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Departamento de Música promove Jornada de Frevo
O Departamento de Música da UFPE promove, no dia 20 deste mês, no Centro de Artes e Comunicação (CAC), a Jornada de Frevo.
O evento faz parte do ciclo de atividades 2018 da "Orquestra Experimental de Frevo", projeto de extensão vinculado à PROExC, e tem como objetivo reunir músicos e pesquisadores com trabalhos recentes voltados ao tema. Participarão da jornada estudantes da pós-graduação em música, docentes da UFPE e convidados.
A programação, que ainda não está totalmente fechada, contará com mesas redondas e concertos do Coral Lira da Gente, Orquestra de Frevo de Bloco da UFPE e Orquestra Experimental de Frevo que acontecerão no Hall do Cac nos intervalos das mesas redondas.
PROGRAMAÇÃO
09:00 às 12:00
Local: Auditório Evaldo Coutinho
MESA REDONDA 1
Mediador: Prof. Eduardo Visconti (UFPE)
ANDRÉ FREITAS
Tema: FREVO: A Transgressão da Síncope
Resumo: A palestra abordará o surgimento e desenvolvimento do gênero instrumental Frevo de Rua a partir do século XX. Suas influências e transformações relacionadas as questões sociais e econômicas até os dias de hoje.
CÉSAR BERTON (IFPE – Belo Jardim)
Tema:Estudo de repertório: Frevo - modelos e sistemas
Resumo: Projeto iniciado em 2016, prevê o estudo de peças representativas do frevo a partir da ótica da análise musicológica/morfológica. Nele, faz-se estudos laboratoriais a respeito das estruturas (micro, media e macro) presentes neste gênero a fim de identificar elementos comuns e não comunsidentitários. Também se propõe uma abordagem interdisciplinar com a Ciência da Linguagem onde se discute conceitos como sotaque, técnica, linguagem, performance, discurso etc.
SERGIO GAIA BAHIA (Paço do Frevo)
Tema: Paço do Frevo: o viés colaborativo na gestão institucional
Resumo: O Museu Paço do Frevo é uma instituição cultural cujos quatro anos e meio de existência têm sido marcados pelo caráter múltiplo e dinâmico de suas ações, planejamento e gestão. Sua atuação é marcada pela peculiaridade de ser um Museu que não lida necessariamente com objetos, mas com experiências, desde que o seu “objeto” principal aponta para algo vivo e em permanente transição: o Frevo e toda a cadeia produtiva, criativa, simbólica, política, artística e cultural que o cerca, reforçando a construção de viés coletivo.
NEWTON CAIVANO
Tema: Frevo de Rua:Vertentes do tradicional ao contemporâneo
Resumo: Dialogar sobre a influência da Música Popular Européia na concepção do Frevo de Rua naformação de Banda de Música, passando para a vertente da Música Erudita (formação dosmúsicos tecladistas) e, posteriormente à influência da Música Americana na formação deBig Band, até nossos dias com as denominações de: FREVO DE RUA, FREVO DE PALCO ouESPETÁCULO e FREVO ERUDITO na formação de Duos ou Trios. A contemporaneidade e otradicional (raízes).
12:30
Local: Hall do CAC
Concerto Orquestra Experimental de Frevo
14:00 às 17:00
Local: Sala 03 – Departamento de Música
WORKSHOP (a confirmar)
14:00 às 17:00
Local: Auditório Evaldo Coutinho
MESA REDONDA 2
Mediadora: Profª Maria Aida Barroso (UFPE)
ALICE E. DA SILVA ALVES(mestranda – PPGM – UFPE)
Tema: O Coral Edgard Moraes e o Protagonismo Feminino no Frevo-de-Bloco
Resumo: O trabalho busca abordar nuances do protagonismo feminino no frevo-de-bloco, enquanto prática social e processo de profissionalização. Para isso, o estudo voltou-se para o Coral Edgard Moraes e sua trajetória musical, grupo esse que tem sua formação principal composta só de mulheres, vindas da família de um dos mais importantes compositores de frevo, Edgard Moraes. A ideia é ajudar a começar entender os vários papéis femininos no frevo-de-bloco.
ÍTALO GUERRA SALES (mestrando – PPGM – UFPE)
Tema: A Inserção de Instrumentos Elétricos nas Orquestras de Frevo do Recife
Resumo: O estudo busca mostrar, de forma mais clara, em que contexto e que atores do meio cultural teriam protagonizado a inserção de instrumentos elétricos no frevo, em particular nas orquestras pernambucanas do gênero. São apresentadas diferentes narrativas acerca deste processo, dando voz a músicos, arranjadores, maestros e compositores entrevistados, assim como a produtores, jornalistas e críticos do setor. Também são apresentados os primeiros fonogramas encontrados (até o momento) a contar com instrumentos elétricos em uma orquestra de frevo pernambucana, seguidos por apontamentos sobre o que caracterizaria as práticas de escuta e performance do frevo após tal inclusão.
MARCOS ACIOLY PINTO FERREIRA (pós-graduando – Pedagogia do Instrumento – UFPE)
Tema: Motivos Rítmicos e articulações utilizadas por Felinho nas variações do frevo "Vassourinhas": Uma abordagem pedagógica.
Resumo: Por muitos anos a prática do aprendizado referente à execução do frevo se deu em ambientes informais, com o intuito de realizar o trabalho agendado para determinado período do ano. Porém, nos últimos anos esta visão tem mudado cada vez mais com instituições que se dedicam a pesquisar e promover o estudo do frevo. Visando a necessidade de um melhor entendimento sobre a utilização de uma prática pedagógica na execução do frevo, buscamos aqui apresentar o estudo de elementos importantes para o desenvolvimento desta prática dentro do ambiente formal.
ANTÔNIO VANDERLAN DA SILVA JÚNIOR (mestrando – PPGM – UFPE)
Tema: A Construção de um Mestre - Frevo e Identidade
Resumo: Na busca pelo entendimento dos caminhos que levaram o compositor Levino Ferreira ao patamar de "Rei do Frevo", título conferido a ele por alguns pesquisadores do frevo, nos deparamos com uma questão forte de identidade que permeia o gênero. Ao estabelecer formas para serem adotadas e conservadas dentro do frevo, os grandes nomes que o fazem estão afirmando sua própria identidade, construindo o frevo como um gênero que se opõe a tudo que vem de fora, que não o representa. É um gênero "criado" em Pernambuco e que representa, pois, genuinamente a identidade local.
ADRIANO RAMOS COELHO (Departamento de Música - UFPE)
Tema: Um estudo sobre a performance musical do baterista Adelson Silva.
Resumo: O trabalho tem como objeto a trajetória do músico Adelson Silva, tendo como foco aspectos comparativos relacionados à performance enquanto baterista de duas importantes Orquestras de Frevo de Pernambuco (PE). Examina sua performance em dois momentos distintos de sua carreira, destacando o disco Antologia do Frevo, junto à Orquestra do Maestro José Menezes, durante a década de 1980, comparando–o com a performance realizada no disco Passo de Anjo, gravado com a SpokFrevo Orquestra, entre os anos de 2004 a 2006.
17:30
Local: Hall do CAC
Concerto Coral Lira da Gente e Orquestra de Frevo de Bloco da UFPE
Mais informações
Departamento de Música
(81) 2126 8318