Destaques Destaques

Voltar

Pacientes idosos recebem alta da UTI Covid do HC

Eles agora estão se recuperando na Enfermaria depois de vários dias intubados

Dois pacientes idosos venceram a batalha travada na UTI do Hospital das Clínicas da UFPE contra a Covid-19, na tarde de ontem (19). Com a forma mais grave da doença, o auxiliar de topografia Edimilson Batista de Souza, de 68 anos, e a dona de casa Maria Madalena de Oliveira, de 61 anos, precisaram ser intubados, reagiram ao tratamento e já se recuperam na Enfermaria de Doenças Infecto-Parasitárias/Covid para receberem a alta hospitalar. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Assista aqui ao vídeo da saída de Edimilson da UTI.

Na saída do BloCO VIDa (a UTI montada para receber os pacientes graves de covid no HC) para a Enfermaria, a emoção falou alto na homenagem dos profissionais do hospital, a postos nos corredores, para saudar os pacientes. Maria deu entrada no HC no último dia 6 (14 dias na UTI); e Edimilson, no dia 8 (12 dias na UTI). “Quero agradecer a essa equipe maravilhosa do hospital e agradecer a Deus. Jesus é a cura das Nações”, disse Edimilson, muito emocionado. Agora na Enfermaria, eles estão se fortalecendo e terão sessões de fisioterapia.

“Cada vida que a gente consegue salvar causa um sentimento indescritível, é a nossa missão. Estamos recebendo pacientes muito graves que precisam ser retirados dessa situação para uma de maior estabilidade clínica, revertendo a falência de órgãos provocada pela inflamação que o vírus promove no organismo. Eles foram intubados porque os pulmões ficaram comprometidos e não realizavam mais as trocas gasosas, precisando da ação de um ventilador mecânico até o organismo ser capaz de reassumir essa função”, explica a médica intensivista do HC Mara Simeão.

O HC tem recebido pacientes com a Covid-19 que são encaminhados exclusivamente pela regulação da Secretaria Estadual de Saúde, desde o dia 18 de abril, quando foi aberto o BloCO VIDa, no térreo do hospital-escola. “Ficamos muito angustiados com a grande demanda de pacientes vindos pelo Estado que precisam de UTI, então, quando a nossa equipe consegue tirar as pessoas da gravidade e proporcionar a abertura de vagas para outras é uma uma recompensa maravilhosa. Uma grande vitória”, afirma a reumatologista Nara Cavalcante, que está atuando no fluxo dos leitos de pacientes de Covid no HC com a Central de Regulação estadual.

Data da última modificação: 20/05/2020, 17:48