Destaques Destaques

Voltar

Residentes multiprofissionais do HC produzem cartilhas sobre a pandemia

Documentos estão disponíveis no site do hospital

Os residentes do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde (PRMIS) do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), produziram duas cartilhas, intituladas Saúde do Trabalhador em Tempos de Covid-19 e Guia Prático Covid-19: Recomendações e Cuidados em Casa, que trazem orientações e informações úteis aos profissionais de saúde e ao público relacionadas ao novo coronavírus, a sua prevenção e a questões ligadas ao isolamento social. O PRMIS conta com residentes de Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Nutrição, Terapia Ocupacional e Fisioterapia. Juntos, elaboraram um material que perpassa por todas essas áreas.

Dentre as orientações disponibilizadas, estão os cuidados ao sair de casa; utilização adequada das máscaras cirúrgicas e caseiras; como higienizar as mãos; como deve ser feita a higiene de compras e alimentos; além de dicas para manutenção da saúde mental em tempos de pandemia.

De acordo com a coordenadora do PRMIS, Isabella Valois, a iniciativa partiu dos preceptores junto aos residentes, a fim com de colaborar com o Sistema Único de Saúde, com profissionais da assistência e população em geral neste momento de crise.

“A elaboração e divulgação desses materiais é importante para que possamos atingir o maior número de pessoas com informações seguras, de forma prática e de fácil compreensão”, afirma Isabella.

Ela ainda explica que a elaboração das cartilhas uniu esforços tanto dos residentes quanto dos preceptores. “Entendemos que todos os cenários são oportunidades de aprendizado, de exercício ético e de responsabilidade social no atendimento à população”, acrescenta.

O Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Hospital das Clínicas é uma modalidade de ensino voltada para a educação em serviço destinada aos profissionais de saúde na forma de especialização (pós-graduação lato sensu), e tem a proposta da mudança do perfil de assistência hospitalar, em valorizar o trabalho interdisciplinar no atendimento pré, intra e pós-hospitalar. Fazem parte do programa os residentes das áreas de Nutrição, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Psicologia, Farmácia e Fisioterapia.

Data da última modificação: 08/05/2020, 12:56