Destaques Destaques

Voltar

HC homenageia assistentes sociais em data alusiva à profissão

Chefe do Serviço Social do HC, Verônica Medeiros, destaca, em entrevista, a importância dos profissionais no acesso a políticas sociais

Quinze de maio é o dia de homenagear os assistentes sociais, categoria que trabalha na perspectiva da defesa dos direitos sociais e acesso aos serviços e políticas sociais para toda a população brasileira. No Hospital das Clínicas da UFPE, dezenas deles (entre profissionais e estagiários) atuam em várias frentes na promoção da saúde e da maior qualidade de vida. A data remete à publicação do Decreto Federal nº 994, de 15 de maio de 1962, que aprova o Regulamento nº 3.252, de 27 de agosto de 1957, que dispõe sobre o exercício da profissão de assistente social. 

O assistente social, no âmbito da política de saúde, atua pela defesa dos direitos dos usuários e suas famílias, identificando os aspectos econômicos, políticos, culturais e sociais que interferem no processo de saúde-doença, intervindo para uma atenção de qualidade.

“O assistente social tem um papel relevante na articulação entre a política de saúde, as demais políticas sociais e o cidadão, para o atendimento das suas necessidades no processo saúde-doença, num cenário de profundas desigualdades sociais ainda recorrentes no Brasil, e ainda mais acentuadas nesse momento de pandemia”, explica a chefe do Serviço Social do HC, Verônica Medeiros. Na entrevista abaixo, ela fala um pouco mais sobre a profissão e suas linhas de atuação no HC .

O profissional de Serviço Social está sempre muito próximo da população realizando o acolhimento e apoio, a exemplo do que ocorre no HC. Como está sendo feito esse trabalho em tempos de pandemia, com todas as restrições de contato social?
Nós, profissionais, assim como todas as pessoas, estamos precisando nos reinventar neste momento de distanciamento social. Somos uma profissão próxima da população. A vinculação e o acolhimento fazem parte do nosso fazer e, agora, por necessidade de medidas sanitárias de segurança, tivemos que reformular nossas estratégias de atendimento e interação com os usuários, priorizando os meios digitais e o telefone como instrumentos de interlocução com as famílias dos pacientes internados no HC.

Quais as linhas de atuação da equipe de Serviço Social no HC?
Temos quatro eixos de atuação: atendimento aos usuários, temos profissionais de referência em todas as enfermarias e em dois plantões gerais, nos Ambulatórios e no Núcleo Interno de Regulação; mobilização e participação social por meio das campanhas e ações socioeducativas que realizamos para os usuários do hospital; assessoria e gestão com atuação nas mais diversas comissões de trabalho no HC; e formação profissional por meio de capacitações, educação continuada e como campo de prática de estágio.

O que é necessário para ser um bom assistente social?
É preciso ter conhecimento da realidade social, empatia para compreender o lugar de cada cidadão num contexto de profunda desigualdade social como na sociedade brasileira, e capacidade para lutar pela ampliação de seu acesso às políticas públicas. Além disso, é preciso estar atento a todas as mudanças relativas a estas políticas que possam melhorar a qualidade de vida da população. Aproveito para parabenizar todas as assistentes sociais, em especial à equipe do Serviço Social do Hospital das Clínicas que, no atual cenário da pandemia, continua atuante dignificando a nossa profissão.

Data da última modificação: 15/05/2020, 16:58