Notícias Notícias

Voltar

Proexc lança caderno de formação de formadores elaborado por professoras de Serviço Social

Documento está disponível on-line, no site da Proexc

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE lançou o Caderno de Formação de Formadores “Realidade Brasileira e Questão Regional: Cultura, Renda Básica e Trabalho em Recife e Região Metropolitana”. O material expressa um esforço coletivo de apresentar um guia do trabalho de formação desenvolvido a partir do projeto de extensão “Realidade Brasileira e Questão Regional: Cultura, Renda Básica e Trabalho”, coordenado pelas professoras Evelyne Medeiros e Maria das Graças, do Departamento de Serviço Social da Universidade. É um convite para a multiplicação e fortalecimento da campanha pelo direito à renda básica através de outras iniciativas.

Trata-se de um roteiro com pontos elementares para orientar educadores e educadoras populares. O projeto inspirou-se no Curso de Realidade Brasileira (CRB), que acontece desde o ano 2000 em diversos estados, reunindo educadores e movimentos populares para o estudo da formação social, econômica, cultural e política brasileira a partir das expressões na realidade local e regional. Essa experiência expressou um processo de formação de formadores, pesquisadores, articuladores de grupos comunitários e movimentos populares em Recife e Região Metropolitana com o foco nos territórios da Várzea, Morro da Conceição e Brasília Teimosa, em Recife; de Peixinhos, em Olinda; e Comunidade da Vila Claudete, no Cabo de Santo Agostinho. 

Junto ao processo de formação, foi desenvolvida também uma pesquisa-ação, que se baseou na elaboração, aplicação e sistematização de informações sobre as condições de vida e trabalho da população dos territórios com o objetivo de contribuir para o planejamento de ações em torno da Campanha pelo Direito à Renda Básica. Essas ações foram desenvolvidas de maneira intercalada com o processo de articulação e organização comunitária, com base na metodologia da Pedagogia da Alternância, fomentando atividades descentralizadas no período de agosto de 2021 a fevereiro de 2022.