Informes Informes

22/03/2024 Colóquio (Presencial) Dinâmica cerebral: análise de dados eletrofisiológicos e modelos computacionais de redes de neurônios - Profa. Fernanda Selingardi Matias (UFAL)

Prezados membros do DF-UFPE,

Esta é para convidá-los para a abertura dos Colóquios do Departamento de Física - 2024.1. O colóquio de abertura será nesta 6a feira próxima, dia 22 / Março /2024, às 16h00 e será apresentado (presencialmente) pela Profa. Fernanda Selingardi Matias, da Universidade Federal de Alagoas. Lembramos a todos que esta é uma importante atividade do DF-UFPE, e que a presença de todos é fundamental. Será servido um pequeno lanche às 15h30,

Palestrante:
Profa. Fernanda Selingardi Matias - UFAL

Título:

Resumo:
O cérebro é um dos melhores exemplos de um sistema complexo fora do equilíbrio a ser estudado pela ciência. Utilizando ferramentas de dinâmica não-linear, análise estatística e redes complexas, diversos avanços no entendimento da dinâmica e da conectividade cerebral têm sido obtidos nos últimos anos. As aplicações desse conhecimento abrangem desde melhores diagnósticos de doenças neurodegenerativas e distúrbios neurológicos até avanços tecnológicos como a interface cérebro-máquina para controle biomecânico. Neste colóquio vou apresentar alguns exemplos de como utilizar conhecimentos da física para estudar o sistema nervoso, tanto do ponto de vista da modelagem de sistemas dinâmicos como da análise de dados eletrofisiológicos. Vou apresentar modelos de populações neuronais que exibem alguns fenômenos verificados em diferentes dados cerebrais de humanos e outros animais, como por exemplo oscilações, sincronização, bi-estabilidade e diversidade de fase. Além disso, vou explicar como podemos comparar a dinâmica desses modelos com os dados experimentais utilizando medidas de entropia, complexidade e causalidade. Em particular vou mostrar resultados recentes sobre maximização da complexidade em torno da criticalidade, caracterização de estágios do sono, de diferentes tarefas cognitivas e classificação de grupos de indivíduos saudáveis e com Alzheimer.

"Short bio":
Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2010) e doutorado conjunto em Física pela Universidade Federal de Pernambuco e pela Universidad de las Islas Baleares (2014, cum laude). Realizou um Estágio Pós-Doutoral no Laboratório de Neurociência Cognitiva (Unicog/NeuroSpin/Université Paris-Saclay) como bolsista CAPES em 2017-2018. Desde 2014 é Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas e parte do Corpo Docente da Pós Graduação do Instituto de Física. Atualmente é vice-coordenadora do programa. Orienta estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado. Atua principalmente nas seguintes áreas: física de sistemas complexos, dinâmica cerebral, neurociência computacional, análise de dados eletrofisiológicos. Em 2022 recebeu o Prêmio para para Mulheres na Ciência L'Oréal/UNESCO/Academia Brasileira de Ciências na categoria de Física. Está ativamente envolvida em projetos de divulgação científica e promoção de mulheres, diversidade e especialmente mães na ciência. Faz parte da Comissão de Justiça, Equidade, Diversidade e Inclusão (JEDI) e é vice-coordenadora da Comissão de Física Estatística e Computacional da Sociedade Brasileira de Física. É bolsista de produtividade PQ-2 do CNPq. É mãe de 2 filhos (de 1 e 2 anos).

Local: Auditório do Departamento de Física - UFPE

Horário: 16h00