Notícias Notícias

Voltar

Mestre Vitalino 3D: projeto digitaliza esculturas do acervo da Diretoria e Cultura da PROExC

Com softwares e tecnologias de fotogrametria digital 3D, o projeto de extensão buscou preservar e divulgar o patrimônio artístico e cultural da UFPE, além de formar estudantes e servidores na área de tecnologias digitais.

 

A ação foi iniciativa dos docentes Pedro Alessio e Auta Laurentino, do Departamento de Expressão Gráfica, executado em parceria Diretoria de Cultura e financiado pelo PIBEXC 2018.1 da Pró-reitoria de extensão e cultura da UFPE.

 

Com o auxílio dos servidores e bolsistas do Centro Cultural Benfica e do Grupo de Experimentos em Artefatos 3D (GREA3D), o projeto também desenvolveu e testou conjuntos de mini estúdios de iluminação, facilmente replicáveis e transportáveis, e de uma mesa de rotação automatizada com disparo automático por infravermelho de câmeras semi-profissionais. Foram impressas as peças digitalizadas em 3D, através dos equipamentos de fabricação digital do laboratório GREA3D, para a criação de uma exposição presencial dedicada ao público com deficiência visual. 

 

No total, foram reproduzidas 17 peças interativas, que estão hospedadas no site, permitindo o acesso ao acervo de qualquer lugar do mundo.

Uma iniciativa inovadora que valoriza a cultura pernambucana e promove a democratização do acesso à arte! ¿

Data da última modificação: 25/07/2023, 11:36