Auxílio a pessoas em vulnerabilidade Auxílio a pessoas em vulnerabilidade

Assistência Estudantil e Compromisso Social em Tempos de COVID-19

O que é: Levantamento de informações sobre o agravamento da situação de vulnerabilidade social das famílias de alunos assistidos pela UFPE diante da pandemia do Novo Coronavírus e produção de campanhas sobre a importância do investimento do governo federal na área da assistência estudantil e de arrecadação e distribuição de recursos para as famílias assistidas pelo projeto.

Objetivo: Contribuir para o combate às consequências socioeconômicas da pandemia do Novo Coronavírus, através de ações que promovam o compromisso social, a cidadania e a solidariedade nos estudantes pertencentes ao Programa de Assistência Estudantil da UFPE.

Atividades: Elaboração e distribuição de um questionário on-line para ser aplicado com o público de estudantes assistidos pela UFPE; produção de campanha de conscientização a ser veiculada nas mídias sociais oficiais da UFPE; organização e distribuição de doações para as famílias dos assistidos de acordo com o grau de vulnerabilidade.

Equipe: Profº Fernando José do Nascimento (Coordenador do projeto) e estudantes atendidos pelo Programa de Assistência Estudantil da UFPE

 

'Mãos Solidárias' e 'Periferia Viva' – a Universidade no enfrentamento à Covid-19 e em defesa da vida do povo

O que é: Projeto que visa fortalecer, qualificar e contribuir com as ações desenvolvidas pelas Campanhas 'Mãos Solidárias' e 'Periferia Viva' a partir do Armazém do Campo de Recife e demais organizações populares.

Objetivos: 1) Construir o perfil da população de trabalhadores/as envolvida e beneficiária das ações das campanhas com o foco nas famílias que estão recebendo cestas básicas nos territórios periféricos de Recife e RMR. Isto ocorrerá através de um levantamento de informações que permita a formação de um banco de dados sobre a população atingida pelas referidas ações, bem como realizar um levantamento entre os próprios estudantes da UFPE e suas condições socioeconômicas e político-organizativas nesse contexto. Para tanto, iremos priorizar aqueles que compõem o quadro de estudantes dos cursos envolvidos no presente projeto. 2) Desenvolver estratégias de Comunicação e divulgação de informações de amplo alcance, inclusive junto aos estudantes da universidade que também podem compor o quadro dos setores que mais demandam ações de proteção social.

Equipe: Evelyne Medeiros Pereira (Docente e Coordenadora do Projeto), Rita de Cassia Acioli Barbosa (Docente), Cândida Maria Rodrigues dos Santos (Docente), discentes da UFPE e membros externos a UFPE.

 

Projeto de Extensão Autoproteção de Crianças no Contexto da Pandemia

O que é: Projeto que dissemina estratégias de autoproteção de crianças na primeira infância (de 0 a 6 anos de idade) enquanto prevenção à violência no contexto da pandemia provocada pela Covid 19.

Objetivos: Promover momentos formativos sobre autoproteção de crianças com os/as trabalhadores/as do CMEI Professor Paulo Rosas, estudantes da graduação em Serviço Social e Pedagogia da UFPE; Inserir no Projeto Político Pedagógico do CMEI a prevenção a violência por meio de metodologias de autoproteção de crianças e contextos de emergência; Produzir material informativo para as famílias do CMEI sobre prevenção as violências contra crianças no contexto da pandemia; Produzir um instrumental para elaborar o perfil das famílias das crianças do CMEI e Implementar um Sistema de PMAS do projeto de extensão. 

Equipe: Valeria Nepomuceno Teles de Mendonça (Docente e Coordenadora do Projeto), Sandra Maria Batista Silveira (Docente), discentes e outros membros externos a UFPE