Destaques Destaques

Voltar

Confira as novas edições do programa Opinião Pernambuco disponíveis no YouTube

Programa é exibido na TVU, canal 11.1, e nas rádios Universitária FM e Paulo Freire AM

O centenário de Geninha da Rosa Borges, a varíola dos macacos, o cenário político e sucessão presidencial e relacionamentos nos tempos atuais são as novas edições do programa de entrevistas que vai ao ar pela TVU no canal 11.1 e pela internet, nas páginas do Facebook e YouTube de segunda a sexta-feira às 19h40 e nas rádios Universitária FM 99,9 e Paulo Freire AM 820 às 8h30. 

O centenário de Geninha da Rosa Borges foi tema do Opinião Pernambuco. Tudo começou no Colégio São José; em 1941, Geninha atuou numa apresentação teatral beneficente e chamou a atenção do autor da peça, o médico e diretor Valdemar de Oliveira, que a convidou a integrar o Teatro de Amadores de Pernambuco. A Grande Dama do Teatro Pernambucano começava ali uma carreira que incluiu peças como Yerma, Vestido de Noiva e As Lágrimas Amargas de Petra von Kant, filmes como O Coelho Sai, Parahyba Mulher Macho e Baile Perfumado, além de novelas como Da Cor do Pecado. Apresentado por Stella Maris, o programa contou com a participação de Igor de Almeida Silva, pesquisador e professor do curso de Teatro da Universidade Federal de Pernambuco.

Autoridades de saúde ao redor do globo estão em alerta com a varíola dos macacos, rara infecção viral que ocorre principalmente na África Ocidental e Central. A disseminação dessa vez intriga profissionais de saúde porque diversos casos no Reino Unido não têm conexão conhecida entre si. O que gera preocupações de que a enfermidade foi contraída por transmissão comunitária. Apresentado por Valdir Oliveira, o programa recebeu Terezinha Castineiras, coordenadora do Núcleo de Estudo e Enfrentamento de Doenças Emergentes e Reemergentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Com a desistência do ex-governador de São Paulo João Dória (PSDB), o nome da senadora Simone Tebet (MDB-MS) passa a ser a opção da chamada “terceira via”. Enquanto isso, as pesquisas indicam a possibilidade de a eleição ser definida ainda no primeiro turno. O tema cenário político e sucessão presidencial foi mais uma vez discutido no Opinião Pernambuco. Apresentado por Stella Maris, o programa recebeu o cientista político Sérgio Ferraz

Ao longo deste ainda início de século, as relações talvez tenham mudado. Do físico ao digital, o modo como as pessoas se conhecem sofreu algumas alterações. Enquanto as formas de se relacionar estão mais dinâmicas e menos rígidas. Apresentado por Valdir Oliveira, os relacionamentos nos tempos atuais também foi pauta de discussão e o programa recebeu a psiquiatra e escritora Natalia Timerman.

Data da última modificação: 20/06/2022, 18:27