Destaques Destaques

Voltar

Som na Rural estaciona na TV Brasil/TVU durante o carnaval

Apresentado por Roger de Renor, o projeto vai mostrar grupos da cena cultural popular pernambucana

O programa Som na Rural TVU no Carnaval vai animar as tardes da TV Brasil (com reprise às 20h30 na TVU) durante os quatro dias de carnaval (de sábado a terça-feira), a partir das 17h. Produzido pela TVU, e apresentado pelo agitador cultural Roger de Renor, o programa vai levar para a telinha as performances de grupos musicais pernambucanos tradicionais e contemporâneos. Os ritmos vão desde a popular ciranda até o célebre maracatu. 

Quatro atrações se apresentam no programa, em cada um dos dias: o grupo Bongar; o instrumentista César Michiles e a Transversal Frevo Orquestra; a Ciranda de Nazaré da Mata; e Helder Vasconcelos conduzindo o Boi Marinho. 

Nos programas com duração de uma hora, Roger de Renor também faz entrevistas com os músicos convidados. No cenário, o destaque é a antiga Rural Willys, que foi estacionada no estúdio B da TVU. “Envolvemos todos os profissionais do Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias ¿ NTVRU ¿ neste projeto. Cada um deles foi fundamental para que obtivéssemos absoluto sucesso neste desafio de voltarmos a gravar no Estúdio B quase dez anos depois, ainda sem as condições técnicas ideias”, diz Clara Angélica, coordenadora geral do projeto e gestora de Produção da TV e Rádios Universitárias.

CONVIDADOS ¿ No primeiro programa, que vai ao ar no sábado, o apresentador recebe o grupo Bongar, que é composto por seis jovens do terreiro Xambá do Quilombo do Portão do Gelo, em Olinda. Criado em 2001, o grupo leva para o palco a tradicional festa do Coco da Xambá, que existe há mais de 40 anos. O Bongar tem uma musicalidade muito forte de diversas influências musicais, vivenciadas nos cultos afro-brasileiros, principalmente da linhagem Xambá. 

No domingo, Roger de Renor apresenta César Michiles e a Transversal Frevo Orquestra. À frente de 19 músicos, o flautista pernambucano César Michiles apresenta o frevo ao som de instrumentos de sopro. Filho do consagrado compositor de frevo Jota Michiles, César usa a flauta como principal instrumento da orquestra de frevo. A apresentação do grupo conta ainda com a participação da cantora, compositora e instrumentista Isaar. 

Na segunda-feira, o Som da Rural leva para a telinha o ritmo da ciranda com o mestre Anderson Miguel. Ele representa a nova geração dos mestres cirandeiros e de maracatu. Iniciou na brincadeira por influência dos pais, que até hoje vivem e brincam no Maracatu Cambinda Brasileira, de Nazaré da Mata, e aos nove já participava dos encontros de mestres de maracatu. 

Na terça-feira, é a vez do Boi Marinho, uma brincadeira de rua criada pelo músico, ator e dançarino Helder Vasconcelos, em 2000, fruto de sua relação com algumas tradições populares, como o Cavalo Marinho e o Maracatu Rural. O grupo também faz apresentações fora da época de Carnaval e já participou do Festival Europalia, na Bélgica; do Festival da Macuca, no interior de Pernambuco; e do Festival de Dança do Recife.

Data da última modificação: 08/02/2018, 12:47