Notícias Notícias

Voltar

Rádio Paulo Freire: resistência na luta pela Democracia

(Site da Rádio Paulo Freire, 2023)

Logo e slogan da Rádio Paulo Freire

 

Em 1963, foi fundada a Rádio Universidade, braço do Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife (SEC/UR), atual Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pernambuco (Proexc/UFPE). Essa rádio, que hoje recebe o nome do seu fundador, Paulo Freire, completa, neste ano, seus 60 anos. Para comemorar esse aniversário, dentre outras atividades, a emissora desenvolveu um radiodocumentário: Os 60 anos da Rádio Paulo Freire. A série de cinco episódios apresenta a sua história em ordem cronológica, partindo da fundação, passando pelo Golpe de 64 e chegando até a sua atual configuração. 

 

Para a realização dessa nova série, foram entrevistados vários professores da UFPE, como Yvana Fechine, do Departamento de Comunicação Social da UFPE; Flávio Weinstein, de História; Luís Reis, de Teatro; Eliete Santiago, de Pedagogia; e Kalyna Aguiar, de Licenciatura em Teatro. Além disso, também participaram estagiários da rádio e Chico Lacerda, vice-diretor do CAC, entre outros. 

 

Catarina Apolônio, servidora que trabalha na emissora, foi responsável pela edição e por muitas entrevistas realizadas para o projeto, o qual foi idealizado pela Professora Yvana Fechine. O trabalho foi realizado de maneira coletiva, envolvendo professores, servidores e alunos extensionistas que fazem parte da Rádio, e contou com o apoio da Cátedra Paulo Freire para o apuramento de informações sobre o contexto de criação da emissora, além de muitos jornais da época e materiais do arquivo público. Esse levantamento de materiais, conforme relatado pela equipe, foi o ponto que mais gerou dificuldades, assim como o contato com os entrevistados, visto que muitos deles saíram de Pernambuco diante do contexto ditatorial de 1964. No entanto, o processo de apuração de informações por meio dos materiais encontrados e das entrevistas realizadas foi gratificante para a equipe, pois possibilitou a descoberta do contexto real de formação da emissora.  

 

(Site da Rádio Paulo Freire, 2023)

Fotografia do pedagogo Paulo Freire

 

O primeiro episódio da nova série, Recife no Centro do Mundo, situa o ouvinte no Recife dos anos 1950 e 1960, apresentando um pouco da trajetória de Paulo Freire e pontuando vários dados sobre a situação do analfabetismo no Brasil dessa época. Esse período foi caracterizado por movimentações culturais e intelectuais na cidade, realizadas por um grupo de alunos e ex-alunos da Faculdade de Direito e de outras faculdades da cidade. Além disso, o episódio apresenta o contexto da criação da Rádio Universidade, considerada a primeira experiência de educação à distância do nosso país e que foi criada por Freire e impulsionada pelo governo federal, sendo assim o maior movimento de educação e alfabetização de adultos por meio do rádio. Assim, a Rádio tinha a proposta de construir conhecimento e democratizar a educação.  

 

O segundo episódio, O projeto de uma universidade popular: a criação do SEC, apresenta o Serviço de Extensão Cultural (SEC), que foi coordenado por Paulo Freire e que veio a se tornar hoje a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE (Proexc/UFPE), tendo sido constituído por um tripé: o Programa de Alfabetização, a Rádio Universidade e a Estudos Universitários: revista de cultura (REUs), estas duas últimas ainda hoje em atividade na UFPE. Diante da ideia de tornar a universidade popular, integrando-a com o público externo ao ambiente acadêmico, a via oral da Rádio e a via escrita da REUs buscavam romper com a mediocridade cultural e social, alcançando não apenas a "elite" recifense, mas objetivando a democratização da cultura.

 

Por sua vez, o terceiro episódio do radiodocumentário, intitulado A Rádio Universidade do Recife, reforça o objetivo principal da rádio: alcançar a população, não só os eruditos da sociedade. Desse modo, foi trazida, nesse episódio, a importância da rádio para o desenvolvimento cultural e artístico do estado na época. A emissora, que funcionava de 20h às 23h, buscava contribuir com a erradicação do analfabetismo por meio dos seus programas diários, que contavam com um repertório de música clássica, folguedos de música brasileira e programas educativos, funcionando, então, como um instrumento social de educação. Além disso, era também um espaço de formação cultural, pois também apresentava programas jornalísticos políticos e críticas de cinema, teatro e artes. 

 

Com a fase experimental iniciada em 1962, sendo lançada oficialmente em 1963, a então Rádio Universidade foi fechada em 1964, por ter sido considerada, pelos seus detratores, um dos retratos da chamada “infiltração comunista no Brasil”, sendo desse contexto que fala o quarto episódio da série, intitulado O golpe que congelou o futuro, dedicado a todos os perseguidos, presos, torturados, mortos e desaparecidos políticos. O episódio aborda como os eixos que compunham o SEC viraram alvo de ataque do governo federal, que determinou que a emissora deveria desempenhar um papel mais recreativo e não político. 

 

Por fim, o último episódio da série, Da Rádio Universidade à Rádio Paulo Freire, faz um apanhado geral da história da Rádio, citando algumas mudanças pelas quais ela passou e como é o seu atual funcionamento. Apesar dos muitos desafios e perseguições enfrentados em seu percurso, a agora chamada Rádio Paulo Freire resiste, realizando transmissões diárias de 4 horas e atendendo a sociedade civil, tanto intra quanto extra-acadêmica.

 

(Site da Rádio Paulo Freire, 2023)

Equipe da Rádio Paulo Freire em atividade

 

Destarte, diante do papel democratizador que foi desempenhado pela Rádio, a série desenvolvida este ano eterniza a história da emissora e ressalta a importância da integração entre a população e o conhecimento acadêmico. O radiodocumentário foi ao ar na primeira semana de outubro e está disponível em plataformas de streaming, como o Spotify

 

Para mais informações:

 

Instagram da Rádio: @radiopaulofreire

Site da Rádio: https://sites.ufpe.br/rpf/ 

Plataformas de streaming para acessar os episódios da nova série: https://orelha.radiolivre.org/radiopaulofreire 

Data da última modificação: 14/11/2023, 13:58