Informes Informes

Voltar

Altas Habilidades/Superdotação é tema de roda de diálogo no próximo dia 18

Evento é promovido pelo Núcleo de Acessibilidade da UFPE

No próximo dia 18, às 10h, será realizada no Espaço de Pesquisas e Cultura das Relações Étnico-Raciais (EPCRER), na Biblioteca Central da UFPE, a 3ª Roda de Diálogo do Núcleo de Acessibilidade - Dia Internacional das Altas Habilidades/Superdotação: desafios da inclusão na educação, com transmissão pelo canal do YouTube oficial da UFPE. 

O evento é organizada pela técnica em Assuntos Educacionais do Nace e pesquisadora da temática da neurodiversidade Sandra Campos, que também será a mediadora da roda. Os palestrantes serão Adson Cordeiro, psiquiatra; Thiane Araújo, da Prefeitura do Recife; e Juliene Brasileiro, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade, que abordarão as particularidades das altas habilidades/superdotação e desafios na educação.

O dia 10 de agosto é o Dia Internacional das Altas Habilidades/Superdotação (AHSD), que faz parte da neurodiversidade, tal qual o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e demais diversidades neurobiológicas. A neurodiversidade compõe as mais variadas divergências neurológicas dos seres humanos, e para além desse aspecto, constitui-se em um movimento social, do qual os indivíduos neuroatípicos lutam por direitos e mais inclusão social. E dentre tantos desafios, o ambiente educacional é um deles, assim, esta data também possui o intuito de esclarecer e sensibilizar a sociedade quanto às singularidades das pessoas com Altas Habilidades/Superdotação.

Data da última modificação: 14/08/2023, 16:06