Notícias Notícias

Voltar

Coordenador da UAB UFPE participa de Colóquio na Sede da CAPES

Nos dias 20 e 21 de fevereiro, o professor Francisco Kennedy, representando a Coordenação Geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), participou do Colóquio - "Repensando a Concessão de Bolsas no Sistema UAB". O evento ocorreu na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em Brasília-DF, como parte do regime colaborativo entre a CAPES e o Fórum UAB.

Durante a apresentação e discussão do Novo Normativo de Bolsas, o coordenador geral UAB/UFPE, Francisco Kennedy, esteve presente. Foto: Divulgação/CAPES

O Colóquio reuniu representantes da própria CAPES, contando com a presença da presidente Denise Pires de Carvalho, da diretora de Educação a Distância, Suzana dos Santos Gomes, e da Coordenação Geral de Apoio Financeiro a Programas e Cursos EaD, além de representantes do Fórum Nacional de Coordenadores UAB (ForUAB-IPES), do Fórum Nacional de Coordenadores de Polos UAB (ForUAB-Polos), e dos membros do Grupo de Trabalho (GT) de Financiamento, constituído por 38 Coordenadores Gerais da UAB de diferentes Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES).

O objetivo do evento foi debater possíveis ajustes nas regras de concessão de bolsas pela UAB, considerando o Novo Normativo de Bolsas que disciplinará os parâmetros para concessão e pagamento.

Francisco Kennedy, membro do GT de Financiamento, ressaltou a importância da colaboração entre a CAPES e as instituições de ensino superior: “A CAPES tem demonstrado total abertura e colaboração na revisão e elaboração de parâmetros para a concessão e pagamento de bolsas. Essa postura tem sido fundamental para fornecer segurança financeira tanto para as Instituições de Ensino Superior (IES) quanto para os beneficiários das bolsas, ao passo que fortalece o sistema como um todo. Atualmente, somos responsáveis por oferecer uma Educação a Distância (EAD) pública de qualidade, e para garantir a efetividade desse trabalho, precisamos fortalecer continuamente o sistema, promovendo discussões aprofundadas e revisões constantes. Devemos analisar minuciosamente onde podemos aprimorar nossos parâmetros de financiamento, buscando sempre a isonomia e transparência em todas as etapas do processo.” 

O coordenador geral UAB/UFPE, Francisco Kennedy, entre os demais participantes do Colóquio - "Repensando a Concessão de Bolsas no Sistema UAB". Foto: Divulgação/CAPES

Sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil
O Sistema UAB é uma iniciativa do Governo Federal para promover o ensino a distância em todo o país. Com mais de 890 polos distribuídos pelo Brasil, oferece cursos de instituições de ensino superior, priorizando a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, além de cursos na área de administração pública e desenvolvimento econômico, social e regional. Nele, estudantes dos rincões do País têm acesso a cursos de instituições de ensino superior na modalidade a distância. 

 


Redação: Danielle Lins - comunicadora social
Fotos: Divulgação/CAPES
Facebook: Educação a Distância - UFPE /ufpeead
Instagram: @ufpeead