Colação de Grau Colação de Grau

colação de grau é uma tradicional cerimônia acadêmica em que o estudante concluinte do ensino superior recebe o diploma, certificando oficialmente suas competências em determinada faculdade do conhecimento. Além da graduação, colam grau os concluintes de cursos de pós-graduação stricto sensu: mestrado e doutorado.

A realização desta solenidade é condição imprescindível para a emissão do correspondente diploma.

A outorga de grau é o ato oficial da Universidade, obrigatório, por meio do qual o formando é investido na posse do grau acadêmico a que tem direito por haver integralizado o currículo pleno do respectivo Curso de Graduação.

A solenidade de colação de grau é atribuído caráter público e acadêmico, garantindo-se a participação em igualdade de condições a todos os alunos concluintes. Ela transcorrerá dentro dos estritos padrões de decoro acadêmico e seguirá o cerimonial universitário.

As solenidades serão presididas pelo Reitor ou Vice-Reitor ou pelo representante, indicado dentre:

I - Pró-Reitores para Assuntos Acadêmicos, Assuntos Estudantis ou de Pesquisa e Pós-Graduação;

II - Diretores de Centros Acadêmicos.

Serão realizadas por Centro, todos os formandos dos Cursos do referido Centro colarão grau na mesma solenidade. Em alguns centros por conta do número de formandos poderemos dividir a colação de grau em mais de uma solenidade.

 

Requisitos:

Na impossibilidade de comparecimento na solenidade oficial de colação de grau, por motivo justificado, o formando poderá prestar juramento e receber a outorga em data, horário e local designado pelo Diretor do Centro Acadêmico, o qual está vinculado o respectivo Curso. A colação de grau será realizada numa cerimônia que terá a mesma formalidade da cerimônia oficial realizada pela Universidade, sendo dispensado o uso das vestes talares.

Caracterizada a impossibilidade de comparecimento pessoal do formando aos atos que tratam os pontos anteriores, será permitida a outorga do grau a terceiro, investido de mandato específico para tal fim, por procuração autenticada em cartório.

Somente poderá ser outorgado o grau ao aluno que constar da relação dos alunos concluintes do respectivo Curso.

Para participar da solenidade, o aluno deve consultar sua situação no Siga e, se estiver integralizado, deve comparecer à escolaridade do Centro que o curso está vinculado para assinar o formulário de pedido de Colação de Grau.

A relação dos alunos aptos será encaminhada ao Cerimonial pelo Coordenador do respectivo Curso.

No dia, o aluno deve comparecer ao evento com uma hora de antecedência e vestindo a beca universitária.

 

Colação de grau solene:

Nome da Turma (opcional)

Pode ser o nome de uma personalidade viva ou morta ou ainda um título ou frase que se adeque à identidade da turma.

Paraninfo

O paraninfo é um professor que tenha grande destaque no corpo científico para os formandos, além de despertar carisma entre os membros da turma. Este homenageado é escolhido por ser mais que um professor, ele é um mestre.

São os próprios formandos que escolhem quem será o paraninfo de cada turma, pois o paraninfo é um padrinho coletivo.

Nas solenidades conjuntas, apenas um paraninfo discursará em nome de todos os cursos.

Patrono

O patrono da turma é alguém de grande importância para os futuros profissionais que estão se formando e que contribuiu financeiramente com a formatura. Entretanto, esse homenageado não discursa na cerimônia de colação de grau.

A escolha do patrono também é feita pelos alunos de cada turma.

Professor e Funcionário Homenageados (opcional)

Os homenageados são pessoas que no cotidiano das relações acadêmicas e administrativas, tiveram mais proximidade e afinidade com a turma de formandos e, por isso, mereceram o reconhecimento e gratidão da mesma.

Estes, não realizam discurso durante a cerimônia de colação de grau.

Orador da Turma

Os formandos de cada turma escolherão o seu orador. A responsabilidade do orador é elaborar um discurso à altura da importância da solenidade, contemplando todos os cursos presentes naquela solenidade.

Nas solenidades conjuntas, apenas um aluno orador discursará em nome de todos os concluintes do Centro, mesmo tendo o curso duas entradas. Essa escolha é feita através de sorteio ou um cronograma já pré-determinado pela diretoria de cada Centro.

O bom discurso deve ser sucinto, sereno e objetivo. Sua duração deve ser de no máximo 15 minutos.

Os oradores devem ter em mente que a formatura é um ato solene, caracterizado pelo final de uma longa caminhada.

Juramentista

Os formandos escolherão, dentre eles, um aluno que pronunciará o juramento do curso durante a solenidade de Colação de Grau. Os demais repetem o juramento na plateia.

Juramento

Compromisso público de bem-utilizar o poder de conhecimento em favor da promessa feita. Na origem desse ato reside a importância maior de se fazerem presentes, nas solenidades, os pais, familiares, amigos e, também, membros de diferentes segmentos e instituições da sociedade.

O juramento feito em ato público visa a reconhecer, publicamente, os direitos e deveres que os formandos possam a ter, a partir do ritual de colação de grau.

Juramento dos cursos por centro:

Aluno que recebe o grau

Cada turma deve escolher um aluno que irá colar grau no placo em representação dos demais.

Aluno que recebe a láurea

Distinção conferida ao aluno concluinte de cada curso de graduação que apresentar melhor desempenho acadêmico, conforme estabelecido nas resoluções da UFPE.

 

Símbolos:

Diploma

Símbolo do retratamento legal, a ser exibido à sociedade dos direitos e deveres. O diploma constitui-se em metáfora do antigo pergaminho no qual se inscrevia e se registrava a posteridade o que publicamente fora declarado.

Beca

A vestimenta representa o conhecimento, a sabedoria e a ciência.  A beca, usada na cor  preta, tem a função de comunicar que aos formandos está sendo concedida a autoridade para exercer uma profissão, a profissão para a qual se preparam e para cujo exercício a Instituição Universitária os julgou aptos.

Faixa

A faixa, utilizada sobre a beca de cor  preta é colorida e identifica o campo de atuação do profissional. A classificação das cores, da referida faixa, dizem respeito às áreas específicas do conhecimento adquirido pelo grau que é concedido ao formando.

Vermelho: área do conhecimento das Ciências Jurídicas;

Verde: área do conhecimento das Ciências Biológicas e da Saúde;

Azul: área do conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas, Tecnologia, Humanas, Exatas e da Natureza.

Capelo

Símbolo maior do grau obtido e a expressão máxima do direito da lei, decorrente do exercício da profissão.

É de uso obrigatório nas cerimônias de caráter oficial das faculdades e universidades, nas solenidades de concessão de grau, outorgas, posse, transmissão de cargo. 

 

A Solenidade

As solenidades de colação de grau serão organizadas pela Assessoria de Cerimonial, juntamente com a PROACAD, Direção do Centro, Coordenador do Curso  em articulação com a Comissão de Formatura, conforme o roteiro.

A Universidade disponibilizará, através da Assessoria de Cerimonial, a infraestrutura necessária a realização das solenidades de colação de grau, compreendendo:

I - Aluguel do espaço

II - Mestre de cerimônias

II - Recepcionistas

III – Música

IV - Bandeiras do Brasil, de Pernambuco, de Recife ou Olinda e da UFPE

V - Hinos Nacional e de Pernambuco

A data da colação será definida e agendada junto a Assessoria de Cerimonial pela Direção do Centro Acadêmico, com antecedência de 6 (seis) meses no mínimo, observado a disponibilidade do Centro de Convenções de Pernambuco.

Responsabilidade da Assessoria de Cerimonial:

I - Agendar as solenidades de colação de grau;

II - Coordenar a realização das solenidades de outorga do grau;

III - Supervisionar o trabalho dos profissionais pelos serviços de fotografia e filmagem indicados para a solenidade pela Comissão de Formatura;

IV - Aplicar as normas e os procedimentos do cerimonial universitário;

V - Assessorar o Reitor, o Vice-Reitor e demais autoridades que comporão a mesa;

No agendamento das solenidades de colação de grau será observada a ordem de recebimento dos pedidos de reserva, sendo vedada a coincidência de solenidades.

Responsabilidade da Comissão de Formatura:

I - Representar os concluintes perante os órgãos da Universidade;

II - Informar, com antecedência, a empresa de serviço de fotografia e filmagem que fará a cobertura da solenidade de colação de grau;

III - Encaminhar o Formulário de Colação de Grau (anexo II) para Assessoria de Cerimonial e para Coordenação do Curso com antecedência de 15 (quinze) dias

A comissão de formatura de cada turma deve entregar ao cerimonial por e-mail (colacaodegrauufpe@gmail.com) o formulário com os dados da sua turma com 15 dias de antecedência

Responsabilidade dos Formandos:

I - entrar em contato com a escolaridade do Centro Acadêmico para preencher o Formulário de Pedido de Colação de Grau;

II – é obrigatório o uso da beca preta na solenidade de colação de grau;

III - cada formando deverá comparecer a Solenidade de Colação de Grau acompanhado de madrinha ou padrinho que se sentará ao seu lado durante toda solenidade.

 

Observações:

  • Os concluintes deverão chegar uma hora antes da hora prevista de início da cerimônia de colação de grau. 
  • Não será permitido o uso de apitos, buzinas e faixas no interior do auditório, bem como balões, confetes, espuma, entre outros produtos similares.
  • É proibida a contratação de fotógrafos particulares. Cada turma deve contratar uma empresa que ficará responsável pelas fotografias e filmagens. A empresa deve ser cadastrada junto ao Cerimonial da UFPE. Não será permitida a permanência de fotógrafos e cinegrafistas no palco durante a solenidade.
  • É proibido o uso de arquibancadas nas solenidades de colação de grau.