Voltar

Alunos egressos têm artigo na Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL

Alunos da Turma III têm artigo aprovado

Ficamos felizes em parabenizar e informar que alunos egressos, Carla Ionara Xavier da Silveira Cardoso, Danubia Paula da Silva Menezes, André Melo de Souza e Roberta Macedo Baudel, tiveram artigo aprovado na Revista Gual.

Título: Restaurante Universitário da UFPE: uma abordagem sistêmica

Autores: Carla Ionara Xavier da Silveira Cardoso, Danubia Paula da Silva Menezes, André Melo de Souza, Roberta Macedo Baudel, Dinara Leslye Macedo e Silva Calazans.

Resumo:

Este estudo tem o objetivo de analisar uma situação-problema do restaurante universitário da Universidade Federal de Pernambuco quanto à capacidade limitada do atendimento, à luz da teoria dos sistemas. As situações foram representadas através de arquétipos numa tentativa de maior e melhor compreensão da utilização do pensamento sistêmico diante dos cenários dinâmicos e complexos existentes. Para isso, utilizou-se de pesquisas de opinião realizadas na unidade entre os anos 2011 e 2014, além de documentos da instituição e informações obtidas pelos próprios pesquisadores. Constatou-se que a gestão da unidade não atua de forma sistêmica, apresentando ações paliativas que, em curto prazo, aliviam o sintoma, mas que em seguida, tornam-se precárias. O estudo mostrou que a análise sistêmica a partir da confecção dos arquétipos é uma importante ferramenta que pode ser utilizada no processo decisório. Nesse caso, a atividade de fornecimento de refeição, como atividade-meio de gestão da instituição, é passível de descentralização do fornecimento por meio da ampliação da terceirização dos serviços, como já é a própria unidade; e/ou a realização de convênios com a rede privada já existente no campus mediante contratos com a instituição. 

 

 

Clique aqui para acessar!

Data da última modificação: 06/09/2018, 11:44