Departamento de Fisioterapia

Informes Informes

Voltar

Pesquisa em Fisioterapia avalia efeito do exercício na maturação da fístula arteriovenosa de pacientes com a Doença Renal Crônica

Os voluntários serão avaliados e submetidos a um programa de tratamento fisioterapêutico durante quatro semanas

O projeto de pesquisa intitulado “Efeito do exercício na maturação da fístula arteriovenosa de pacientes com a Doença Renal Crônica (DRC)” está sendo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFPE, sendo orientado pela professora Patrícia Érika Marinho e conduzido pelo mestrando fisioterapeuta Júlio Policarpo, especialista em Saúde Renal.

O objetivo do exercício para a fístula arteriovenosa (FAV) é melhorar o processo de sua maturação para que possa ser puncionada durante a hemodiálise. Os voluntários serão avaliados e submetidos a um programa de tratamento fisioterapêutico durante quatro semanas, com duas sessões semanais de tratamento, sendo realizadas as terças e quintas-feiras a tarde.

Podem participar homens e mulheres com 35 a 70 anos com diagnóstico de doença renal crônica nos estágios 4 e 5 não dialítico, que possuam indicação de confecção de FAV ou que tenham confeccionado a FAV em até 24 meses.

Os voluntários serão submetidos a avaliação ultrassonográfica dos vasos do membro superior, assim como também terão avaliados a força muscular. A avaliação será desenvolvida no Laboratório de Fisioterapia Cardiopulmonar do Departamento de Fisioterapia e o programa de exercícios na Clínica Escola de Fisioterapia/UFPE.

Os interessados poderão obter mais informações via telefone/WhatsApp (81) 99946.6532 (Júlio Policarpo) e/ou pelo Instagram @reab.renal.pt

Data da última modificação: 07/03/2024, 16:44

Contato Contato

Chefia de Departamento
Profa. Dra. Etiene Oliveira da Silva Fittipaldi
(81) 2126-8490
Vice-Chefia de Departamento
Profa. Dra. Angélica da Silva Tenório
(81) 2126-8490
Clínica Escola de Fisioterapia

Coordenador: Prof. Dr. Joaquim Sérgio de Lima Neto Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Daniella Araújo de Oliveira

(81) 2126-7696
Coordenação do Curso
(81) 2126-8492
Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia

https://www.ufpe.br/ppgfisioterapia

(81) 2126-8937

Localização Localização