da Linha 2

  • Indústrias Criativas e Territorialidade - 60h (4 créditos)

 

Eletivas da Linha 1

  • Análise da Inovação de Conteúdos em Novos Fluxos Comunicacionais - 60h (4 créditos)
  • Comunicação e Inovação Social - 60h (4 créditos)
  • Inovação na Produção, Distribuição e Consumo Comunicacional - 60h (4 créditos)
  • Cultura, Imagem e Inovação Social - 60h (4 créditos)
  • Tecnologias da Comunicação - 60h (4 créditos)
  • Mídia e Subjetividade - 60h (4 créditos)
  • Comunicação e Sociologia das Disposições Sociais: Teoria e Prática - 60h (4 créditos)
  • Mídia, Identidades e Diversidade - 60h (4 créditos)

Eletivas da Linha 2

  • Significação nos Textos Verbais e Visuais das indústrias criativas - 60h (4 créditos)
  • Novos Modos de Produção e Consumo nas Indústrias Criativas - 60h (4 créditos)
  • Trocas simbólicas e consumo de bens culturais - 60h (4 créditos)
  • Cinema, arte, cultura e sociedade
  • Música, memória e comunicação
  • Cinema pernambucano
  • Territórios visuais na comunicação urbana - 60h (4 créditos)
  • Estudos da imagem fotográfica contemporânea – deslocamentos e intersecções possíveis 60h