Setores Setores
- Departamento de Políticas e Gestão da Educação (DPGE)
- Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação (DPSIE)
- Departamento de Ensino e Currículo (DEC)
- Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação (DFSFE)
- Colégio de Aplicação - CAP
- Coordenação de Formação Docente para as Licenciaturas
- Extensão
- Biblioteca Setorial CE
Sobre
A missão do Centro de Educação igualmente a da Universidade Federal de Pernambuco, assume como tarefa social reinventar-se e contribuir, contínua e sistematicamente, para a cultura na qual está inserida e necessários conhecimentos científicos e populares, através da pesquisa, do ensino, da extensão e da avaliação de programas sócio-educacionais; estes garantirão, em última instância, a autonomia de decisão da sociedade e sua emancipação, ao mesmo tempo em que se ocuparão do aperfeiçoamento Institucional.
REGIMENTO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO (Clique aqui)
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PROCESSO ELEITORAL - COORDENAÇÃO E VICE-COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA (BIÊNIO 2024-2026)
RESULTADO DAS ELEIÇÕES (Ata da Reunião da Comissão Eleitoral)
Profa. Maria Elizabeth Varjal Medicis Pinto (Eleita para o cargo de Coordenadora do Curso de Pedagogia do CE).
Profa. Dilian da Rocha Cordeiro (Eleita para o cargo de Vice-Coordenadora do Curso de Pedagogia do CE).
HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS INSCRITAS (Ata) - em 22/07/2024
VOTAÇÃO
ORIENTAÇÃO PARA TODES ELEITORES SOBRE O MOMENTO DA VOTAÇÃO
Listas de Votantes (divulgadas em 29/07/2024):
Docentes
Discentes
Técnicos Administrativos
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EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL PARA ESCOLHA DOS REPRESENTANTES DA COORDENAÇÃO E VICE-COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UFPE
Período de inscrição das chapas: 9h do dia 15/07/2024 às 18h do dia 20/07/2024
DATA | ATIVIDADE | LOCAL | HORÁRIO |
11/07/2024 | Aprovação do edital | Reunião do Conselho do Centro de Educação | 14h |
12/07/2024 | Lançamento do Edital | Site do Centro de Educação |
|
15/07/2024 a 20/07/2024 | Período de inscrição das chapas | Pelo e-mail | 9h do dia 15/07/2024 às 18h do dia 20/07/2024 |
22/07/2024 | Homologação e divulgação das inscrições |
Site do Centro de Educação |
Até às 18h |
23/07/2024 | Interposição de recursos às inscrições indeferidas | Pelo e-mail |
9h às 18h |
24/07/2024 | Resposta aos recursos | Site do Centro de Educação | Até às 18h |
25/07/2024 a 31/07/2024 | Campanha eleitoral | CE | Até às 22h do dia 31/07/2024 |
01/08/2024 | Votação | Sistema Helios Voting | 9h às 21h |
02/08/2024 | Apuração e divulgação dos resultados |
Site do CE |
Até às 18h |
Graduação
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Extensão
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Ações de Extensão realizadas no Centro de Educação (clique aqui)
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O presente documento: PLANO DE TRABALHO DA SETORIAL DE EXTENSÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO (CE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE): contempla os princípios e as ações da setorial para a gestão 2015-2017 apresentado pelas coordenadoras Maria da Conceição dos Reis e Auxiliadora Maria Martins da Silva.
A Resolução 09/2007 do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE (CCEPE) define a extensão como o elo de integração das atividades universitárias com os segmentos da comunidade acadêmica e a sociedade de forma geral. A Setorial de Extensão do CE é a unidade responsável por coordenar, orientar e avaliar as ações extensionistas apresentadas e desenvolvidas para atender a comunidade acadêmica, as organizações governamentais e não governamentais através de cursos de formação continuada, programas, projetos e eventos educacionais.
O referido Plano de Trabalho, prezando pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, foi construído coletivamente por um grupo de estudantes, professores e técnicos que, analisando a situação atual do CE, propôs a candidatura à direção do referido centro intitulada
#UnidospeloCE, juntamente com outras candidaturas para as coordenações de Pedagogia e Licenciaturas Diversas.
Consideramos que diversas ações já vêm sendo desenvolvidas no âmbito da Setorial de Extensão do CE pelas gestões anteriores. Nesse contexto, nosso trabalho dará continuidade as propostas consolidadas e (re)criará novas possibilidades de ações/intervenções, com o olhar voltado para as propostas apresentadas no relatório do I Seminário de Planejamento Participativo, realizado em julho de 2013 no CE.
Diante do exposto, apresentamos os princípios nos quais estão pautados os nossos compromissos e algumas ações estruturantes, que poderão ser acrescidas de sugestões provenientes da comunidade, como meta para os próximos dois anos de trabalho na extensão no CE. As ações propostas estão relacionadas considerando 6 (seis) aspectos, quais sejam: 1- Ações articuladas ao ensino e pesquisa; 2- Ações facilitadoras de Comunicação/Informação; 3- Ações promotoras de publicações científicas, tecnológicas e relativas à cultura; 4- Ações que proporcionam a relação da comunidade interna e externa; 5- Ações favorecedoras das relações humanas e 6- Ações que garantam a continuidade das propostas da gestão anterior (2013-2015).
PRINCÍPIOS NORTEADORES DA PROPOSTA DE GESTÃO
- Ética e transparência como princípios básicos;
- Flexibilidade, democracia e participação coletiva nas decisões;
- Legalidade e eficiência nos atos de gestão;
- Valorização das relações humanas, considerando a diversidade social, cultural, religiosa, geracional, étnico, racial e de orientação sexual da comunidade acadêmica.
OBJETIVOS
- Promover o exercício da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão assegurando a extensão enquanto dimensão acadêmica na formação dos estudantes;
- Coordenar, orientar e avaliar ações extensionistas para atender a comunidade acadêmica interna e externa do CE;
- Promover e apoiar a realização de cursos
- Avaliar programas e projetos de extensão apresentados pela comunidade acadêmica;
- Compreender a natureza pública da universidade possibilitando à sociedade usufruir das atividades acadêmicas;
- Aprimorar os mecanismos de intercâmbio com outras instituições;
- Ampliar e estabelecer parcerias para realização das ações;
- Enfatizar a utilização de tecnologia disponível para ampliar acomunicação;
- Criar as condições para a participação do CE na elaboração, implementação e avaliação das políticas públicas dos municípios e Estado dePE;
- Orientar a comunidade interessada, quanto aos procedimentos a serem adotados no encaminhamento das propostas de açõesextensionistas;
- Articular e incentivar, em conjunto com o DA, a participação dos discentes em atividades de extensão.
AÇÕES PROPOSTAS
Ações articuladas ao ensino e pesquisa
- Estimular, em conjunto com a Coordenação das Licenciaturas, o Colegiado de Pedagogia e o Núcleo Docente Estruturante, a revisão dos projetos pedagógicos dos cursos a fim de favorecer a inserção da extensão como estratégiaformativa;
- Incentivar a participação de estudantes e docentes técnico-administrativos no ENEXC com apresentação de resultados dos Projetos de Extensãodesenvolvidos;
- Incentivar a participação dos docentes, técnicos e estudantes em editais nacionais e regionais que promovam ações deextensão.
Ações facilitadoras de Comunicação/Informação
- Criar o Fórum de Extensão com representação dos núcleos/grupos de extensão doCE;
- Realizar reuniões periódicas do Fórum, a sercriado;
- Manter e disponibilizar registro de todos os programas/projetos deextensão;
- Divulgar as fontes de fomento e editais para o desenvolvimento dos projetos deextensão;
- Divulgar as informações sobre a extensão no CE e seusresultados;
- Incentivar, sistematicamente, o registro das açõesextensionistas;
- Divulgar as ações extensionistas dos professores e técnico-administrativos, além das atividades promovidas pelos estudantes com a criação de um calendáriomensal;
- Criar o Boletim Informativo de Extensão-CE, distribuído trimestralmente à comunidade acadêmica.
- Manter atualizado o link da Extensão situada na página doCE.
Ações promotoras de publicações científicas, tecnológicas e relativas à cultura;
- Criar e publicar o calendário mensal de ações extensionistas doCE;
- Incentivar a produção de publicações e produtos acadêmicos decorrentes das ações de extensão, para difusão e divulgação cultural, científica outecnológica;
- Incentivar a publicação da produção intelectual da comunidade acadêmica do CE através do Caderno de Extensão, objetivando estabelecer um canal permanente de divulgação e discussão das ações extensionistas realizadas pela comunidade acadêmica;
Ações que proporcionam a relação da comunidade interna e externa
- Aproximação e estabelecimento de uma rotina de trabalho com o setor de extensão doCAp;
- Manter um cadastro com os contatos de entidades públicas e privadas para parcerias das atividades;
- Participar dos Programas Extensionistas promovidos pelaUFPE;
- Integrar atividades de extensão do CE com programas e projetos governamentais e não governamentais;
- Apoiar os projetos consolidados de ações comunitárias e de responsabilidadesocial.
Ações favorecedoras das relações humanas
- Incentivar a criação de um programa de ações afirmativas, em conjunto com grupos que discutem a temática, que visem eliminar desigualdades e que garantam a igualdade de oportunidades e tratamento, compensando perdas provocadas pela discriminação e marginalização, decorrentes de motivos raciais, étnicos, religiosos, de gênero e orientação sexual;
- Contribuir com a realização de eventos sobre conhecimento ou produto cultural, artístico, ambiental, esportivo, científico etecnológico;
- Continuar realizado, em parceria com o GEPAR/NEAB e o DA, o Dia Nacional da ConsciênciaNegra;
- Proporcionar, em conjunto com a direção do CE, espaço e atividades de convivência para a comunidade acadêmica.
Ações que garantem a continuidade das propostas da gestão anterior (2013-2015)
- Implementar e ampliar ações integradas com o ensino e a pesquisa no CE, a partir de ações conjuntas com a Coordenação de Pedagogia, Licenciaturas diversas e Colégio de Aplicação; Programas de Pós-Graduação e demaissetores;
- Incrementar a divulgação de ações de extensão, priorizando a inclusão e atualização periódica de link da Setorial de Extensão na web site e blog do CE e organização de livros divulgando as ações de extensão doCE;
- Estabelecer comunicação com estudantes, docentes e técnicos no sentido de ampliar e qualificar a inserção de projetos de extensão noSigproj;
- Fomentar e socializar demandas de ações extensionistas com as secretarias de Educação, comunidades, ONG, movimentos sociais e de outros centros daUFPE;
- Consolidar a realização de eventos no CE por ocasião da Semana de Ciência e Tecnologia, ampliando as possibilidades de participação dosestudantes;
- Apoiar o desenvolvimento dos Pré-acadêmicos do CE, ampliando a participação dos estudantes das licenciaturas e inclusão dos estudantes dePedagogia;
- Promover ações com o Centro de Artes para ampliar e aprofundar o conhecimento artístico- estético da comunidade acadêmica doCE.
Equipe da Setorial de Extensão - CE
Coordenadora: Profª Auxiliadora Padilha
Vice-coordenadora: Profª Kathia Barbosa
Equipe Técnica: Raab Albuquerque
Email: setorialextensao.ce@ufpe.br
Biblioteca
Biblioteca
Coordenação: e-mail: Fone: | Leonice Cavalcante bibce@ufpe.br / bibce.coordenacao@ufpe.br (81) 2126-8806 / 2126-8807 |
Horário de funcionament | De segunda a sexta-feira, das 8:00h às 21h. O atendimento no balcão de empréstimo funciona de 08:00h às 20:45 |
Serviços oferecidos: | Empréstimo domiciliar, renovação, reserva e pesquisa on-line, consultas locais, orientação ao uso do acervo, catalogação na fonte (dissertações, teses), acesso a BDTD, visita dirigida, empréstimos entre bibliotecas. Serviços com agendamento: Orientação normas da ABNT para trabalhos científicos – bibliotecária Natália Nascimento - horário agendado. Treinamento no Portal – bibliotecária Natália Nascimento - horário agendado. |
Acervo: | Impressos, eletrônicos e multimídia. |
Infraestrutura: | Espaço climatizado para estudo individual; Acesso a internet via wi-fi;
|
Redes Sociais: | Instagram @bibceufpe |
Comprovante GRU: | |
Fichas Catalográficas: |
Semana Pedagógica
Semana Pedagógica
Semana Pedagógica do Centro de Educação - UFPE
Colégio de Aplicação
Colégio de Aplicação
O Colégio de Aplicação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco foi fundado em março de 1958 para funcionar junto à Faculdade de Filosofia como um laboratório experimental. Hoje é vinculado ao Centro de Educação da UFPE, atendendo aos acadêmicos das diversas licenciaturas, em suas habilitações.
Endereço
Avenida da Arquitetura S/N Cidade Universitária
CEP 50740 - 550
Telefones
Secretaria: (81) 2126-8332
Coord. Pedagógica (SOE-SOEP): (81) 2126-8328
Direção: (81) 2126-8335
Tesouraria: (81) 2126-8329/Fax: (81) 2126-8329
Editais
Editais
PROCESSO ELEITORAL - COORDENAÇÃO E VICE-COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA (BIÊNIO 2024-2026)
RESULTADO DAS ELEIÇÕES (Ata da Reunião da Comissão Eleitoral)
Profa. Maria Elizabeth Varjal Medicis Pinto (Eleita para o cargo de Coordenadora do Curso de Pedagogia do CE).
Profa. Dilian da Rocha Cordeiro (Eleita para o cargo de Vice-Coordenadora do Curso de Pedagogia do CE).
HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS INSCRITAS (Ata) - em 22/07/2024
VOTAÇÃO
ORIENTAÇÃO PARA TODES ELEITORES SOBRE O MOMENTO DA VOTAÇÃO
PROCESSO ELEITORAL - COORDENAÇÃO E VICE-COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA (BIÊNIO 2024-2026)
Disponibilizamos para a Comunidade Acadêmica do Centro de Educação - CE, a agenda/2021 da Diretora Profª Ana Lúcia Félix e da Vice-Diretora Profª. Tatiana Araújo
Esse instrumento tem como objetivo facilitar a comunidade acadêmica no agendamento de reunião com a Direção, como também dar transparência às atividades da Gestão.
Os professores, alunos e técnicos que desejarem agendar uma reunião com a Profª Ana Lúcia Félix e/ou Profª. Tatiana Araújo poderão solicitar através do e-mail: diretoria.ce@ufpe.br
Entretanto, em caso de urgência, a comunidade poderá se dirigir,exclusivamente por email, à secretaria ou à Coordenação Administrativa desse Centro.
- Para solicitar declaração de aluno cotista, histórico escolar de aluno formado, histórico escolar de aluno desvinculado, desvínculo de curso, modificação de dados no SIG@, documentos para transferência para outra instituição de ensino superior e transferência por força de lei: dre.prograd@ufpe.br
- Para solicitar declaração de tramitação de diploma (somente após o início do trâmite do processo no SIG@): dad.prograd@ufpe.br
- Para solicitar declaração de veracidade de diploma e ter informações sobre diplomas de outras instituições de ensino superior: drd.prograd@ufpe.br
- Para solicitar declaração de monitoria e informações sobre mobilidade acadêmica nacional: coordapoioacademico.prograd@ufpe.br
- Para solicitar informações sobre próximas listas de remanejamento do SISU: sisu@ufpe.br
- Para solicitar comprovante de matrícula (grade de horário), declaração de conclusão de curso, declaração de integralização de curso, ementas de disciplinas, dispensa de disciplinas, trancamento de semestre fora de prazo por motivo de força maior e desbloqueio do CPF no SIG@: entrar em contato com a escolaridade do curso de Pedagogia para realizar sua solicitação via email secgradceufpe@gmail.com
Se sua demanda é diferente das que foram listadas acima, envie um email para a escolaridade especificando sua solicitação. Lembre-se de informar seus dados essenciais como nome completo e número do CPF.
ATENÇÃO:
- Para solicitar a abertura de processo para emissão de diploma, acessar o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfc_HrZJqsccpPF4w_a9aksQc7xbL-l0UG0gIalsPzctq19Rg/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0
- Para solicitar agendamento para retirada de diploma físico pronto , acessar o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc1A9PthqZI7UvpPTkjI38eRvP15QYJhxOaR02rZMuxK_77ow/viewform
- Para solicitar a emissão de histórico escolar de aluno vinculado , declaração de vínculo, declaração de ingressante, declaração de desvínculo, perfil curricular do curso e regime de aprovação da UFPE, acessar o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd8jYnb7C4QF8DsWDaw7VgZC2xuO5s8EjWdUPMH7yVtJ-3wOg/viewform
Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação (DPSIE)
Chefia
Chefe: Lúcia Maria de Andrade da Silva Caraúbas - lucia.caraubas@ufpe.br
Vice: Maria Emília Lins e Silva - maria.elsilva@ufpe.br
Docentes
Ana Coêlho Vieira Selva - ana.selva@ufpe.br
Ana Karina Morais de Lira - karina.morais@ufpe.br
Ana Lúcia Felix dos Santos - ana.fsantos@ufpe.br
Antonio Carlos Cardoso - antonio.ccardoso@ufpe.br
Aurino Lima Ferreira - aurino.ferreira@ufpe.br
Candy Estelle Marques Laurendon - candy.laurendon@ufpe.br
Carlos Eduardo Ferreira Monteiro - carlos.fmonteiro@ufpe.br
Clarissa Martins de Araujo - clarissa.araujo@ufpe.br
Daniela Maria Ferreira - daniela.maria@ufpe.br
Eliana Borges Correia de Albuquerque - eliana.albuquerque@ufpe.br
Fatima Maria Leite Cruz - fatima.cruz@ufpe.br
Francisco José de Lima - francisco.jlima@ufpe.br
Isabela Amblard - isabela.amblard@ufpe.br
Jaileila de Araújo Menezes - jaileila.santos@ufpe.br
José Arnor de Lima Júnior - josearnor.lima@ufpe.br
Lícia de Souza Leão Maia - licia.maia@ufpe.br
Lúcia Maria de Andrade da Silva Caraúbas - lucia.caraubas@ufpe.br
Magna do Carmo Silva - magna.silva@ufpe.br
Maria Elizabeth Varjal Medicis Pinto - maria.mpinto@ufpe.br
Maria Emília Lins e Silva - maria.elsilva@ufpe.br
Rafaella Asfora Siqueira Campos Lima - rafaella.sclima@ufpe.br
Sandra Patrícia Ataíde Ferreira - sandra.aferreira@ufpe.br
Severina Batista de Farias Klimsa - sfarias.klimsa@ufpe.br
Sylvia Regina de Chiaro Ribeiro Rodrigues - sylvia.chiaro@ufpe.br
Tícia Cassiany Ferro Cavalcante - ticia.cavalcante@ufpe.br
Wilma Pastor de Andrade Sousa - wilma.pastor@ufpe.br
Departamento de Políticas e Gestão da Educação (DPGE)
Chefia
Chefe: Edson Francisco de Andrade - edson.andrade@ufpe.br
Vice-chefe: Fernanda da Costa Guimarães Carvalho - fernanda.carvalho@ufpe.br
Docentes
Alexandre Simão de Freitas - alexandre.freitas@ufpe.br
Alice Miriam Happ Botler - alice.botler@ufpe.br
Ana Lúcia Borba de Arruda - ana.barruda@ufpe.br
Catarina Cerqueira de Freitas Santos - catarina.csantos@ufpe.br
Darci Barbosa Lira de Melo - darci.lira@ufpe.br
Evson Malaquias de Moraes Santos - evson.santos@ufpe.br
Laêda Bezerra Machado - laeda.machado@ufpe.br
Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho - liliane.lima@ufpe.br
Luciana Rosa Marques - luciana.marques@ufpe.br
Luís Carlos Marques Sousa - luis.carlos@ufpe.br
Maria da Conceição dos Reis - maria.conceicaor@ufpe.br
Maria da Conceição Silva Lima - maria.conceicao@ufpe.br
Maria Sandra Montenegro Silva Leão - sandra.montenegro@ufpe.br
Rejane Dias da Silva - rejane.dsilva@ufpe.br
Thamyris Mariana Camarote Mandú - thamyris.mandu@ufpe.br
Thiago Rodrigo Fernandes da Silva Santos - thiago.silvasantos@ufpe.br
Docentes substitutos
Adalgisa Leão Ferreira - adalgisa.leao@ufpe.br
Dayzi Silva Oliveira - dayzi.oliveira@ufpe.br
Lucivania Barbosa Evangelista - lucivania.barbosa@ufpe.br
Maraiane Pinto de Sousa - maraiane.pinto@ufpe.br
Raimundo Nonato Ferreira - raimundo.ferreira@ufpe.br
Renata Paula Dos Santos Moura - renata.paula@ufpe.br
Departamento de Ensino e Currículo (DEC)
Chefia
Chefe- Catarina Carneiro Gonçalves- catarina.goncalves@ufpe.br
Vice- Juliana Azevedo Montenegro- juliana.azevedo2@ufpe.br
Docentes
Adriana Maria Paulo da Silva -adriana.mpsilva2@ufpe.br
Aída Maria Monteiro Silva - aida.silva@ufpe.br
Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho - anabeatriz.carvalho@ufpe.br
Ana Carolina Perrusi Alves Brandão - ana.brandao@ufpe.br
Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa - ana.gpessoa@ufpe.br
Ana Paula Fernandes da Silveira Mota- ana.fsilveira@ufpe.br
Ana Paula Rufino- Substituto- ana.prsantos@ufpe.br
Andréa Tereza Brito Ferreira- andrea.bferreira@ufpe.br
Arnaldo Martin Szlachta Júnior- arnaldo.szlachta@ufpe.br
Auxiliadora Maria Martins da Silva- auxiliadora.martins@ufpe.br
Bruna Herculano da Silva Bezerra- bruna.herculano@ufpe.br
Camila Corrêa e Silva de Freitas- Substituto- camila.correasilva@ufpe.br
Catarina Carneiro Gonçalves- catarina.goncalves@ufpe.br
Clécio dos Santos Bunzen Júnior- clecio.bunzen@ufpe.br
Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa - cristiane.pessoa@ufpe.br
Cristiane Souza de Menezes - cristiane.smenezes@ufpe.br
Daniel Valter de Almeida- daniel.vater@ufpe.br
Danielle Avanço Vega- Substituto- danielle.vega@ufpe.br
Dayse Cabral de Moura - dayse.moura@ufpe.br
Dilian da Rocha Cordeiro- dilian.cordeiro@ufpe.br
Eleta de Carvalho Freire - eleta.freire@ufpe.br
Everson Melquíades Araújo Silva- everson.silva@ufpe.br
Gilda Lisbôa Guimarães- gilda@ufpe.br
Janayna Silva Cavalcante de Lima- janayna.lima@ufpe.br
José Luis Simões - jose.lsimoes@ufpe.br
Juliana Azevedo Montenegro- juliana.azevedo2@ufpe.br
Karina Miriam da Cruz Valença Alves- karina.valves@ufpe.br
Kathia Maria de Melo e Silva Barbosa - kathia.barbosa@ufpe.br
Lívia Suassuna - livia.suassuna@ufpe.br
Márcia Ângela da Silva Aguiar- marcia.saguiar@ufpe.br
Marcos Alexandre de Melo Barros - marcos.ambarros@ufpe.br
Maria Auxiliadora Soares Padilha - maria.apadilha@ufpe.br
Maria do Rozário Azevedo da Silva- Substituto- maria.rozario@ufpe.br
Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa - maria.ffbarbosa@ufpe.br
Maria Thereza Didier de Moraes - maria.dmoraes@ufpe.br
Marília Gabriela de Menezes Guedes - marilia.guedes@ufpe.br
Mayara Aparecida Spíndola Palácio- Substituto- mayara.palacio@ufpe.br
Micheline Barbosa da Motta - micheline.motta@ufpe.br
Orquídea Maria de Souza Guimarães Paulino- orquidea.sguimaraes@ufpe.br
Patrícia Smith Cavalcante - patricia.cavalcante@ufpe.br
Paula Moreira Baltar Bellemain - paula.bellemain@ufpe.br
Petronildo Bezerra da Silva - petronildo.silva@ufpe.br
Rinaldo Thomaz de Oliveira- Substituto- rinaldo.thomaz@ufpe.br
Rodrigo Cunha Santos- Substituto- rodrigo.csantos@ufpe.br
Rosângela Tenório de Carvalho - rosangela.carvalho@ufpe.br
Roseane Patrícia de Souza e Silva- roseane.patricia@ufpe.br
Rosinalda Aurora de Melo Teles - rosinalda.teles@ufpe.br
Tatiana Cristina dos Santos de Araújo - tatiana.saraujo@ufpe.br
Telma de Santa Clara Cordeiro - telma.leal@ufpe.br
Telma Ferraz Leal - telma.leal@ufpe.br
Thelma Panerai Alves - thelma.panerai@ufpe.br
Paulo Câmara- paulo.csousa@ufpe.br
Departamento de Fundamentos Sóciofilosóficos da Educação (DFSFE)
Chefia
Chefe- Paulo Julião - paulo.juliao@ufpe.br
Vice- André Ferreira - andreferreira@ufpe.br
Docentes
Alcivam Paulo de Oliveira – substituto- alcivam.paulo@oi.com.br
Alfredo Macedo Gomes - alfredomgomes@gmail.com
André Gustavo Ferreira - andreferreira@ufpe.br
Aurenéa Maria Oliveira - aurenea@yahoo.com.br
Daniel Álvares Rodrigues - danielrodrigues7@yahoo.com.br
Gustavo Gilson Oliveira- gustavosaet@yahoo.com.br
Janete Maria Lins de Azevedo - janete.lins@gmail.com
José Policarpo Júnior - jpj@formacaohumana.org
Marcelo Sabbatini - marcelo.sabbatini@gmail.com
Marco Aurélio Acioli Dantas – substituto- marco.adantas@hotmail.com
Mitz Helena de Souza Santos - mitzhelena@yahoo.com.br
Paulo Julião da Silva- pauloemac@gmail.com
Ramon de Oliveira - ramono@elogica.com.br
Raylane Andreza Dias Navarro Barreto- raylanenavarro@bol.com.br
Rui Gomes de Matos Mesquita - gomesdemattosdemesquita.rui@gmail.com
Sérgio Paulino Abranches -sergio.abranches@ufpe.br
Solange FreundelFilvock – substituto- sfilvock@gmail.com
Viviane de Bona - vividbona@hotmail.com
Concursos Docentes 2018 Concursos Docentes 2018
A equipe do Centro de Educação está trabalhando de forma remota durante o período pandemico para auxílio dos alunos, docentes e servidores. Apenas as atividades de limpeza, manutenção, reforma e acompanhamento de reforma estão sendo mantidas de forma presencial.
Horários de atendimento: Segunda a Sexta, das 8h às 12h e de 13h às 17h.
Os usuários podem entrar em contato com os responsáveis pelo Centro por meio dos emails institucionais:
DIRETORIA DO CE:
Diretoria do CE: Ana Lúcia Félix -diretoria.ce@ufpe.br
Vice-Diretoria do CE: Tatiana Araújo - diretoria.ce@ufpe.br
Coordenação de Infraestrutura: Yves Lima - coordinfra.ce@ufpe.br
Gerência de Infraestrutura - Gustavo Kleber Pinto - coordinfra.ce@ufpe.br
Gerência de Compras: Maria Isabel Teófilo - compras.ce@ufpe.br
Coordenação da Setorial de Extensão: Auxiliadora Padilha - setorialextensao.ce@ufpe.br
Coordenação Administrativa: Morgana Marques - coordadm.ce@ufpe.br
Secretaria do CE – secretaria.ce@ufpe.br
COORDENAÇÕES:
Coordenação de Pedagogia: Elizabeth Varjal - pedagogia.ce@ufpe.br
Coordenação de Licenciaturas Diversas: Adriana Silva - licenciaturasdiversas.ce@ufpe.br
Coordenação do Mestrado Profissional em Educação Básica: Viviane de Bona – mpeb.ce@ufpe.br
Coordenação do Programa de Pós-graduação de Educação: Raylane Navarro – coordenacao.ppge@ufpe.br
Coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica: Marcelo Sabbatini – edumatec@ufpe.br
DEPARTAMENTOS:
Chefia do DPGE: Fernanda Carvalho - dpge.ce@ufpe.br
Chefia do DEC: Janayna Lima - dec.ce@ufpe.br
Chefia do DFSFE: Paulo Julião - dfsfe.ce@gmail.com
Chefia do DPSIE: Carlos Eduardo - dpsie.ce@ufpe.br
Contatos Contatos
Coord. Pedagogia
Coordenadora: Bruna BezerraCoord. Licenciaturas
Coordenadora: Adriana Silva / Vice: Lívia SuassunaCoord. Setorial de Extensão
Coordenadora: Raylane Navarro / Vice: Viviane de BonaCoord. Administrativa
Morgana MarquesCoord. Infraestrutura
Yves LimaGerência de Infraestrutura
Gustavo Kleber PintoGerencia de Finanças e Compras
Maria Isabel TeófiloEquipe Equipe
Diretora
Ana Lúcia FélixVice-Diretora
Tatiana AraújoAssistente de Direção
Karla Reis GouveiaAssessoria de Comunicação
Secretaria da Direção
Thais NobertoEndereço: Avenida Acadêmico Hélio Ramos, S/N 50.670-901 | Cidade Universitária - Recife – Pernambuco
secretaria.ce@ufpe.br