Destaques Destaques

Voltar

Giro Nordeste conversa hoje (11) com a microbiologista Natalia Pasternak

Presidente do Instituto Questão de Ciência e pesquisadora na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, é a entrevistada desta sexta (11), às 20h, na TVU (canal 11.1)

Para falar sobre divulgação científica, saúde e sobre o recém-publicado livro “Que Bobagem!: Pseudociências e Outros Absurdos que Não Merecem Ser Levados a Sério”, o programa Giro Nordeste entrevista a pesquisadora e escritora Natalia Pasternak. Apresentada pela TVU (canal 11.1), a produção vai ao ar às sextas-feiras, no horário das 20h, com reprise às segundas-feiras, às 21h e tem a participação do profissional de mídia da UFPE Josimar Parahyba.

Com doutorado em Microbiologia pela Universidade de São Paulo, a bióloga que em 2021 ganhou, junto com Carlos Orsi, o prêmio literário Jabuti com o livro “Ciência no Cotidiano: Viva a Razão. Abaixo a Ignorância!” fala, durante o programa, que “os movimentos anticiência são movimentos políticos, são movimentos ideológicos e eles precisam ser combatidos ali”. Natalia cita, como exemplos, os movimentos antivacina e o negacionismo do clima.

A cientista também comenta: “Separar ciência do que não é ciência pode parecer muitas vezes uma batalha menor e você pensa ‘qual é o problema? Deixa as pessoas acreditarem em astrologia, terra plana. Que é que tem? Não vai fazer mal pra ninguém’. Mas você está estimulando um pensamento mágico, que não é um pensamento racional, científico, crítico. Essas pessoas acabam se tornando presas fáceis pros movimentos anticiência”.

Já ao ser questionada sobre a crítica à psicanálise relatada no livro, a pesquisadora na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, e presidente do Instituto Questão de Ciência diz que “não esperava que meio capítulo do livro desse tanta repercussão”. De acordo com Natalia Pasternak, “a inclusão da psicanálise no Que Bobagem! talvez tenha sido uma surpresa para os psicanalistas porque no Brasil a gente tem uma tradição cultural muito forte com a psicanálise”.

A escritora ainda afirma que “a inclusão da psicanálise foi simplesmente pelo critério que a gente usou para escolher os 12 capítulos do livro, que a gente queria que fossem 12 pseudociências, ou seja, práticas, teorias, doutrinas que são vistas como científicas no imaginário popular mas que não passaram pelo crivo metodológico da ciência”.

O Giro Nordeste é uma produção da TVE Bahia em parceria com emissoras públicas de rádio e televisão do Nordeste.

Data da última modificação: 11/08/2023, 14:46