Notícias Notícias

Voltar

Exame de Qualificação ao Doutorado n.º 3 em 2024

“PALEOCOLOGIA E PALEOAMBIENTE DA PALEICTIOFAUNA DA FORMAÇÃO ROMUALDO, APTIANO-ALBIANO DA BACIA DO ARARIPE, NORDESTE, BRASIL”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Exame de Qualificação ao Doutorado n.º 3 em 2024

 

Aluno(a): Gabriel Levi Barbosa Lopes

 

Orientador(a): Dr.ª Alcina Magnólia da Silva Franca

 

Coorientador(a): Dr.ª Valéria Gallo da Silva (UERJ)

 

Título da pré-tese: “PALEOCOLOGIA E PALEOAMBIENTE DA PALEICTIOFAUNA DA FORMAÇÃO ROMUALDO, APTIANO-ALBIANO DA BACIA DO ARARIPE, NORDESTE, BRASIL”

 

Data: 26/03/2024

 

Horário: 14h

 

Local: videoconferência através do Google Meet: https://meet.google.com/cqq-vjxs-uqz

 

 

Banca Examinadora:

 

Presidente:

 

Dr. Alcina Magnólia da Silva Franca (Orientadora)

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Dr.ª Cibele Gasparelo Voltani (USP)

2.º Examinador(a): Dr. Francisco José de Figueiredo (UERJ)

3.º Examinador(a): Dr. Gustavo Ribeiro de Oliveira (PPGEOC/CTG/UFPE)

4.º Examinador(a): Dr.ª Márcia Aparecida dos Reis Polck (ANM)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Dr. Édison Vicente Oliveira (PPGEOC/CTG/UFPE)

2.º Examinador(a): Dr.ª Marise Sardenberg Salgado de Carvalho (UFRJ)

 

Resumo:

 

O presente trabalho tem por objetivo levantar novos dados da paleoictiofauna da Formação Romualdo, distribuída ao longo dos mais de 9.000km2 da Bacia do Araripe, realizando novas inferências sobre sua paleoecologia e paleobiogeografia. O material analisado constituiu-se em 566 amostras de peixes fósseis, cuja a maioria foi identificada em nível de espécie, resultantes da coleta controlada em 16 afloramentos distribuídos ao longo da bacia, nos estados do Piauí, Pernambuco e Ceará. Como resultado, foi levantada a presença de 14 famílias e 20 táxons: Vinctifer comptoni, Rhacolepis buccalis, Notelops brama, Cladocyclus gardneri, Calamopleurus cylindricus, Brannerion sp., Tharrhias araripis, Neoproscinetes penalvai, Araripelepidotes temmnurus, Paraelops cearenses, Araripichthys castilhoi, Beurlenichthys ouricuriensis, Clupavus brasiliensis, Santanichthys diasii, Placidichthys bidorsalis, Axelrodichthys araripensis, Mawsonia gigas, Iansan beurleni, Tribodus limae e clupeocephala em estudo. Após a identificação da paleoictiofauna, houve a aplicação dos índices de diversidade (Shannon-Weinner e Simpson), e análise dos atributos ecomorfológicos. Também foi identificada a fauna associada aos peixes nos afloramentos estudados. Os resultados da tese são apresentados na forma dois artigos: “Aspectos paleoecológicos e paleobiogeográficos da paleoictiofauna da Formação Romualdo,Aptiano-Albiano da Bacia do Araripe, nordeste do Brasil”, submetido à revista Journal of South American Earth Sciences e, o segundo artigo (em preparação), intitulado “Taxonomia e inferências paleoautoecológicas de peixes Clupeocephala da Formação Romualdo, Aptiano-Albiano, Bacia do Araripe, NE, Brasil”. Os resultados do primeiro artigo mostraram que a paleoictiofauna possui maior diversidade na região oeste da bacia, interpretada como a área com maior estabilidade nas taxas de salinidade e oxigenação, devido à possível ligação direta com o mar na bacia. Essa estabilidade também foi percebida através da fauna associada aos peixes, composta por invertebrados e microfósseis. Além disso, a paleoictiofauna apresenta 11 gêneros com influência tetiana. O resultado parcial do segundo artigo apresenta a descrição taxonômica e atributos ecomorfológicos das espécies B. ouricuriensis, C. brasiliensis (primeira ocorrência na bacia) e S. diasii, representantes de Clupeocephala.

 

Palavras-chave: Paleoautoecologia; paleogeografia; fauna associada; microfosseis; Peixes