Novo livro do catálogo da Editora UFPE aborda as relações da China com países africanos

A obra, fruto de ações do CEA, por meio da sua Coordenadoria de Estudos de Ásia (Ceásia), tem, entre seus organizadores, o professor Marcos Costa Lima, falecido em 2022

Na próxima segunda-feira (18), às 14h, no Auditório Manoel Correia de Andrade, localizado no 3º andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), será realizado o lançamento de “Relações China-África”, a mais nova obra do catálogo da Editora UFPE. Organizado pelo professor Marcos Costa Lima (falecido em 2022), Elsa Sousa Kraychete e Renan Holanda Montenegro, o livro conta com nove capítulos que cobrem temáticas variadas sobre o eixo sino-africano, como economia, cooperação, segurança e cultura.

Os textos apresentam tanto o quadro geral desse relacionamento quanto estudos de caso voltados à análise de países específicos, como Moçambique e Sudão do Sul. Entre os autores, há representantes de diferentes universidades brasileiras, além de contribuições de pesquisadores da China e da África. A obra foi publicada com apoio do Centro de Estudos Avançados (CEA) da UFPE, por meio da sua Coordenadoria de Estudos de Ásia (Ceásia).

Os professores Leonardo Ramos, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e Ana Garcia (PUC-Rio), afirmam, no texto presente na quarta capa do livro, que: “Esta obra vem em ótima hora, trazendo uma contribuição ímpar para uma melhor compreensão das dinâmicas concernentes às relações Sul-Sul, tanto a partir de discussões que trazem um panorama mais amplo das relações entre China e África, quanto mediante a apresentação de estudos de caso que ajudam a iluminar aspectos importantes dessas relações tão caras às relações internacionais do século XXI”.

Já no texto das orelhas da obra, Joyce Helena Ferreira da Silva, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPE, pesquisadora associada do CEA-UFPE e professora do curso de Relações Internacionais da Faculdade Damas, registra que a importância do livro vai além da compreensão das relações entre países e regiões do Sul Global: “O que traz a esta leitura contornos mais comoventes é que é o último esforço intelectual do saudoso professor Marcos Costa Lima. Este que foi um pensador que colocou o Sul Global no centro de sua agenda e de sua atuação – dentro e fora da universidade. Inconformado com as injustiças, ele tinha o humanismo como método, a sociedade como objeto e a emancipação humana como desígnio”. Costa Lima era docente do Departamento de Ciência Política da UFPE.

Entre os autores brasileiros e chineses que assinam os nove capítulos, há nomes como Li Anshan, professor emérito da Universidade de Pequim, e Zhang Chun, professor e diretor do Instituto de Estudos Africanos da Universidade de Yunnan (China). As temáticas abordadas no livro incluem, por exemplo, a inserção econômica chinesa no continente africano; a cooperação África-China-França sob a Nova Rota da Seda; e a dimensão cultural das relações sino-africanas através do soft power, da diplomacia cultural e da cooperação.

O livro pode ser adquirido, por R$ 50, na Editora UFPE, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h; ou via internet, através do site, com frete grátis. O pagamento pode ser por pix, cartões de crédito e GRU.

Data da última modificação: 14/03/2024, 15:25