Estudos Universitários abre chamada para publicação

A Estudos Universitários: revista de cultura, da UFPE, começa a receber trabalhos para a sua edição 41.1, cujo tema proposto é “Fome: panorama de uma miséria social”. Considerando os desafios associados a essa questão, a EUS pretende provocar os diversos campos do mundo acadêmico a refletir sobre um problema que assola seis a cada dez casas brasileiras, as quais não possuem acesso integral à alimentação e, ainda, entender o porquê da foma persistir, sobretudo, nas periferias brasileiras, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país, afetando, com mais intensidade, crianças e mulheres.

O objetivo deste volume é provocar os diversos campos do mundo acadêmico e da sociedade a refletir sobre a fome, destacando que o problema tem sua origem associada aos processos históricos sociais excludentes, bem como buscando entender a fome para além do desejo de se alimentar, mas como um problema de saúde pública que acarreta consequências físicas e psicológicas às pessoas que vivenciam esta realidade.

Alguns temas que podem ser abordados:

• A persistência da fome do Brasil
  • Soberania alimentar
  • Panorama mundial da fome no século XXI
  • Insegurança alimentar
  • Aquecimento global e produção de alimentos
  • A fome em cenários urbanos e rurais
  • Fome e desenvolvimento infanto-juvenil
  • Geografia da fome
  • Geopolítica da fome
  • Produções agrícolas não-convencionais e Agronegócio
  • A fome como problema sociológico e suas consequências
  • Políticas públicas de combate à fome

Poderão ser submetidos estudos, ensaios, entrevistas, relatos de experiências e resenhas até o dia 12 de março de 2024.

A chamada e as diretrizes para submissão de trabalhos estão disponíveis no site do períodico:

Para mais informações: estudosuniversitarios@ufpe.br

Data da última modificação: 29/02/2024, 10:25