Notícias Notícias

Voltar

[LABOGEO] - Praia Sem Fronteiras

Laboratório de Oceanografia Geológica estuda dinâmica de praias para o projeto de acessibilidade Praia sem Barreiras

 

Pesquisadores do Laboratório de Oceanografia Geológica, ligado ao Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), estão realizando, em parceria com a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), estudos de dinâmica de praias planejadas para implantação do Projeto Praia sem Barreiras, que tem como objetivo garantir o acesso ao lazer, em ambientes de praia, para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Os estudos incluem a caracterização geomorfológica e sedimentar das praias de municípios de Pernambuco, permitindo uma compreensão a respeito da hidrodinâmica local e processos costeiros atuantes. Nesta semana, o levantamento foi realizado nas praias de Casa Caiada, em Olinda, e A Ver o Mar, em Sirinhaém, na segunda (15) e terça-feira (16). A parceria foi iniciada em abril deste ano e se encerra em novembro.

Estudo inclui observações em campo e entrevistas

 

A metodologia utilizada compreende a coleta de sedimentos para posterior análise granulométrica, além de um mapeamento através de Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (RPAS), popularmente conhecido como drone, com auxílio de tecnologia GNSS (Global Navigation Satellite Systems) para garantir a precisão geográfica. O mapeamento é utilizado para a geração de Modelos Digitais de Terreno, permitindo a análise da topografia e identificação de feições praiais, ou seja, das características de cada praia. “Algumas dessas feições podem indicar o risco ao banho e são essas feições que buscamos identificar”, explica o professor Antônio Vicente Ferreira Júnior, coordenador do projeto.

Adicionalmente, através de observações em campo e levantamento de dados secundários por meio de entrevistas, são verificados fatores que oferecem riscos aos banhistas, como a presença de correntes de retorno, que oferecem risco de afogamento, e ocorrência de incidentes envolvendo animais marinhos. A equipe conta com seis integrantes, sendo dois professores, dois estudantes de graduação e dois estudantes de pós-graduação. Para o professor, a parceria é importante por assegurar aos usuários do projeto um banho seguro e também pela formação de recursos humanos, ao permitir aos estudantes realizarem um projeto de cunho prático para a sociedade.

PROJETO - O Projeto Praia sem Barreiras integra o programa Turismo Acessível, desenvolvido pela Empetur. A iniciativa inclui a montagem de uma estrutura na areia com uma esteira especial para facilitar o acesso dos usuários, além de cadeiras anfíbias e esteiras de acesso que levam as pessoas até o mar. Essas cadeiras possuem braços que funcionam como boias e cintos para não haver o risco de quedas. O projeto atua desde 2013 em alguns municípios do estado de Pernambuco e, com a nova atualização, irá avançar para outros municípios costeiros, além da orla fluvial no interior de Pernambuco.

 

Fonte: ascom. Disponível em <Laboratório de Oceanografia Geológica estuda dinâmica de praias para o projeto de acessibilidade Praia sem Barreiras - Notícias - UFPE>

 

Data da última modificação: 24/08/2022, 11:39