UFPE realiza processo seletivo vestibular para cursos de graduação em Música

A Universidade Federal de Pernambuco realiza o processo seletivo Vestibular UFPE - Música 2024.1. São oferecidas 82 vagas, no Campus Recife, para os cursos de graduação em Música na modalidade presencial. O período de preenchimento do formulário de intenção de participação no processo seletivo foi iniciado na última sexta-feira (19) e segue até o dia 6 de março. Esse procedimento é obrigatório para todos os candidatos. Todo o processo seletivo será realizado de forma virtual. O edital está disponível no portal da UFPE.

Os candidatos cotistas concorrerão, inicialmente, às vagas disponibilizadas para ampla concorrência e, se não for alcançada nota para ingresso por meio dessa modalidade, passarão a concorrer às vagas reservadas para o acesso às instituições de educação superior de estudantes pretos, pardos, indígenas e quilombolas e de pessoas com deficiência, bem como dos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública. A distribuição das vagas deverá considerar 50% para ampla concorrência e 50% para egressos de escola pública.

As 82 vagas estão distribuídas da seguinte forma: quatro vagas para Música/Bacharelado - Canto; 18 vagas para Música/Bacharelado - Instrumento; e 60 vagas para Música/Licenciatura. A seleção será efetuada em duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório, é composta pela efetivação da inscrição do candidato, incluindo envio de documentos e das notas das provas de uma das oito últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Já a segunda, de caráter eliminatório e classificatório, é o Teste de Habilidade Específica (THE), o qual será realizado de maneira remota.

É importante ressaltar que o candidato deve, obrigatoriamente, preencher o formulário de intenção de participação no processo seletivo (pré-inscrição). Esse procedimento é indispensável para que o candidato receba, no dia 7 de março, por e-mail, uma senha e login para acessar o sistema de inscrição, no período de 8 a 18 de março, exclusivamente, para enviar os documentos exigidos no edital da seleção, na versão digitalizada.

TAXA E PEDIDO DE ISENÇÃO - A taxa de inscrição do processo seletivo tem valor de R$ 35,00, devendo ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). A isenção do pagamento dessa taxa será concedida aos candidatos que comprovarem insuficiência de recursos para arcar com o pagamento. O candidato interessado na isenção deverá requerer o benefício, nos dias 26 e 27 de fevereiro, por e-mail, conforme orientações do edital de seleção.

RESULTADO FINAL - O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 29 de março via internet. As aulas terão início em 15 de abril. O cronograma completo está disponível no edital da seleção.

Data da última modificação: 23/01/2024, 11:36