Destaques Destaques

Cerimônia especial marca a formatura de 73 novos médicos na UFPE

Solenidade foi realizada seguindo os cuidados exigidos para evitar o novo coronavírus

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizou, na manhã de quinta-feira (30), a solenidade de formatura de 73 estudantes de Medicina. A cerimônia ocorreu no auditório do Centro de Ciências Médicas (CCM) – Faculdade de Medicina do Recife, e contou com todos os cuidados exigidos para evitar o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19).

Fotos: Ascom UFPE

Estudantes usaram máscaras e respeitaram a distância recomendada

A turma foi dividida em sete subgrupos, cada um com 10 a 11 estudantes, todos usando máscaras e respeitando a distância de, pelo menos, dois metros entre eles. Os formandos tinham as mãos higienizadas com álcool em gel antes de entrar no auditório, onde os assentos estavam previamente identificados e distantes uns dos outros. A cerimônia do primeiro subgrupo teve início às 8h e, assim como as demais, durou aproximadamente 25 minutos, constituídos de juramento, leitura do termo de concessão do grau e fala dos membros da mesa. Ao final de cada solenidade, os assentos passavam por nova higienização.

Reitor Alfredo Gomes presidiu a cerimônia

“Estes formandos terão um papel muito importante, pois os itens mais necessários neste momento são os recursos humanos, pessoas qualificadas e recursos de inteligência para podermos lidar com essa situação provocada pelo novo coronavírus”, afirmou o reitor Alfredo Gomes, que esteve presente nas sete solenidades. “Que eles possam atuar de forma bastante concreta no enfrentamento do coronavírus”, completou Alfredo. Além do reitor, a mesa da solenidade de colação de grau do curso de Medicina contou ainda com a presença do diretor do CCM, Sílvio Caldas; do vice-coordenador do curso de Medicina da UFPE, Gilson Teixeira; e da coordenadora do Internato e patronesse da turma, Almerinda Rego.

Para o diretor do Centro de Ciências Médicas, Sílvio Caldas, a cerimônia é um evento que ficará na história, tanto da UFPE como dos formandos. Ele ressaltou ainda a importância da cerimônia presencial: “Fizemos questão que essa formatura fosse presencial justamente para podermos olhar nos olhos de cada um dos formandos na hora do juramento, que é o momento mais importante dessa solenidade”. Sílvio ressaltou ainda o fato de os estudantes terem cumprido a totalidade da carga horária exigida para a formatura em Medicina. “Consideramos que a pandemia não justificava colocarmos os formandos no mercado de trabalho com uma formação incompleta”, avaliou Sílvio.

A turma 137 do curso de Medicina da UFPE teve como inspiração para seu batismo o nome da médica sanitarista e professora Heloisa Maria Mendonça de Moraes, destacada defensora do Sistema Único de Saúde (SUS). “Escolhemos homenageá-la antes mesmo dessa pandemia surgir, porque reconhecemos a importância do SUS. E agora, que estamos passando por tudo isso, a escolha se torna muito mais significativa”, disse a formanda Francielle Cintra. “Os desafios se tornaram maiores, mas saber que a gente conseguiu concluir o curso integralmente nos dá mais segurança para lidar melhor com os pacientes e com os desafios que certamente virão em nossa caminhada”, concluiu a agora médica.

Data da última modificação: 04/05/2020, 17:46