Voltar

Etnomusicóloga especialista em música medieval participa do Seminário Canções Sefarditas e a Música Medieval

Evento na UFPE será realizado na quinta-feira (10), no Centro de Artes e Comunicação (CAC)

A etnomusicóloga canadense Judith Cohen, docente na York University, em Toronto, no Canadá, está no Recife para participar do Seminário Canções Sefarditas e a Música Medieval, que promove palestra, mesa-redonda e apresentações artísticas em dois locais: o Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na quinta-feira (10), e a Sinagoga Israelita do Recife, na sexta-feira (11). As inscrições são gratuitas e realizadas por meio deste formulário. 

No CAC, as atividades ocorrem no miniauditório 2. A partir das 9 h, o público assiste à palestra e performance musical de Judith Cohen e uma recitação de poemas em ladino pelo poeta Odmar Braga. Os professores da UFPE Carlos Sandroni, do Departamento de Música, e Renato Athias, do Departamento de Antropologia e Museologia, apresentam a programação nesse dia.

Já na Sinagoga Israelita do Recife, a programação começa às 18h e é formada por mesa-redonda, performance musical, Cabalat Shabat (rito sefardita) e Kidush. A programação será apresentada pelo jornalista Guilherme Zaikaner. A Sinagoga Israelita do Recife está localizada na Rua Martins Júnior, 48, Boa Vista (próxima ao Teatro do Parque).

O seminário é organizado pelo Departamento de Música, por meio do professor Carlos Sandroni; pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (Nepe) do Departamento de Antropologia e Museologia, por meio do professor Renato Athias; pela Cátedra Anita Novinsky da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por meio do professor Caesar Sobreira; e pelo Centro Brasileiro de Estudos Criptojudaicos, por meio do poeta Odmar Barga.

PERFIL – Docente na York University, em Toronto, no Canadá, em suas palestras, Judith Cohen canta e conta histórias com tambores tradicionais da Península Ibérica e Norte da África, entre outros instrumentos. Junto ao trabalho com a música sefardita, é conhecida pelos muitos anos de dedicação à pesquisa sobre a música na vida dos portugueses Bnei Anussim, descendentes dos judeus que foram forçados a se converter durante a Inquisição.

Mais informações
Nepe (Jefferson)
(81) 98417.4242

Data da última modificação: 07/08/2023, 15:07