Fernando Gomes de Paiva Junior Fernando Gomes de Paiva Junior

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Deusto, País Basco, Espanha (1990) e graduado em Administração - Universidade Federal de Pernambuco (1985). Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (MGP) . Professor efetivo do Programa de Pós-graduação em Administração (Propad). Coordenador do Grupo de Pesquisa Lócus de Investigação em Economia Criativa (LOCUS) e Pesquisador do Laboratório de Criatividade e Inovação (LCI).Áreas de interesse: Arranjos Institucionais Contemporâneos, Economia Criativa, Empreendedorismo, Inovação, Sistemas de Governança Público-Privada, Redes de Empreendimentos e Estudos Culturais.

GRUPO DE PESQUISA

Lócus de Investigação em Economia Criativa.

PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO

1. O Arranjo Produtivo Local de Confecções do Agreste Pernambucano e a Feira Popular: A
    Articulação da Identidade Cultural da Feira Livre de Caruaru-PE. FACEPE.
  2. O empreendedor cultural gerando inovação em arranjos criativos intensivos em tecnologia: o caso das empresas de cinevideoanimação embarcadas no Portomídia. FACEPE.
  3. A ação criativda do empreendedor cultural no universo do cinema: os produtores cinematográficos do estado de Pernambuco. CNPq.
  4. Criatividade Aberta: Incremento da Criatividade por meio da Ação em Rede - Experiências em Ambientes de Coworking. CNPq.

ARTIGOS RECENTES

1. PEREIRA, CHRIS HERBERT BERENGUER ; Paiva Jr., Fernando Gomes de ; MUZZIO,
    HENRIQUE . O Trabalho Criativo em Carreiras Sem Fronteiras: O Caso da Boundary VFX Submissão: 30/10/2019 Primeira decisão editorial: 14/01/2020 Versão final: 11/07/2020 Aceite: 19/02/2021 Creative Work in Careers Without Borders: The Boundary VFX Case El Trabajo Creativo en Carreras Sin Fronteras: El Caso de Boundary VFX Como citar esse artigo: Pereira, C. H. B., Paiva Jr., F. G., & Muzzio, H. (2021). O. REVISTA PSICOLOGIA: ORGANIZAÇÕES E TRABALHO, v. 21, p. 1407-1413, 2021.
  2. ALMEIDA, SIMONE DE LIRA ; Paiva Júnior, Fernando Gomes ; Guerra, José Roberto
    Ferreira ; MEDEIROS, JANANN JOSLIN . Regulação Cultural, Indicação Geográfica e a
    (Re)Significação de um Queijo Artesanal. ORGANIZAÇÕES & SOCIEDADE (ONLINE), v. 28, p. 422-441, 2021.
  3. LUCENA, R. L. ; PAIVA JUNIOR, FERNANDO GOMES DE ; CABRAL, S. M. . Programas
    públicos de microcrédito produtivo orientado: As práticas discursivas subjacentes ao
    seu marco regulatório. TEORIA E PRATICA EM ADMINISTRACAO , v. 12, p. 1-12, 2021.
  4. ALMEIDA, S. L. ; PAIVA Jr., F. G. ; GUERRA, J. R. F. ; MEDEIROS, J. J. . Cultural
    Regulation, Geographical Indication and the (re) Signification of an Artisanal Cheese.
    ORGANIZAÇÕES & SOCIEDADE (ONLINE), v. 28, p. 422-441, 2021.
  5. SILVA, A. D. F. ; FERNANDES, N. C. M. ; PAIVA JÚNIOR, FERNANDO GOMES DE . 'Um
    Arranjo Produtivo Local sob a perspectiva da Teoria da Regulação Cultural: o caso do
    Porto Digital englobando o Portomídia. ORGANIZAÇÕES & SOCIEDADE (ONLINE), v. 27, p. 292-313, 2020.
  6. FERNANDES, OSÍRIS LUÍS DA CUNHA ; PAIVA JÚNIOR, FERNANDO GOMES DE ;
    FERNANDES, NELSON DA CRUZ MONTEIRO ; COSTA, MARCONI FREITAS DA . A lógica fantasmática do e-government e o discurso da inovação em Cabo Verde. Revista de Administração Pública (Impresso) , v. 54, p. 266-284, 2020.
  7. SILVA, A. D. F. ; FERNANDES, O. L. C. ; Paiva Júnior, Fernando Gomes ; MEDEIROS, J. J. ; FERNANDES, N. C. M. . CONVERSION OF AN INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY CLUSTER TO A POLE OF CREATIVE ECONOMY: AN ANALYSIS FROM THE PERSPECTIVE OF SÉRGIO ALVES' MULTIDIMENSIONAL-REFLEXIVE MODEL OF ORGANIZATION. RISUS. Journal on Innovation and Sustainability , v. 11, p. 83, 2020.
  8. DANYALGIL JUNIOR, R. G. ; PEREIRA, C. H. B. ; PAIVA JÚNIOR, FERNANDO GOMES DE . Competências Empreendedoras de Dirigentes que Atuam em Empresas Intensivas em Tecnologia. GESTÃO.ORG, v. 18, p. 214, 2020.