Destaques Destaques

Voltar

HC destaca importância da higienização das mãos em data comemorativa

A médica infectologista do HC Claudia Vidal esclarece, em entrevista, a importância de ação tão simples e tão importante neste momento de pandemia da Covid-19

O 5 de maio é o Dia Mundial de Higienização das Mãos, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para lembrar aos profissionais e instituições de saúde sobre a importância dessa ação tão simples e ao mesmo tempo tão eficiente no controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras) e na prevenção da transmissão de microrganismos, como o novo coronavírus. No Hospital das Clínicas da UFPE, o 5 de maio é sempre lembrado como importante ferramenta de segurança da comunidade (profissionais e usuários) que faz o hospital-escola.

A data ganhou um significado ainda mais abrangente no contexto da pandemia de Covid-19, já que a higienização das mãos é uma das práticas mais eficazes no combate à disseminação do novo coronavírus, assim como o uso correto de máscaras e o isolamento social.

Sobre a importância da higienização das mãos, a médica infectologista do HC Claudia Vidal, esclarece em entrevista:

Por que é importante ter um Dia Mundial de Higienização das Mãos?
Essa data tem uma importância histórica porque remonta à descoberta, no século 19, do médico húngaro Ignaz Semmelweis que descobriu que a higienização das mãos dos médicos evitava a morte de parturientes no hospital em que trabalhava. Ele associou as infecções nessas mulheres ao fato de os médicos que atuavam nos seus partos não lavarem as mãos após realizarem necropsias. A partir daí, a assepsia passou a ser regra e muitas mortes foram evitadas fortalecendo a segurança do paciente.

Quantas vidas são salvas pelo ato de lavar as mãos?
Estudos comprovam que medidas de prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras), incluindo a higienização das mãos, reduzem em 30% essas infecções. Esse momento difícil da pandemia de Covid-19 vai nos trazer alguns ensinamentos e um deles é a importância de a população lavar as mãos com frequência e os profissionais de saúde fortalecerem os cuidados, aplicando as técnicas de lavagem das mãos naqueles cinco momentos em que devem proceder: antes do contato com um paciente; antes da realização de procedimentos assépticos; após risco de exposição a fluidos corporais; após contato com um paciente e após contato com as áreas próximas ao paciente. Acredito que a importância da higiene das mãos vai se expandir do âmbito do hospital para toda a sociedade.

Como deve ser a lavagem das mãos?
Sem anéis, pulseiras e relógio, devemos molhar e ensaboar as mãos friccionando-as, as palmas delas, depois com a palma de uma mão lavando o dorso da mão oposta e vice- versa; friccionando os espaços entre os dedos, articulações, polegares (em movimentos circulares), extremidades dos dedos (polpas digitais e unhas); depois enxaguar as mãos em água corrente, retirando totalmente o resíduo do sabão e depois enxugar com papel toalha e desligar a torneira usando o papel toalha.

Data da última modificação: 06/05/2020, 18:34