A NATUREZA DA FISIOTERAPIA
A natureza da Fisioterapia – segundo a World Confederation for Physical Therapy (WCPT, 1999).
A Fisioterapia é uma profissão da área de saúde que presta serviço a pessoas e populações com o intuito de desenvolver, manter e restaurar o movimento e a capacidade funcional, durante o ciclo da vida – infância, idade adulta e velhice. A Fisioterapia inclui a prestação de serviços em circunstâncias nas quais o movimento e a função estão ameaçados pelo processo de envelhecimento, por lesão ou doença.
A possibilidade de realizar movimentos completos e funcionais encontra-se no âmago do significado do ser saudável. A Fisioterapia visa identificar e maximizar o potencial para os movimentos, no contexto da promoção,prevenção, cura e da reabilitação. A Fisioterapia envolve a interação entre os fisioterapeutas, os doentes ou clientes, suas famílias e cuidadores, num processo que implica numa avaliação do potencial para o movimento e no estabelecimento de obbjetivos e metas terapêuticas, para as quais o fisioterapeuta usa conhecimentos e habilidades que lhes são próprias e únicas.
A visão diferenciada que um fisioterapeuta tem do corpo humano e de suas necessidades e potencialidade para o movimento, é fundamental para a determinação de um diagnóstico fisioterápico e de estratégias de intervenção, as quais devem estar em consonância com os locais onde se pratica a Fisioterapia. Estes espaços variam conforme a Fisioterapia seja praticada numa perspectiva de promoção, prevenção, tratamento ou reabilitação em saúde.
A Fisioterapia é parte essencial do sistema de atenção à saúde, a qual é entendida como um direito de todos e um dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação (Artigo 196 da Constituição Federal de 1988).
Entende-se que a capacidade para o movimento é um elemento essencial da saúde e do bem estar das pessoas e que, portanto, elas têm o direito universal de acesso aos serviços de fisioterapia que se ocupam desse aspecto da saúde humana.
O Fisioterapeuta é o profissional cujas ações deve entender o Homem como um ser biopsicossocial e estar presente como integrante de equipe interdisciplinar sendo um agente transformador da realidade e o paciente como agente ativo nas ações de saúde. Em seu campo de atuação utiliza técnicas e métodos especializados tanto na fase preventiva e curativa como na fase de reabilitação ou integração, onde o fisioterapeuta é indispensável para os pacientes.