Departamento de Engenharia Elétrica

Voltar

UFPE lamenta falecimento do ex-vice-reitor Romulo Maciel

Ele faleceu no sábado (11), aos 93 anos

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lamenta o falecimento do ex-vice-reitor da Universidade Romulo Maciel, já aposentado. O docente, que atuou no Departamento de Engenharia Elétrica (CTG), faleceu aos 93 anos, no sábado (11). Ele foi velado no domingo (12), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.

Romulo Maciel foi livre-docente em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco, além de diretor da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (UPE) e diretor do Departamento de Física da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Na UFPE, foi vice-reitor no período de 1971 a 1974 e substituto do professor Luiz Freire na Cátedra de Física. Anteriormente, havia sido diretor de Engenharia Elétrica e de campo do Departamento de Águas e Energias (DAE), atual Companhia de Eletricidade de Pernambuco (Celpe). Foi pioneiro na pesquisa de energias renováveis, desenvolvendo projeto de pesquisa sobre captação de energia elétrica a partir de ondas marítimas e estudou a teoria do caos aplicada aos mercados financeiros e à estrutura fina da matéria.

Em setembro de 2022, Romulo Maciel publicou o livro “Por que o tempo?” (edição própria), no qual explorou a natureza do tempo a partir de explicações científicas, olhares filosóficos e aspectos culturais, narrados em meio a estórias e lembranças pessoais. O livro foi dedicado, in memoriam, a Helena Maciel, sua esposa por 62 anos, engenheira eletricista e também professora da UFPE. Romulo deixou filhos, netos e bisnetos. A UFPE se solidariza com familiares, amigos e colegas do docente neste momento de dor.

Data da última modificação: 13/11/2023, 16:39

Contato Contato

Secretaria de Graduação
(81) 2126-8256
Secretaria Administrativa
(81) 2126-8256

Gestores Gestores

Profº Marcelo Cabral Cavalcanti

Chefe do Departamento

Profº Zanoni Dueire Lins

Coordenador do curso de Engenharia Elétrica

Profº Fabrício Bradaschia

Coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação