Publicações Publicações

Projeto de extensão Saúde Mental e Educação alerta para cuidados com a saúde mental

Há diversos serviços ambulatoriais na UFPE para atendimento a saúde mental

A UFPE conta com serviços ambulatoriais em cuidados com a saúde mental, como o Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass), Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante (Nase), Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), Espaço de Acolhimento e Cuidado Trans do HC e o Serviço Integrado de Saúde (SIS).

A equipe técnica do projeto de extensão “Saúde Mental e Educação: tecendo cuidados e saberes na Univer(cidade)”, ligado à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida, destaca que a saúde mental dos homens se configura como tema necessário e urgente. É comum homens demonstrarem mais dificuldade em reconhecer o próprio sofrimento psicológico e maior resistência em falar sobre o que sentem ou buscar ajuda para cuidar da saúde mental.

Esse cenário é reflexo principalmente de questões culturais e comportamentais baseadas em falta de conhecimento e preconceitos. Falar sobre os sentimentos ou problemas costuma ser associado à ideia de fraqueza, e por isso os homens tendem a disfarçar as emoções, buscando  manter uma postura forçada de equilíbrio ou, pior, recorrem a subterfúgios ineficientes ou mesmo agravantes, como o uso abusivo de álcool e outras drogas.

Para a equipe do projeto de extensão, especificamente para homens trans, é importante apontar que os ambientes familiar e laboral têm se destacado como fontes de discriminação e violência, principais causas de sofrimento e agravos à saúde mental na população trans. A família e o trabalho devem ser base de proteção e de desenvolvimento pessoal e social a todos, todas e todes. Combater preconceitos e zelar por um ambiente respeitoso de convivência é responsabilidade de todos.

Cuidar de si e do entorno é precioso e faz diferença no dia a dia. Valorizar a si, aderir a hábitos mais saudáveis, cuidar da saúde física e mental, agir com empatia e compaixão são recomendações que ajudam a promover mais qualidade de vida e bem-estar cotidianamente.

E nos momentos em que o sofrimento predominar, afinal, sofrer é inerente ao humano e independe de idade, gênero e etnia, fique atento! Em alguns casos, pode se tornar disfuncional, duradouro ou mesmo psicopatológico. Postergar cuidados específicos pode acentuar o tormento tornando mais difícil conviver com o que se sente. Nessas situações, é preciso procurar cuidados profissionais em saúde mental sem demora. O tratamento ajuda a melhorar e pode salvar vidas.

Serviços ambulatoriais da UFPE especializados em cuidados com a saúde mental

Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass)
Ao lado do HC - Recife - PE
(81) 2126.3944/2126.7577