Notícias Notícias

Voltar

Dia da Consciência Negra e o Novembro Negro da UFPE

No dia 20 de novembro, é celebrado, no Brasil, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), em parceria com o Núcleo de Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), reforça a importância dessa data e traz, neste Especial, a programação da 4ª edição do Novembro Negro, realizado pela UFPE, cujo tema é “Ecossistemas Afirmativos: O impacto do combate ao racismo institucional”.
 

Escolhido em memória da morte de Zumbi, figura de resistência e líder do Quilombo dos Palmares, que foi o maior do país e ficava localizado na então Capitania de Pernambuco, abrigando escravos fugidos e os congregando em uma estrutura social autônoma que visava proteger-se da sociedade colonial de então, o dia 20 de novembro é comemorado desde 2003 no âmbito escolar e acadêmico, graças à Lei nº 10.639/03. Esta lei prevê o ensino obrigatório da história e cultura afro-brasileira nas escolas como medida para combater o racismo, mas foi somente em 2011 que o dia foi aderido ao calendário nacional, através da Lei nº 12.519. Tendo em mente a importância do tema na educação antirracista, um exemplo de trabalho a ser citado é o da  pró-reitora da Proexc, Maria da Conceição dos Reis, que escreveu, em seu artigo recente para a Estudos Universitários: revista de cultura, sobre materiais didáticos focados na Educação das Relações Étnico-Raciais e como ter materiais afrocentrados, ou seja, materiais que analisam fenômenos sociais da população negra enquanto sujeito da sua própria trajetória, é importante para a implementação correta dessa lei.
 

Retrato do Zumbi dos Palmares

 

 


                                       

Sabemos que o racismo continua presente nas estruturas sociais e institucionais, de forma que os alunos negros, por diversas vezes, são afetados por ele, o que se manifesta de várias maneiras, como: remunerações injustas; permânencia nas instituições acadêmicas incerta por causa de fatores socioeconômicos; vexação por causa de falas infelizes; apagamento de sua cultura e história etc. A luta por igualdade e reparação é diária, estendendo-se ao âmbito jurídico por meio de leis como a Lei nº 12.711/2012, que há onze anos foi implementada, assegurando o acesso ao ensino superior nas universidades federais e ao ensino médio nas instituições federais para estudantes negros e pardos.

 

Nesse sentido, o objetivo do Novembro Negro da UFPE deste ano é visibilizar as ações afirmativas dentro das temáticas étnico-raciais que vêm sendo construídas na Universidade por iniciativa da própria instituição, por grupos e/ou núcleos de estudos/pesquisas, assim como por projetos de extensão e pela própria autonomia dos discentes. O Núcleo ERER também pretende avaliar o andamento da implementação do Plano de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), aprovado pelo Conselho Universitário da UFPE em 12 de dezembro de 2022 e que:

 

(...) vem contribuir com a implantação e implementação das ações afirmativas para a promoção da igualdade racial no âmbito da UFPE e nas suas relações com a comunidade externa e, assim, restabelecer a honra e a dignidade de grupos étnicos-raciais, vítimas de danos morais causados pelo histórico racismo estrutural da sociedade brasileira.

 

Para fiscalizar o andamento do Plano e garantir a implementação dessas ações afirmativas, o Núcleo ERER, sob a coordenação da professora Maria da Conceição dos Reis, lançou, de forma on-line, em 20 de abril deste ano, o Painel Digital de Monitoramento de Ações Afirmativas e Promoção de Igualdade Étnico-Racial da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 


             

(Instagram da UFPE)

Identidade visual

 
 

Assim, de forma a ampliar o alcance de tal iniciativa e, segundo o que foi discutido, expandir as noções basilares para a formação de uma sociedade antirracista, divulgamos, neste boletim, as atividades que serão realizadas neste Novembro Negro:  
 

  • Roda de diálogos: reunião dos Projetos de Extensão que atuam dentro da temática ERER;
  • III Encontro com docentes que trabalham a temática ERER na UFPE;
  • Cine debate - Solidão dos Corpos Negros no espaço acadêmico;
  • III Seminário Nacional sobre Políticas de Educação em Saúde da População Negra;
  • I Encontro Pernambucano sobre Ensino e Práticas Pedagógicas Antirracistas;
  • Show de encerramento do Novembro Negro com atrações da cultura negra.
     

Para saber data, local e horário, basta seguir as redes sociais do Núcleo ERER (@erer.ufpe no Instagram), que está compartilhando informações todas as segundas-feiras deste mês de novembro.

 

Além da mobilização e realização do Novembro Negro, o ERER também se vincula a projetos de extensão voltados à comunidade negra. Atualmente, os projetos apoiados por ele são o "Enegrecendo currículos" e o "Promoção de ações afirmativas no curso de Fisioterapia para melhoria da formação dos profissionais no cuidado em saúde da população negra". O primeiro projeto, apoiado pela UFPE (Garanhuns e Serra Talhada), pela Secretaria da Mulher de Pernambuco e pela Coordenação de Saúde da População Negra, possui um caráter regional e visa analisar como as relações raciais são abordadas nos currículos dos cursos de Medicina de Pernambuco. Já o segundo projeto pretende beneficiar estudantes e profissionais de Saúde tanto da UFPE quanto de instituições de ensino superior privadas. 


                

(Sites UFPE)

Projeto de Extensão: Enegrecendo Currículos
 

Por fim, é importante, não só neste dia, mas também em todos os outros, refletir sobre a nossa história, relembrar as lutas e conquistas dos movimentos negros e aderir aos discursos antirracistas no nosso dia a dia, visto que o nosso país teve uma abolição tardia e falha, resultando diretamente na desigualdade e segregação da sociedade, de forma que a comunidade negra é a que mais sofre com a marginalização, inclusive dentro do campo acadêmico.

 

Confira mais sobre o PCRI através deste link: Conselho Universitário aprova Plano de Combate ao Racismo Institucional da UFPE - Notícias

Saiba mais sobre o Painel por este link: UFPE lança Painel Digital de Monitoramento de Ações Afirmativas e Promoção de Igualdade Étnico-Racial - Notícias

Instagram do ERER: @erer.ufpe

Página do ERER no site da UFPE: https://www.ufpe.br/nucleoerer

 

 

 


 


 

 
 
Data da última modificação: 13/11/2023, 12:30