Notícias do CE Notícias do CE

26/04/2024 Colóquio (Presencial) Desenvolvimento Científico-Tecnológico de Interesse da Defesa: Desafios e Oportunidades - Juraci Ferreira Galdino (General de Divisão Engenheiro / Comandante e Reitor do Instituto Militar de Engenharia)

Prezados membros do DF,

Segue abaixo informações sobre o Colóquio (Presencial) que será apresentado nesta sexta-feira, dia 26/04/2024

Palestrante:

Juraci Ferreira Galdino

Título:

Resumo:

Na palestra serão abordados temas essenciais para entender os desafios de promover o desenvolvimento científico-tecnológico de interesse da área de Defesa, particularmente em países que passaram por um processo de industrialização tardio, como o Brasil. Serão discutidas características do Sistema Nacional de Inovação e do Sistema Setorial de Inovação de Defesa do Brasil. Neste caso, ênfase especial será dada à apresentação das peculiaridades do mercado de defesa.

Para superar os desafios de promover o acúmulo de estoque de conhecimento e de realizar o desenvolvimento científico-tecnológico de áreas críticas, sobressaem-se a adoção de mecanismos de Gestão da Inovação e a intensificação da cooperação civil-militar. Esses dois aspectos serão abordados na palestra.

No âmbito do Exército, a Gestão da Inovação é lastreada em ferramentas como prospecção tecnológica, alinhamento estratégico, escala de maturidade tecnológica e criticidade tecnológica. Na palestra algumas dessas ferramentas serão citadas.

Com as atuais tendências tecnológicas, nunca foi tão importante a integração entre organizações militares e civis, públicas e privadas, visando ao desenvolvimento de tecnologias duais centrais não apenas para o desenvolvimento de modernas e sofisticadas capacidades militares, mas, também, de demais setores que impulsionam o crescimento econômico dos países. Diante disso, torna-se uma tendência mundial e o mote de diretrizes e aspirações nacionais alcançar maior sinergia entre os setores que realizam pesquisa básica, pesquisa aplicada e pesquisa e desenvolvimento militares e civis, bem como entre esses setores e indústrias que labutam no mercado de defesa e no mercado convencional. Assim, serão apresentadas algumas oportunidades de maior integração das áreas de CT&I civis com as ICT militares em prol do desenvolvimento de áreas consideradas críticas para o desenvolvimento de elementos de capacidades militares do Exército do Brasil.

“Short bio”

Engenheiro eletrônico, formado pela Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande, ingressou no Exército como 1º Tenente do Quadro de Engenheiros Militares, em 27 de novembro de 1992, após haver concluído o Curso de Formação Militar no Instituto Militar de Engenharia (IME).

Possui Doutorado em Engenharia Elétrica e Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia, dentre outros.

Possui cerca de 150 publicações; foi Jovem Cientista do Nosso Estado, FAPERJ; foi pesquisador nível PQ2 do CNPq; orientou diversas dissertações e teses, coordenou diversos projetos de pesquisa aplicada e P&D com recursos orçamentários do Exército, do Ministério da Defesa e de diversos órgãos de fomento, como FAPERJ, CAPES, CNPq e FINEP e chefiou várias Organizações Miliares.

Atualmente Galdino é General de Divisão Engenheiro Militar do Exército do Brasil e o Comandante e Reitor do IME.

Local: Auditório do Departamento de Física / CCEN / UFPE

Karla Reis Gouveia
Secretaria da Direção
Thais Noberto